Educação em Saúde

Aprenda a manter o equilíbrio emocional na quarentena

agosto 7, 2020
equilíbrio emocional
Tempo de leitura 7 min

Antes de mais nada, é importante entendermos que emoção e sentimento, conceitualmente, são funções distintas do nosso aparelho psíquico. O senso comum aborda os dois temas de forma semelhante, porém, para entendermos como devemos trabalhar nossa mente para alcançar o equilíbrio emocional, é fundamental compreender esses conceitos.

Uma emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo, ou seja, é uma resposta do nosso corpo ao que vivemos no mundo. Nosso corpo reage “instintivamente” a algo que está ocorrendo conosco.

O sentimento, por sua vez, é uma resposta à emoção e diz respeito a como nos sentimos diante dela. Sabe aquele frio na barriga? Aquela sensação de perda de forças? Quando as pernas ficam trêmulas? Ou quando você não consegue sentir fome? Então, esses são os sentimentos, isto é, a forma como percebemos e “sentimos” as emoções.

As emoções e os sentimentos são fatores que interferem constantemente em nossas vidas, no entanto, não podemos e não devemos ficar reféns deles. A grande “sacada” da inteligência emocional é que devemos aprender a percebê-los, interpretá-los e lidar com eles.

Ter equilíbrio emocional é assumir as rédeas do seu funcionamento mental, não o deixando refém dele, pois as reações que temos diante de qualquer acontecimento são comandadas pelo nosso cérebro, e é essencial que possamos desenvolver a habilidade de controlá-lo. Não é fácil, porém: como nossos músculos, o cérebro é um órgão é é extremamente suscetível a treinamentos e condicionamento.

A autopercepção é um dos principais fatores que nos direciona a ter atitudes favoráveis a nós mesmos; portanto, colocar o equilíbrio emocional em prática não é uma ação fácil, mas podemos dizer que pode ser conquistado por meio de atitudes diárias e persistentes.

O equilíbrio emocional é essencial para enfrentarmos com muita determinação positiva todos os momentos de pressão psicológica, as crises em diversos aspectos e as dificuldades que a vida nos oferece.

Quer compreender como manter o equilíbrio emocional em tempos de quarentena e conhecer dicas para agir positivamente nesse período? Continue a leitura!

O que é equilíbrio emocional?

Primeiramente, devemos entender que somos seres humanos racionais e movidos por inúmeras emoções a todos os instantes. O segredo de ter equilíbrio emocional é saber como administrá-las.

É necessário compreender que, em todas as situações das nossas vidas, as emoções estão presentes, sejam elas positivas ou negativas. As emoções positivas são, na maioria das vezes, bem aceitas e controláveis, pois nossa tendência é ficarmos felizes e contagiarmos as pessoas que estão ao nosso redor.

As problemáticas estão nas emoções negativas, que, geralmente, ocorrem por acontecimentos desagradáveis ou inesperados. É nessas situações que as pessoas demonstram seu equilíbrio ou desequilíbrio emocional.

Vamos dar um exemplo bem prático: seu filho está brincando e, ao correr, se desequilibra. Ao cair, bate na mesinha, e o vaso com sua planta favorita quebra. Caso sua reação seja chamar a atenção de forma grosseira e até colocá-lo de castigo, podemos dizer que seu equilíbrio emocional precisa ser melhorado. Afinal, ele é uma criança, estava brincando e não teve intenção de quebrar o vaso, por isso deveria ser compreendido.

Uma pessoa que perde o controle facilmente com situações que poderiam ter sido entendidas de forma diferente é considerada desequilibrada emocionalmente. Ainda podemos dizer que cada pessoa tem seu grau de equilíbrio ou desequilíbrio emocional.

Qual a importância do equilíbrio emocional em casa?

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o período de isolamento social tem sido muito difícil para algumas pessoas; já outras estão sabendo contornar a situação, e algumas estão levando uma vida normal, sem dificuldade alguma.

Em qual dos três casos você se encaixa? Vamos tentar auxiliar o primeiro, e as informações trazidas vão reforçar os outros dois, certo?

Powered by Rock Convert

Há uma incerteza de quanto tempo a quarentena vai permanecer, por esse motivo, é bom que todos da casa entendam a necessidade de manter a harmonia no convívio familiar.

