Dicas sobre carreira

Conheça as características essenciais do enfermeiro de sucesso!

janeiro 7, 2020
enfermeiro de sucesso

Quem deseja seguir uma carreira, independentemente da área, e se tornar um profissional bem-sucedido, precisa investir no desenvolvimento de algumas características essenciais para qualquer profissão. Na vida de quem trabalha com a saúde, isso é ainda mais importante!

Se você quer se tornar um enfermeiro de sucesso, é necessário que trabalhe alguns aspectos de sua formação intelectual e emocional para que possa exercer sua profissão de forma correta em todos os aspectos.

Saiba, agora, quais são as características que o enfermeiro de sucesso precisa ter, como desenvolvê-las no seu dia a dia e, ainda, como escolher a melhor instituição para seus estudos!

Controle emocional

É sabido que a Enfermagem é uma carreira que exige muito conhecimento científico, tanto das técnicas a serem colocadas em prática quanto das atitudes desse profissional. O fato de o enfermeiro precisar estar presente em situações que envolvem riscos à saúde dos pacientes, estresse emocional de familiares e desafios contra o tempo requer que ele tenha controle de suas emoções.

Por exemplo, em um pronto-socorro ou em uma Unidade de Tratamento Intensivo, o enfermeiro é obrigado a conviver diariamente tanto com situações que são resolvidas de forma positiva, com o restabelecimento e a alta domiciliar do paciente, quanto com o agravamento do quadro e, por vezes, com o óbito daquela pessoa a quem ele se dedicou com afinco.

Por isso se torna tão importante saber se controlar emocionalmente. Isso não significa tornar-se uma pedra de gelo na lida com o paciente. Pelo contrário, atitudes afetuosas são muito bem-vindas para quem está acamado ou precisando de cuidados de enfermaria.

Preparação técnica

Como dissemos na introdução, para ser um enfermeiro bem-sucedido é preciso dominar a técnica e o conhecimento. Além de se dedicar à graduação e fazer um excelente curso, que contemple todo o conteúdo, com aulas práticas e teóricas e, ainda, professores comprometidos com o aprendizado do aluno, você precisa continuar se aprimorando.

Aprender técnicas diferenciadas conforme novas tecnologias vão surgindo, especializar-se em uma área — Enfermagem Neonatal, Obstétrica ou Oncológica são alguns exemplos — e manter-se atualizado são alguns dos passos importantes na carreira, o que vai elevar seu currículo a outro patamar em relação aos colegas de profissão.

O mercado de trabalho é competitivo, mas promissor! É claro que quem se dedica consegue as melhores vagas.

Trabalho em equipe

Na área da saúde, trabalhar em equipe é praticamente um mandamento. Médicos das mais diversas especialidades, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos nutricionistas e enfermeiros compõem um conjunto de profissionais capacitados a buscar e a manter a saúde das pessoas.

Seja em clínicas ou hospitais, seja no atendimento domiciliar, é fundamental desenvolver a capacidade de escuta e saber intervir quando seu conhecimento for imprescindível ao resultado final do tratamento.

Boa comunicação

O cuidado humanizado é aquele que leva em consideração que é a pessoa que está sendo tratada, e não um órgão ou um membro dela. Se um paciente passou por uma cirurgia coronária, não é só o coração que requer cuidados, mas o paciente.

Por isso, o enfermeiro que quer exercer bem sua profissão precisa enxergar esse paciente como uma pessoa e não como um coração em recuperação. O paciente tem desejos, limites e fraquezas. Além de estar em uma situação vulnerável, dependendo de outras pessoas, precisa ser respeitado.

A melhor forma de agir é comunicando-se com ele. Antes de tocá-lo ou de aplicar algum procedimento, avise o que precisa ser feito, comunique o que será realizado e, se possível, o motivo pelo qual a equipe médica solicitou aquela ação, sendo ela de rotina ou não. É preciso ser claro na hora de ministrar um medicamento, para que não haja erros.

Mesmo em meio à tribulação de um hospital, “perder” um ou dois minutos conversando com o paciente pode fazer com que ele tenha um dia melhor e até se recupere mais rapidamente, sabendo que alguém se preocupa com ele.

Empatia

enfermeiro de sucesso

Também mencionamos a empatia, característica das mais importantes na profissão de enfermeiro. É preciso, antes de tudo, acreditar no seu potencial para, a partir daí, imaginar-se na situação do outro (no caso, do paciente).

É assim que a empatia funciona: se o enfermeiro tende a se colocar no lugar de quem está doente, com suas dores físicas e psíquicas, a sensação de dependência e a privação das atividades que realizaria no dia a dia, a relação será muito melhor, assim como o cuidado com a pessoa.

E essa prática deve ser exercida diariamente, com todos os pacientes, durante toda a jornada de trabalho. No momento em que a empatia é deixada de lado, o enfermeiro perde o foco e a crença de que seu trabalho faz a diferença na vida do paciente.

Por isso, desenvolver a inteligência emocional é fundamental para que o enfermeiro mantenha controle, saiba colocar-se no lugar dos pacientes e tratá-los da melhor forma. Em outras palavras, cabe ao enfermeiro de sucesso ser, primeiramente, uma pessoa empática.

Liderança

O perfil profissional do enfermeiro passa pela capacidade de liderança, pois ele precisa, muitas vezes, tomar a iniciativa frente à equipe de trabalho e ser assertivo na tomada de decisão — disso depende, muitas vezes, a vida de um paciente!

Fazer escolhas, ser ao mesmo tempo sensível e incisivo e exercer a liderança de forma eficaz, isto é, conduzindo a equipe, o paciente ou a si próprio a um caminho que entregue o melhor resultado demandando o menor tempo e o mínimo custo são características inerentes ao enfermeiro de sucesso.

Pense em como lidar com os pacientes em uma clínica geriátrica ou mesmo gerindo a equipe de saúde de um município: usar autoridade e rispidez não leva a lugar nenhum e, pior, pode causar insatisfação e repúdio nos demais membros do time.

Para ser um enfermeiro de sucesso é preciso ter muita dedicação e desenvolver habilidades de liderança, empatia, estabilidade emocional e boa comunicação — tudo isso fará de você um profissional mais qualificado e competente no exercício da profissão. O conhecimento técnico não pode ficar atrás, por isso, na hora de escolher a faculdade, leve em consideração a qualidade e a referência da instituição.

A Faculdade PM tem o que você procura para se tornar um enfermeiro bem-sucedido! Fale conosco e saiba como ingressar na graduação e dê início à sua trajetória profissional.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply