Dicas sobre carreira, Educação Física

Empreendedorismo na educação física: como funciona essa união?

janeiro 31, 2020
empreendedorismo na educação física
Tempo de leitura 5 min

O empreendedorismo na educação física não é recente. No entanto, novas oportunidades surgem a cada dia para o profissional disposto a investir em sua carreira. Com o advento da tecnologia e o crescente número de empresas com foco em soluções nas áreas da educação, saúde e esportes, a demanda por esse profissional aumentou.

Neste post você vai descobrir como é possível empreender nessa área, quais são suas possibilidades e como iniciar essa jornada com sucesso. Vamos lá?

Possibilidades e áreas do empreendedorismo na educação física

Quando você pensa em educação física o que vem à sua mente? Pode ser que você se lembre daquele professor do ensino médio, geralmente querido por todos. Pode ser que você pense em um profissional dentro de uma academia no centro da cidade.

Mas é possível ir além e se aventurar por novas e promissoras áreas. E é sobre elas que nós vamos falar. Acompanhe!

Área esportiva

Essa é uma área extensa e bem diversificada. É possível atuar dentro de academias, como personal trainer e até mesmo em equipes esportivas, na preparação e orientação de times de futebol ou outros esportes, por exemplo.

Mas não para por aí. Ao analisar o panorama do mercado esportivo e as perspectivas para o profissional da área, podemos notar que também é possível criar sua própria metodologia de ensino e até mesmo sua rede de academias.

Além disso, o profissional pode atuar como coaching esportivo de forma presencial ou online, elaborando seus treinamentos digitais ou orientando pessoas por meio de aplicativos e das redes sociais.

Franquias

Agora, se você gostou da ideia de abrir uma rede de academias, pode gostar também dessa opção: franquias.

Franquias são redes de negócios já estabelecidos no mercado e que possibilitam que empreendedores interessados em abrir um próprio negócio possam usufruir de sua marca por um determinado valor investido, o qual varia a cada caso.

Essa é uma boa oportunidade para começar a empreender sem precisar de muito investimento inicial. Atualmente, também é viável iniciar na área de microfranquias com investimentos ainda mais baixos e suporte total da empresa franqueada.

Dicas para empreender e ter sucesso na profissão

Independentemente de qual seja sua escolha — abrir seu próprio negócio ou investir em franquias, trabalhar online ou em um local físico, com o público em geral ou em grandes times —, será preciso se preparar e investir em capacitação. Aqui vão algumas dicas para ajudar você nessa etapa. Olha só!

Crie autoridade

Quando você é uma autoridade em sua área, é natural que se destaque profissionalmente.

Ter um blog, criar conteúdo nas redes sociais, publicar artigos e investir em sua imagem pública de forma ética e contínua vai ajudar você a criar uma marca pessoal forte e que transmita profissionalismo.

É possível investir em cursos livres de marketing digital, branding pessoal e profissional, redes sociais e até mesmo negócios.

Powered by Rock Convert

Solucione problemas

Quem não tem problema? Nessa área então, nem se fala! O profissional de educação física tem várias possibilidades de atuação, nesse aspecto: emagrecimento, qualidade de vida, longevidade e alta performance são alguns exemplos.

É importante criar um relacionamento com o seu público e seus clientes para realmente entender o que as pessoas precisam e analisar qual solução você pode entregar. Pergunte, pesquise, busque entender verdadeiramente as necessidades das pessoas de seu convívio social, da sua região e audiência se você já tiver uma.

Você pode também observar o que as pessoas estão comentando nas redes sociais dos profissionais da área, o que elas pedem. As redes sociais são uma excelente ferramenta para esse tipo de observação.

Seja uma pessoa organizada

Empreender exige disciplina, planejamento e muita organização para não se atrapalhar na hora de administrar sua empresa.

Manter a papelada em ordem, contabilidade em dia e garantir que a entrega da sua solução — seja ela em forma de consultoria, seja um produto físico — esteja de acordo ou até além das expectativas de seus clientes é fundamental.

Mais uma vez, investir em capacitação é de grande valia. Nesse caso, pode ser necessário contratar empresas ou profissionais para cuidar da gestão de sua empresa. Analise as possibilidades e escolha a melhor opção para o seu caso.

Invista em capacitação

Já falamos muito sobre capacitação e sua importância desde o planejamento até a gestão da empresa. Mas nada disso seria possível sem ela: a graduação em educação física.

Escolher um bom curso, em uma faculdade de qualidade, é a base de tudo o que falamos até agora. Ter a certeza de que os anos de estudo realmente preparam você para o mercado de trabalho faz toda a diferença.

Analise muito bem antes de escolher o seu curso. Saiba quais são as matérias oferecidas na matriz curricular de cada faculdade, quem são os professores e se é oferecido algum suporte e orientação para os alunos.

Dessa forma, fica fácil saber quais são as melhores faculdades e que vão preparar você de verdade para atuar como um profissional que realmente faça a diferença na vida de seus alunos ou clientes.

A graduação em educação física foi o último tópico do nosso post, mas é importante ressaltar a importância de começar sua preparação por ela. Essa escolha ainda no início de sua carreira pode garantir que seus resultados cheguem ainda mais rápido e, claro, que você tenha segurança em suas decisões e atitudes profissionais.

Ainda é possível inovar e ir além das opções apresentadas. O mercado profissional está sempre aberto a novas ideias que realmente tragam resultados reais para o público. Além disso, novas necessidades sempre aparecem e é importante prestar atenção ao que está acontecendo no mundo e em suas habilidades únicas para que, assim, você possa apresentar uma solução inovadora.

E então, o empreendedorismo na educação física é para você? Já tem alguma ideia de qual área gostaria de atuar?

Se ainda ficou alguma dúvida, você vai gostar de saber um pouco mais sobre o curso. Confira mais um de nossos posts e veja 4 motivos para você cursar educação física e também um panorama sobre a carreira.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário