Dicas sobre carreira, Enfermagem

Qual o papel da Enfermagem do futuro e como se preparar para ela?

abril 14, 2020
Enfermagem do futuro

Nunca houve um momento mais empolgante e com tantas oportunidades de atuação na área da saúde, não apenas pelo aumento das oportunidades de trabalho, como também pelo aparecimento de novas tecnologias clínicas projetadas para ajudar a facilitar tratamentos, dando início ao que conhecemos como Enfermagem do futuro.

Como o ambiente de assistência à saúde é dinâmico, com avanços tecnológicos emergindo diariamente, além do constante aumento do número de profissionais atuando na área, é preciso se atualizar. Por esse motivo, trouxemos este material com tudo o que você precisa saber para começar sua preparação e se destacar na profissão. Acompanhe!

Qual será o papel da Enfermagem do futuro?

Profissionais altamente treinados e instruídos são, com certeza, os principais requisitos da Enfermagem do futuro, mas que já é um diferencial hoje. Isso acontece pois, à medida que as necessidades de saúde da população mudam, também muda o escopo das atribuições desses profissionais.

Sendo assim, ir além das clínicas e centros cirúrgicos pode proporcionar ao enfermeiro a possibilidade de assumir papéis novos e mais complexos em sua área de atuação, identificando as necessidades dos pacientes ou de outros profissionais da área, ajudando a sanar quaisquer insuficiências encontradas pelo caminho.

Toda essa trajetória teve início com a integração dos enfermeiros às equipes multidisciplinares de saúde, o que aprimorou o gerenciamento institucional ao fornecer uma visão humanística, com mais proximidade do paciente e dos profissionais integrantes dessas equipes.

Como se preparar para atuar e se destacar na área?

O conhecimento técnico e substancial do Enfermeiro, possibilitou uma melhoria na comunicação clínica. Além, é claro, da inserção da tecnologia nos atendimentos e no gerenciamento de informações. Quer saber mais sobre como se preparar? Siga estas dicas!

Considere áreas como gestão, educação e pesquisa

O número de funções de Enfermagem voltadas para o paciente continua a crescer, as posições alternativas também aumentarão em popularidade. Por exemplo, os enfermeiros podem considerar uma carreira com uma das seguintes opções:

  • Consultoria jurídica de Enfermagem;
  • Pesquisas em laboratórios;
  • Enfermagem forense;
  • Educação em instituição de ensino técnico ou superior;
  • Gestão em saúde pública.

E essas são apenas algumas das possibilidades de atuação em que os enfermeiros podem investir fora de hospitais ou clínicas.

Fique por dentro das inovações tecnológicas da área da saúde

As tecnologias clínicas estão evoluindo rapidamente. Todos os anos, novos tipos de software e dispositivos de saúde melhoram a maneira como os enfermeiros realizam seu trabalho.

Por exemplo, em muitos hospitais, computadores portáteis de assistência médica, monitores eletrônicos e sistemas de administração de medicamentos com código de barras substituíram os sistemas manuais.

Aprender, e dominar, essas tecnologias levará tempo, por isso, Enfermeiros antenados a mudanças tecnológicas estão sempre se antecipando e aprimorando seus conhecimentos.

Embora a transição às vezes seja difícil, o objetivo final é apoiar os demais profissionais de saúde e melhorar o nível de atendimento que eles prestam.

Entenda de saúde da família

Entender e valorizar a saúde da família pode ser fundamental para uma atuação diferenciada. Esse atendimento primário é estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica, permitindo, assim, a promoção, a prevenção e a reabilitação de doenças mais frequentes.

Para o profissional, ter esse conhecimento e preocupação com a população de modo geral, pode fazer com que sua atuação seja mais direcionada e eficaz devido ao seu alto grau de comprometimento na avaliação constante dessas famílias e na identificação precoce de possíveis epidemias, por exemplo.

Foque em especializações

Continuar investindo em especializações também é fundamental para uma carreira de sucesso hoje e no futuro. Como essa é uma área na qual os fatores mudam com uma velocidade cada vez maior, desenvolver conhecimentos não é apenas necessário, mas obrigatório para quem quer se diferenciar.

Quais são as competências essenciais aos enfermeiros do futuro?

Além disso, algumas competências são essenciais na identificação de um enfermeiro de sucesso. Vamos falar um pouco mais sobre elas?

Profissionalismo

Demonstrar responsabilidade pela prestação de cuidados de Enfermagem baseados em padrões que sejam consistentes com os princípios morais, legais, éticos, regulatórios e humanísticos.

Liderança

Transformar e influenciar comportamentos de indivíduos e grupos para promover, estabelecer e alcançar objetivos compartilhados dentro de suas atribuições. Assim, os enfermeiros avançam em suas habilidades de liderança em esforços interprofissionais colaborativos e na implementação de mudanças.

Prática Baseada em Sistemas

Demonstrar conscientização e capacidade de resposta ao contexto mais amplo do sistema de saúde, assim como capacidade de fazer uso efetivo dos recursos do microssistema para fornecer cuidados com qualidade.

Inteligência emocional

Desenvolver inteligência emocional na área da saúde é um dos requisitos para um excelente atendimento, potencializando os cuidados ao paciente e otimizando a adesão ao tratamento.

Comunicação

Interagir efetivamente com pacientes, familiares e colegas, promovendo respeito mútuo e tomada de decisão compartilhada, para melhorar a satisfação do paciente e os resultados de saúde.

Trabalho em equipe e colaboração

Atuar efetivamente nas equipes de Enfermagem e interdisciplinares, promovendo a comunicação aberta, o respeito mútuo, a tomada de decisões compartilhadas, o aprendizado e o desenvolvimento da equipe.

Segurança

Minimizar o risco de danos aos clientes e fornecedores por meio da eficácia do sistema e desempenho individual.

Aprimoramento contínuo

Usar dados para monitorar os resultados dos processos de atendimento, projetar e testar novas possibilidades de implementação com foco na melhoria da qualidade dos sistemas de saúde utilizados e de sua própria capacidade de atuação.

Prática Baseada em Evidências

Integrar as melhores evidências disponíveis usando os conhecimentos de Enfermagem e os valores e preferências de indivíduos, famílias e comunidades atendidas pelos serviços de saúde.

Vale ressaltar a importância de escolher as melhores e mais qualificadas instituições de ensino para sua preparação. Elas são essenciais para que o profissional esteja pronto para todas as possíveis transformações da Enfermagem no mercado de trabalho.

Embora não haja garantias de como será a Enfermagem do futuro, todo enfermeiro tem uma responsabilidade para com seus pacientes e com eles mesmos de estarem sempre atentos a novas maneiras de melhorar a qualidade dos cuidados prestados.

Seja adotando novas tecnologias, seja aumentando seu desenvolvimento profissional, garantir uma excelente posição profissional começa com uma boa graduação. Saiba como a FPM pode ajudar. Entre em contato!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply