Dicas sobre carreira

Quais os principais cursos de Tecnologia? Veja!

junho 27, 2022

O setor de TI é um dos mais promissores quando o assunto é mercado de trabalho, do presente e do futuro. Isso não é por acaso, afinal estamos caminhando rumo a um mundo cada vez mais tecnológico e interconectado, em que os dados assumem o protagonismo dentro das empresas.

Nesse cenário, os cursos de tecnologia ganham destaque e são cada vez mais procurados pelos novos ingressantes do ensino superior. Por ser uma área tão ampla, e que abriga desde o desenvolvimento até o suporte, passando pela ciência e engenharia de dados, a escolha do curso ideal pode não ser tão simples quanto parece.

Para ajudar nessa missão, neste post, apresentamos 3 cursos na área de tecnologia, em segmentos diferentes, que podem ser escolhidos pelos estudantes que desejam seguir esse caminho. Confira!

Ciência de dados

Os dados estão entre os maiores ativos no contexto da transformação digital e estão sendo utilizados como balizadores na tomada de decisão das empresas que aderiram a cultura data driven. Nesse cenário, os profissionais de tecnologia que tem como foco a captação e obtenção de insights, serão cada vez mais requisitados. 

O curso superior em Ciência de Dados é uma das formações que possibilitam a entrada nesse mercado e tem como objetivo principal capacitar profissionais para transformar dados brutos e não estruturados em conhecimento, para serem utilizados de forma estratégica dentro de uma empresa.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Se o mundo caminha a passos largos rumo à transformação digital, precisaremos de pessoas que criem soluções aplicáveis nessa realidade. 

Os profissionais formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas são preparados para criar soluções tecnológicas e solucionar problemas em softwares que não apresentam o desempenho desejado. 

É uma carreira que oferece inúmeros caminhos para o profissional, desde trabalhar em grandes projetos, em uma equipe extensa em TI corporativa ou atuar de forma autônoma, como freelancer.

Gestão da Tecnologia da Informação

Se as empresas estão colocando a tecnologia da informação como espinha dorsal de suas estratégias, o profissional que administra o setor de TI passa a ser encarado como um agente importante para o crescimento dos negócios.

Nesse cenário, a formação em Gestão da Tecnologia da Informação, visa preparar os futuros gestores de TI para atender as demandas do mercado. Esse profissional deverá ser capaz de coordenar equipes multidisciplinares em TI para viabilizar os planejamentos estratégicos e projetos corporativos no setor. 

Entre os segmentos que o gestor da tecnologia da informação pode atuar, se destacam:

  • gerenciamento de serviços dos sistemas operacionais;
  • criação e manutenção de políticas de TI; 
  • definição do modo de utilização de softwares dentro de uma empresa;
  • criação de governança de TI;
  • coordenação da segurança da informação, etc.

Esperamos que, após a leitura deste post, você possa ter uma base para escolher o curso de tecnologia que melhor se encaixe em seu perfil. O setor de TI vai exigir cada vez mais profissionais qualificados e a escolha do curso adequado deve estar aliada à escolha de uma instituição de ensino que ofereça qualidade e credibilidade.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Caso tenha alguma dúvida ou queira demais informações, Fale Conosco!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.