Biomedicina

Entenda como é a atuação do biomédico em Análises Clínicas

fevereiro 8, 2021

Com certeza, você já ouviu falar sobre o profissional de Biomedicina e de algumas áreas em que ele trabalha, correto? Mas, dentro de um universo tão amplo de atuação, às vezes fica meio confuso compreender o que exatamente um biomédico faz. A área de Análises Clínicas é apenas uma delas, muito difundida, porque o mercado é amplo para quem deseja seguir essa carreira.

Quer entender mais sobre a profissão e como ela se relaciona com Análises Clínicas? Então, este artigo é para você. Basta continuar a leitura.

Área de atuação do biomédico

A área de atuação do biomédico é bastante vasta. O foco principal desse profissional da saúde é em pesquisa, buscando compreender doenças e suas origens. Ele estuda o corpo humano e a interação com outros organismos para conhecer possíveis diagnósticos de doenças.

É muito comum que o biomédico trabalhe em laboratórios com análises clínicas e toxicológicas. No entanto, é possível seguir carreira em outras áreas, como análises ambientais e bromatológicas, estética, fisiologia do esporte e genética, etc.

Ele também pode atuar com diagnóstico de tomografia computadorizada e ressonância magnética, assistência à reprodução humana e embriologia, além de pesquisa em universidades e institutos específicos. O campo para quem escolhe essa profissão é amplo.

Biomédico na área de Análises Clínicas

Um campo muito procurado e em que o mercado de trabalho tem grande oferta é o de Análises Clínicas. Isso porque cada vez mais pessoas necessitam de exames laboratoriais, e cabe ao biomédico assumir a gestão técnica desses exames. Nesse ramo, o profissional fica encarregado de realizar a análise de materiais biológicos e com isso, obter mais informações. Vale ressaltar que, 60 a 70% das decisões médicas dependem desta natureza de exames.

Além disso, ele assume a execução dos procedimentos em geral, levando conhecimento clínico e credibilidade aos exames realizados. Isso inclui:

  • realizar exames laboratoriais de sangue e vários outros líquidos biológicos, além de exames toxicológicos;
  • responsabilidade técnica pelos laudos;
  • executar o processamento de sangue em unidades de captação e de transfusão.

A Biomedicina contribui com a Medicina e é parte fundamental da descoberta de curas para diversas doenças enfrentadas pelo ser humano.

Dentro desse universo de análises clínicas, o biomédico pode assumir cargos que variam de acordo com sua experiência e expertise, como o de chefia técnica, assessor ou diretor do setor. Dentro do setor laboratorial, por exemplo, o profissional pode desempenhar inúmeras análises em diferentes áreas, tais como, imunologia, hematologia, bioquímica clínica, microbiologia, análise de líquidos corporais, diagnóstico molecular, entre outras.

Como iniciar na carreira em Análises Clínicas

É importante avaliar qual área mais interessa aos seus objetivos e analisar cada uma delas, para realizar sua escolha. Por meio de pesquisas, você consegue encontrar uma diversidade de informações.

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), 31 habilitações compõem o universo em que o biomédico está inserido e, quando falamos de análises clínicas, isso se torna ainda mais abrangente. O importante é saber o que faz o biomédico em Análises Clínicas e como encontrar aquilo que melhor se encaixa em seu perfil profissional.

Quer saber mais sobre essa habilitação do biomédico e entender se ela é ideal para você? Então, confira nossa página, conheça a Faculdade da Polícia Militar – FPM e comece agora mesmo seu curso de Biomedicina!

You Might Also Like

3 Comments

  • Responder Como é a atuação do Biomédico em Biologia Molecular? - março 26, 2021 at 1:37 pm

    […] para que se chegue ao diagnóstico com eficiência. Para tal fim, o biomédico precisa coletar e analisar […]

  • Responder Microbiologia dos alimentos: entenda como é a atuação do Biomédico - maio 10, 2021 at 10:41 pm

    […] envolve o estudo da influência de microrganismos de alimentos, o biomédico atua com genética, análises clínicas, pesquisa e microbiologia, ao mesmo […]

  • Responder Entenda a importância do curso de biomedicina para a comunidade - agosto 27, 2021 at 12:30 pm

    […] biomédico pode atuar em hospitais, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas e ambientais, indústrias farmacêuticas e institutos de pesquisas, além de […]

  • Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.