Colocar em prática o equilíbrio emocional torna o ambiente mais leve e feliz, elimina o estresse e o cansaço, além de proporcionar mais equilíbrio à saúde. As pessoas ficam mais próximas umas das outros e tudo flui positivamente.

Como desenvolver o equilíbrio emocional? 

A pandemia de Covid-19 desestruturou a vida de muitas pessoas. Foram e continuam sendo casos de intensa preocupação, ansiedade, medo, insegurança e de não saber quando a vida vai voltar ao normal.

Portanto, nós não podemos fugir dessa realidade, e o que nos resta é aderir a um processo de aceitação. E, para que nossa vida não seja desgastada, é necessário ter equilíbrio emocional. Ele é o princípio de todas as consequências na mente e no corpo. Mas como colocar o equilíbrio emocional em evidência? Temos algumas dicas que você pode adotar. Observe!

Buscar autoconhecimento

O autoconhecimento é a habilidade de ter conhecimento de si mesmo. É conhecer seus pontos positivos e negativos, como medos e frustrações, mas também suas potencialidades. Conhecer-se é um referencial para realizar autoanálise e se reeducar. E compreender que é com alguns pequenos esforços e gestos que podemos obter o equilíbrio emocional.

Ter ajuda profissional

O desequilíbrio emocional pode causar um acúmulo de fatores negativos na vida da pessoa, como ansiedade e depressão. É importante observar se a quarentena está afetando sua vida emocional.

Nesse caso, é fundamental consultar um psicólogo para avaliar o nível de ansiedade e receber algumas orientações para ter uma vida mais saudável. Em casos mais graves, o psicólogo encaminha o paciente para o médico psiquiatra.

Ter hábitos saudáveis

Praticar hábitos saudáveis fortalece o corpo e a mente. As dificuldades da quarentena podem ser superadas com atitudes que motivem você:

  • pratique exercícios físicos;
  • leia livros;
  • coloque seu lado infantil em evidência e brinque com as crianças, assim você dará muitas risadas;
  • ocupe a mente estudando;
  • alimente-se bem;
  • faça videochamadas em grupo, para jogar conversa fora e ver pessoas.

Buscar menos os noticiários

A Covid-19 se expandiu e transformou o mundo. As consequências do novo coronavírus foram desastrosas para toda a humanidade, por isso, se tornou o centro das atenções nos noticiários em todos os horários. Por meses, os assuntos de telejornais, rádios e outros meios de comunicação foram atualizar as informações sobre as consequências da pandemia em todas as instâncias. 

Por esse motivo, é necessário se afastar de áudios e imagens negativas, pois eles não contribuem para uma saúde mental equilibrada e podem causar mais tensão, preocupação e angústias, por entendermos que pouco podemos fazer para que minimizar os fatos. Por isso, procure ocupar sua mente somente com informações positivas e que façam você se sentir bem.

Mantenha a rotina em casa

A quarentena modificou a vida da maioria das pessoas e da rotina das casas. Portanto, formar novos hábitos vai manter os membros da casa mais ocupados e envolvidos uns com os outros. Provavelmente pode ocorrer de alguns fazerem tarefas que nunca haviam feito, o que é muito positivo.

Direcionar tarefas para cada membro e manter a disciplina também pode evitar conflitos e não sobrecarregar os outros, Assim, todos os afazeres ficam realizados, proporcionando aconchego e bem-estar, e sobra tempo para curtir alguns momentos de lazer em família.

Veja algumas atividades que você pode delegar. Designe algumas funções, como:

  • cozinhar;
  • limpar a casa;
  • lavar as louças;
  • cuidar dos animais;
  • tirar o lixo.

Entendeu como é importante colocar em prática algumas dicas para ter equilíbrio emocional e passar a quarentena sem sofrimento e sem tédio? Por isso, é indispensável saber o que é equilíbrio emocional e qual a sua importância em casa. Também é necessário buscar meios de como alcançá-lo para ter uma vida alegre e harmoniosa com você mesmo e com sua família.

Ter equilíbrio emocional transforma vidas. Por isso, é um assunto que mais pessoas devem conhecer para ter uma vida saudável, sobretudo neste período de quarentena. Então, o que acha de compartilhar este post nas suas redes sociais? Vamos lá!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário