Dicas sobre carreira

Entenda tudo sobre os cursos de humanas! Confira o post

fevereiro 11, 2020
cursos de humanas
Tempo de leitura 6 min

Os cursos de humanas são todos aqueles que nos permitem analisar o passado para entender o presente e até nos preparar para o futuro por meio de dados sociais, políticos e econômicos.

História, Geografia, Sociologia, Administração e Economia são alguns exemplos de graduações na área. Mas engana-se quem pensa que apenas de letras e fatos históricos se constrói um curso de humanas.

Algumas graduações pedem, também, conhecimento amplo das disciplinas de exatas, como a Matemática. Outras, ainda, atuam com um viés mais biológico, como é o caso da Educação Física.

Neste post, vamos falar sobre as diversas opções de cursos e o perfil do profissional da área de humanas. Além disso, vamos apresentar algumas opções que têm a ver com biológicas, como Enfermagem e Biomedicina, e o mercado de trabalho para esse profissional que vai muito além da saúde. Confira!

O que os cursos de humanas estudam?

Os cursos de humanas estudam o ser humano como indivíduo e em suas interações sociais. É uma área ampla e diversa, na qual as disciplinas e campos de estudo são interceptados o tempo todo, influenciando-se mutuamente.

Essa interação constante faz com que essa seja uma área de grande complexidade, que exige comprometimento e perfil analítico. No entanto, cada pessoa vai se identificar com alguma graduação específica ou atuação profissional.

Conheça algumas opções:

  • a licenciatura em Pedagogia prepara o profissional para atuar em educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e até gestão escolar. Alguns profissionais optam também pela área de recursos humanos;
  • o curso de Psicologia visa capacitar o estudante para que ele atue com questões diversas relacionadas ao comportamento humano com uma postura ética e investigativa;
  • Jornalismo é o curso responsável por preparar comunicadores e produtores de conteúdo informativo e investigativo;
  • Direito é a graduação que forma nossos advogados, promotores e juízes, que, juntos, vão trabalhar com foco no estudo e na aplicação das leis;
  • a Administração envolve as disciplinas que permitem o bom gerenciamento de empresas, sejam elas pequenas, médias ou multinacionais.

É possível encontrar carreiras que se enquadram na área de humanas e exatas ou humanas e biológicas ao mesmo tempo. O que muda é a forma como o profissional decide atuar.

Um exemplo é a faculdade de Educação Física, na qual, se a escolha do estudante for pela licenciatura, seu foco será o ensino de forma geral, que é uma área de humanas com disciplinas de biológicas.

Qual o perfil dos profissionais da área de humanas?

O profissional que optar pela área de humanas precisa ter muita curiosidade e vontade de buscar respostas até encontrá-las e ser um questionador por natureza e fazer uso de sua criatividade para se destacar ainda mais no mercado de trabalho.

Pode ser, ainda, uma pessoa em busca de melhores soluções para problemas antigos, como: acesso à moradia, melhores condições econômicas para a população, para empresas e para seu país.

Ainda na área de humanas, encontramos os profissionais que estão preocupados com a saúde emocional e comportamental das pessoas e estão ali dispostas a indicar as melhores opções de terapias para cada caso quando necessário.

Por fim, temos os artistas trazendo alegria, entretenimento e a emoção às nossas vidas. Seja qual for sua escolha, se você tem alguma dessas características, existe um curso de humanas para você.

Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

E as opções na área de biológicas?

Gosta de lidar com pessoas, investigar os motivos do comportamento humano, entender sobre conceitos que vão desde a saúde às causas das doenças e ainda não encontrou um curso para chamar de seu? Pode ser que alguma das opções na área de ciências biológicas agrade mais.

As ciências biológicas têm como foco estudar todos os tipos de vida que vão desde a flora até os seres humanos. É uma graduação com um mercado de trabalho bem amplo e que possibilita ao profissional formado trabalhar em empresas, laboratórios e até em escolas para os licenciados.

Enfermagem

Ainda dentro dessa área, mas com um objetivo mais voltado ao indivíduo, temos a enfermagem que atua com a promoção, proteção e recuperação da saúde individual, familiar e da comunidade.

Esse profissional deve ter um compromisso contínuo tanto com o seu desenvolvimento intelectual, investigando e aprendendo constantemente, quanto com as melhorias na saúde coletiva que estiverem ao seu alcance por meio de seu trabalho.

Alguns dos objetivos do curso de enfermagem são:

  • formação teórica e prática sólidas e com foco na construção do conhecimento;
  • favorecer a aquisição de conhecimentos e habilidades que tornem os alunos capacitados para realizar os procedimentos necessários;
  • Incentivar a valorização do trabalho multiprofissional e mais.

Biomedicina

Gosta da área da saúde, mas seu perfil é mais científico? A Biomedicina pode ser uma opção. O profissional da área precisa estar disposto a contribuir com o desenvolvimento técnico-científico atual e estar consciente de seu compromisso com a comunidade.

É necessário ainda, que sua formação seja generalista, humanista, que possibilite a atuação do egresso em todos os níveis da saúde de forma crítica, reflexiva e rigorosa.

Alguns dos objetivos do curso de Biomedicina são:

  • administrar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
  • formular laudos, relatórios e atestados de forma competente e profissional;
  • construir um raciocínio rápido e preciso na solução de problemas, entre outros.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os cursos de humanas? Prefere ciências biológicas ou um misto de tudo isso? Escolher o melhor curso para você, que esteja de acordo com seus dons, talentos e expectativas para o futuro é muito importante.

No entanto, ter o cuidado de escolher bem a instituição de ensino que será a responsável por preparar você para o mercado de trabalho também é fundamental para seu sucesso profissional.

Procure por cursos que sejam reconhecidos pelo MEC, como os da Faculdade da Polícia Militar (FPM), por exemplo, que têm uma boa estrutura física e de ensino com excelentes equipamentos e professores qualificados.

Todo esse cuidado vai fazer a diferença quando chegar o momento de entrar no mercado de trabalho e ter uma carreira de sucesso, além de ser um grande diferencial em seu currículo, tenha você escolhido um curso de humanas, exatas ou biológicas.

Gostou e quer saber mais sobre como ingressar na Faculdade da Polícia Militar (FPM) ou sobre os cursos que oferecemos? Entre em contato e veja como podemos te ajudar!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário