Dicas sobre carreira, Enfermagem

Enfermagem Militar: veja como seguir carreira nessa área

junho 14, 2019
Enfermagem Militar
Tempo de leitura 4 min

Você, que é apaixonado(a) pela área da saúde e adepto(a) ao militarismo, já pensou em seguir carreira em Enfermagem Militar? Acredite, vale a pena! Ser parte do Exército Brasileiro não é sinônimo de ser policial. Existem muitas carreiras que podem ser seguidas dentro da corporação, e é isso que possibilita a você fazer o que gosta sem abrir mão do sonho de ingressar em uma carreira militar.

A Segurança Pública conta com profissionais de diversas áreas e cada um cumpre seu papel específico na sua unidade. E uma vertente que merece destaque é, sem dúvidas, a saúde. É nela que se enquadra a Enfermagem Militar.

Se você já pensou em seguir essa carreira, mas já cogitou até desistir por não saber muito sobre ela, acompanhe nosso post e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Qual a importância do profissional de saúde no militarismo?

Policiais militares estão expostos a riscos o tempo todo. É nesses momentos que um profissional de saúde que atua na Segurança Pública e Forças Armadas desempenha as suas habilidades e competências de acordo com sua profissão. São profissionais que apresentam formação específica para esse trabalho.

O que faz um enfermeiro militar?

Um enfermeiro militar exerce as mesmas atividades que um enfermeiro (a) civil, apresentando competências baseadas nos cuidados de Enfermagem e gerenciamento nos diferentes cenários de práticas — públicos ou privados — tais como:

  • hospitais;
  • unidades básicas de saúde;
  • ambulatórios gerais e especializados;
  • escolas e creches;
  • empresas.

São ainda da competência desse profissional a produção de conhecimento e ensino para a formação de recursos humanos na área de Enfermagem.

Enfermagem Militar

Por que seguir uma carreira de saúde militar?

Ingressar e integrar as Forças Armadas e Segurança Pública são opções para construir uma carreira estruturada. O ingresso garante um plano de carreira, confere estabilidade e prestígio a quem faz parte dela. Algumas pessoas admiram os profissionais das corporações militares e pode ser que tenham vocação para a área da saúde.

Dessa forma, não é necessário abrir mão do sonho de seguir a carreira militar, principalmente enfermeiro militar, como é o caso da Tenente Coronel Sandra Maria da Fonseca, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade da Polícia Militar.

Como formar-se em Enfermagem Militar?

Os interessados na carreira militar devem inicialmente fazer o curso de graduação em Enfermagem, por exemplo, na Faculdade da Polícia Militar (FPM). É aí que entra a importância de formar-se no curso de enfermagem em uma universidade ou faculdade militar, por contar com os princípios e valores que serão mantidos durante toda a sua trajetória de estudos.

Após a conclusão do curso, devem estar atentos (as) às diversas formas de ingresso por meio de concurso público estadual e federal, disponíveis em todo o país.

Para quem já é militar e deseja se tornar enfermeiro dentro da corporação, é necessário cursar uma graduação em Enfermagem. A partir da aprovação, o profissional será direcionado quanto aos diferenciais necessários para exercer a sua atividade de acordo com as normas da corporação.

Para quem acabou de concluir o Ensino Médio e está iniciando agora a sua carreira, o caminho pode ser mais simples. Pessoas que estudaram em colégios militares, muitas vezes, desenvolvem verdadeiro apreço pela Forças Armadas e Segurança Pública.

A solução seria continuar seus estudos, agora em nível universitário, também em uma instituição militar.

Quais os diferenciais de formar-se em enfermagem na Faculdade da PM?

Os enfermeiros militares precisam ser capazes de auxiliar na formação de novos paradigmas de saúde. Além disso, não basta o mero conhecimento técnico de cuidados com o ser humano: é preciso compreendê-lo diante de toda a sua complexidade, sempre adotando uma postura crítica e reflexiva. O profissional precisa ser competente e disposto a estimular a construção e disseminação do conhecimento.

Do ponto de vista geral, a Enfermagem Militar permite formar profissionais que, ao mesmo tempo que atuam no socorro às pessoas, contribuam para a implantação dos valores e princípios militares em nossa sociedade.

Se você gostou do post e está, de fato, interessado em cursar Enfermagem em uma universidade militar, acesse o nosso site e conheça nosso curso.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário