Dicas sobre carreira

Afinal, posso estagiar no primeiro semestre da faculdade?

maio 31, 2019
estágio no primeiro semestre da faculdade
Tempo de leitura 6 min

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que querem começar ou iniciaram recentemente os estudos é sobre a possibilidade de fazer estágio no primeiro semestre da faculdade.

A resposta a esse questionamento vai depender muito das necessidades e possibilidades de cada aluno. Porém, especialistas e estudantes que já passaram por uma situação parecida alertam que o estágio desde o início da faculdade é um passo importante para se ter contato com a realidade do curso escolhido.

Muitas pessoas acreditam que o estágio deve vir depois de um tempo na faculdade, mais correntemente no meio do curso, mas é possível fazer estágio desde o primeiro semestre.

Para saber mais, continue a leitura e descubra as vantagens e desvantagens de fazer estágio no primeiro semestre da faculdade!

O que dizem especialistas e alunos?

É no estágio um dos primeiros contatos do universitário com o objeto de estudo. Assim, a teoria, não menos importante, é vista na prática — uma maneira eficiente de vivenciar o dia a dia do mercado de trabalho e a realidade profissional que lhe aguarda no futuro.

No estágio, além de o estudante aumentar o aprendizado sobre a profissão escolhida, há a possibilidade de convivência com outros profissionais, mais experientes na área, que poderão dividir os conhecimentos adquiridos durante os anos de trabalho.

As portas para o mercado tendem a se abrir com mais facilidade para pessoas que já conhecem a realidade da sua área. No mesmo sentido, o estágio é a oportunidade de autoconhecimento, ou seja, do estudante aprender mais sobre si como profissional.

De acordo com Eduardo Oliveira, superintendente de operações do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em um debate promovido pelo portal EBC, as oportunidades de estágio são muitas para quem procura o primeiro emprego, sendo ideal para quem está começando a faculdade.

O estudante Janderson Toth, em entrevista para o Extra, afirma que conseguir um estágio ainda no primeiro período traz uma sensação de reconhecimento. Mesmo tendo sido recusado em alguns processos seletivos, ele não desistiu e usou a recusa como forma de melhorar suas habilidades para as novas tentativas.

Quando é o momento de procurar um estágio?

Muitos estudantes não sabem ao certo a hora de começar o estágio, até porque alguns cursos propõem a atividade como obrigatória do meio para o fim da graduação. Porém, nada impede que você busque por um estágio no primeiro semestre da faculdade.

Enfim, o momento certo é aquele em que você se sente preparado e disposto a construir um caminho dentro da sua futura profissão. Portanto:

  • não deixe para a última hora — no fim do curso o tempo estará mais curto e as preocupações com TCC e formatura tomarão o tempo que poderia ser dedicado ao estágio;
  • aproveite para praticar o autoconhecimento — o estágio é o momento de se descobrir, então, não se desespere se você não gostar muito de uma área, ainda há tempo para descobrir outros caminhos dentro do próprio curso;
  • use seu tempo para se aperfeiçoar — o mercado está cada vez mais exigente e mesmo que você não consiga o estágio nas primeiras tentativas, use esse tempo para aprimorar suas habilidades com cursos, workshops, palestras e eventos.

O mais importante é ter consciência que a faculdade é um lugar para o crescimento pessoal e profissional. Por isso, não desperdice as oportunidades de se especializar e se dedicar a fazer o melhor de si.

estágio no primeiro semestre da faculdade00

Como se preparar para concorrer a um estágio?

A impressão que se tem é de que a maioria das empresas só oferece estágio para quem já está no quarto semestre em diante. Mas há a possibilidade, como vimos, de estagiar como primeiro emprego, ou seja, logo no início dos estudos.

Para tanto, um bom currículo precisa ser apresentado, com destaque para as habilidades e outras informações importantes. Confira algumas delas!

Busque por uma formação interdisciplinar

Ainda durante o ensino médio ou antes de iniciar uma faculdade é interessante que se invista em cursos ligados aos seus interesses profissionais, além de cursos essenciais a qualquer área — como os de idiomas.

Faça cursos complementares

Caso o estudante não consiga o estágio no primeiro semestre da faculdade, ele pode aproveitar esse tempo para fazer cursos ligados diretamente às vagas de interesse e à graduação.

Tenha foco

Não adianta ficar enviando currículos para todas as vagas que aparecem. Fazer isso de maneira aleatória pode ser prejudicial até porque, dessa maneira, você pode acabar ingressando em uma vaga com a qual não tenha afinidade.

Seja sincero

Uma entrevista para estágio é diferente dos recrutamentos de emprego justamente por dar mais abertura para o aprendizado inicial dentro de uma profissão. Então, não fale nada além daquilo que você realmente sabe, pois o maior objetivo é aprender!

Saiba as competências exigidas para a área

Nunca se esqueça que, em qualquer setor de trabalho, competências como a capacidade de trabalhar em equipe e boa adaptação a mudanças são essenciais e muito valorizadas pelos recrutadores.

Aprenda os valores da empresa

Conheça a empresa em que você vai concorrer para a vaga e demonstre esses conhecimentos durante o processo de seleção. Isso vai deixar claro seu real interesse pela vaga.

Crie um networking

Mais uma vez, se o estudante não consegue uma vaga logo no primeiro semestre, é hora de criar uma boa rede de contatos, com professores, profissionais da área e colegas de curso.

Como conciliar estudos e vida pessoal?

Quando o estudante se sente preparado para o estágio e consegue uma vaga, um dos problemas que surge é a conciliação com os estudos, vida pessoal e as horas estagiando.

Na lei, o estagiário pode permanecer na função até 6 horas por dia. Por isso, é essencial planejar bem o dia a dia para não se prejudicar nos estudos e deixar de lado a vida social.

Antes de qualquer coisa é preciso disciplina, planejamento e dedicação. Por isso:

  • defina prioridades;
  • não acumule matéria para estudar;
  • faça os trabalhos e atividades avaliativas dentro do prazo;
  • tenha um cronograma semanal de estudos;
  • evite usar redes sociais enquanto estuda;
  • tenha tempo para os amigos e para lazer.

Todos esses pontos devem fazer parte da sua rotina, pois cuidar do corpo e da mente também são essenciais para manter o equilíbrio e conseguir conciliar todas as tarefas que envolvem o seu crescimento profissional.

Fazer estágio no primeiro semestre da faculdade não é algo impossível e pode se tornar uma fonte de crescimento e aprendizado durante a graduação. E não se esqueça: para receber mais dicas como as deste post, assine nossa newsletter!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário