Dicas sobre carreira

Conheça as opções de curso na área da saúde!

outubro 3, 2019
cursos na área da saúde
Tempo de leitura 6 min

Atualmente, muitas são as opções de cursos na área da saúde. Pessoas altruístas e que sentem prazer em ajudar normalmente escolhem trabalhar em clínicas ou hospitais. Entretanto, não basta a vontade de fazer a diferença na vida do próximo: a área da saúde é para quem realmente se identifica com ela, já que a convivência com o antagonismo existente entre vida e morte, saúde e enfermidade será diário.

Outra vantagem que podemos citar para entrar na área são as possibilidades de ascensão na carreira. Existem muitos postos de trabalho e podemos dizer que o mercado ainda está em expansão. Além disso, quem faz um curso ligado à saúde abre um grande leque de possibilidades à sua frente, afinal muitos são os estabelecimentos que comportam serviços relacionados a ela.

Se você está em busca de um curso que o prepare para entrar nesse mercado, nós podemos lhe ajudar. Acompanhe abaixo nossa lista com algumas das principais opções!

Enfermagem

Enfermeiros contam com uma grande vantagem: a taxa de empregabilidade é muito grande para esses profissionais. Eles podem atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, creches, escolas, empresas, dentre outros. Há até mesmo a possibilidade de se especializar como cuidadores.

A competência específica do enfermeiro é dedicar-se ao paciente ou, em uma escala mais ampla, coordenar os processos que gerenciam o cuidado ao paciente. Isso pode ocorrer em diferentes cenários — públicos ou privados, específicos ou gerais.

Alguns sonham com essa carreira de maneira mais específica. Militares também podem ser enfermeiros. Talvez seja esse o pensamento que move pessoas que sonham com uma carreira militar e se sentem realizadas ajudando as pessoas. É possível conciliar as duas vertentes com a atuação como enfermeiro militar.

De modo geral, podemos dizer que o enfermeiro é um profissional de saúde essencial na garantia dos cuidados, da saúde e da recuperação integral do paciente. Para isso, ele deve atuar de forma harmonizada com toda a equipe da qual faz parte.

Embora a realização de diagnósticos e a prescrição de tratamentos sejam realizadas pelos médicos, é o enfermeiro quem acompanha o paciente, dia após dia, como forma de auxiliá-lo na aplicação de medidas que tornarão efetivo todo o processo de recuperação.

cursos na área da saúde

Biomedicina

Trata-se de uma das vertentes da área da saúde que mais cresce. O biomédico conta com mais de 30 opções para atuar nesse mercado, a maioria delas ligadas a diagnósticos. Os campos de reprodução humana e genética também são bons exemplos de postos que atraem muitos desses profissionais atualmente. Em era de células-tronco, vale a pena estudar para dar a sua contribuição profissional a um mercado tão promissor.

A Biomedicina é destinada a profissionais que, além da afinidade com a área da saúde e a vontade de ajudar o próximo, estão dispostos a manter-se em constante atualização. Isso porque o seu compromisso e sua responsabilidade com a comunidade são grandes, o que o leva à necessidade de estudar sempre, seja para conhecer e adequar-se às novas exigências do mercado, seja para buscar melhores oportunidades de trabalho.

Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

Educação Física

Podemos considerar o profissional de Educação Física um bom agente da área da saúde — por que não? Embora seu campo de atuação esteja mais relacionado à educação, visto a possibilidade de atuar em escolas e academias, um dos principais objetivos da sua carreira é promover saúde e bem-estar entre as pessoas. Daí a sua fundamental importância na sociedade.

Porém, a sua atuação difere um pouco dos demais campos da área da saúde. O profissional de educação física promove a prevenção e o controle de doenças crônicas a partir da inclusão da atividade física na rotina do paciente. Os benefícios dos exercícios físicos na vida das pessoas é cientificamente comprovado e nada melhor que se tornar um agente que leve essa possibilidade até elas.

Seu campo de atuação não se resume às escolas: ele pode atuar em academias, clubes ou especializar-se para se tornar personal trainer (em que desenvolve um programa de exercícios junto ao aluno para ajudá-lo a alcançar seus objetivos). Por ser um trabalho mais focado, esse último confere inúmeras vantagens em termos salariais e de reconhecimento e crescimento profissional.

Terapia ocupacional

Hoje em dia, a importância do fator psicológico na recuperação e qualidade de vida de pacientes é oficialmente reconhecido. O terapeuta ocupacional atua basicamente nessa vertente. Seu principal objetivo é auxiliar na recuperação de pacientes com limitações físicas, mentais, de aprendizado ou mesmo sociais.

Os resultados são alcançados a partir do desenvolvimento de programas que levem essas pessoas a alterar aspectos importantes do seu estilo de vida e no ambiente em que convivem (casa, trabalho, escola etc), de modo a tornar o seu dia a dia mais agradável e produtivo.

Trata-se de um trabalho que envolve execução e não somente análise e teoria. Por essa razão, além de estudar, é importante que o profissional esteja física e psicologicamente preparado para atuar nesse mercado.

Fisioterapia

O fisioterapeuta auxilia pacientes na recuperação de acidentes ou doenças. Sua atuação se dá a partir do desenvolvimento de programas de exercícios, movimentos e aplicação de procedimentos simples que visam promover a recuperação mais rápida e completa de pessoas que perderam movimentos ou lesionaram alguma parte do corpo. Sua busca é pela construção de força nas partes afetadas.

Seu campo de atuação geralmente são as clínicas, hospitais e centros de reabilitação. Também há aqueles que trabalham em empresas de home care. Qualquer que seja o local, ele avaliará os pacientes e desenvolverá planos de ação para que ele se recupere totalmente. Além disso, existem muitas vertentes de especialização que é possível fazer dentro da área.

Muitos são os cursos na área da saúde e escolher uma boa faculdade é fundamental. Para isso, é importante levar em conta a infraestrutura, a qualificação dos professores, a matriz curricular e as certificações da instituição. A Faculdade PM, por exemplo, é referência nos cursos de Enfermagem, Educação Física e Biomedicina.

Se você está a procura de uma boa faculdade na área da saúde, entre em contato conosco e conheça nossas opções de cursos.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário