Dicas sobre carreira

Como atuar na docência e pesquisa? Descubra!

março 31, 2021

Você quer atuar na área de docência e pesquisa e não sabe por onde começar? Entenda que trata-se de uma carreira bastante promissora, mas que também exige uma longa jornada de estudos para chegar até ela. Consideramos que quem deseja segui-la, provavelmente já nutre um apreço pelos estudos, e trilhar esse caminho é questão de tempo e disciplina.

Dar aulas em universidades e contribuir com grupos de pesquisa também são formas de ajudar na evolução da humanidade, a partir da troca de conhecimentos. Portanto, não estamos falando apenas na possibilidade de ter um bom salário, mas também em uma maneira de fazer a diferença no mundo e na carreira de outras pessoas.

Quer entender melhor esse caminho? Leia esse artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Graduação

O primeiro passo é fazer um curso de graduação, que pode ser na sua área de maior interesse, afinal, o professor universitário tem, antes de mais nada, os conhecimentos necessários para ser um profissional no nicho em que atua. Assim, além de um meio de abrir portas no mercado de trabalho, a formação universitária é também fundamental para a docência e pesquisa.

Iniciação científica

Enquanto estiver estudando em uma Instituição de Ensino Superior, você pode se inscrever em programas de iniciação científica e monitoria. Trata-se de formas de ganhar experiência e diferenciais acadêmicos que vão ajudá-lo em sua futura carreira. Tal iniciativa também traz a oportunidade de participar de congressos e seminários, importantíssimos para a sua formação.

Pós-graduação lato sensu

Após a graduação, escolha uma especialização em sua área de interesse. Se o seu objetivo é se tornar professor, procure dar preferência a cursos que abordem temas como docência no ensino superior ou técnicas de pesquisa. Assim, além de se especializar profissionalmente, você ainda sobe mais um degrau nessa carreira.

Mestrado e Doutorado

Uma pós-graduação stricto sensu é o próximo passo para se tornar professor. No mestrado, por exemplo, você escolhe um tema e, além de assistir a aulas mais gerais no seu nicho, ainda conta com o auxílio de um orientador para elaborar a sua dissertação. Ao final, alguns processos seletivos para atuar como professor universitário já estarão ao seu alcance.

Para se especializar ainda mais, você pode fazer o doutorado. Para quem deseja seguir na docência e pesquisa, trata-se do caminho certo, já que é no doutorado que você adquire uma vasta gama de conhecimentos nesse sentido. Novamente, o aluno se dedica a um projeto de pesquisa com orientação e precisa entregar uma tese ao final.

Pós-doutorado

Mesmo já atuando na área, é possível se especializar ainda mais a partir do pós-doutorado. Nele, você não precisa assistir a aulas e nem desenvolver teses, já que estamos falando de algo voltado mais exclusivamente à pesquisa. Normalmente, essa pesquisa desenvolvida é publicada em forma de artigos científicos.

Viu só como a área de docência e pesquisa pode estar ao seu alcance? Se você sonha com isso e gosta de estudar, já tem os pré-requisitos essenciais para começar a jornada agora mesmo. O caminho é longo mas, ao final, você perceberá que tudo valeu a pena.

Está interessado? Entre em contato conosco e conheça nossos cursos!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.