Dicas sobre carreira

Veja por que vale a pena fazer um curso de extensão

junho 26, 2020
curso de extensão
Tempo de leitura 6 min

Fazer curso de extensão é uma grande oportunidade para atualizar os conhecimentos, aprender sobre novos conceitos e melhorar o desempenho pessoal e profissional nas relações do indivíduo com as empresas.

As vantagens incluem também a carga horária menor, se comparada aos cursos de graduação, flexibilidade de horário e obtenção de certificado de conclusão quando é emitido por instituições de ensino idôneas.

Para tanto, é fundamental fazer uma pesquisa nas ofertas e conteúdos dos cursos, verificar se o orçamento será suficiente para se matricular e acompanhar, se possível, as percepções de outros estudantes que já realizaram esse estudo.

Quer saber mais se vale a pena fazer um curso de extensão? Então, acompanhe as vantagens que apresentaremos aqui!

Vantagens de um curso de extensão

Fazer um curso de extensão é uma possibilidade a ser pensada para aquele estudante que precisa atualizar seus conhecimentos, principalmente na área de saúde, em que os saberes são constantemente modificados.

Veja os benefícios a seguir:

Flexibilidade de horário

Talvez o curso de extensão seja aquele que mais oferece flexibilidade nos estudos, devido à carga horária das disciplinas, que é mais objetiva se comparada às matérias da faculdade ou de uma pós-graduação.

Devido a essa característica da objetividade, alguns conhecimentos básicos podem ser requeridos para aproveitamento pleno do curso, o que pode ser uma limitação para os estudantes.

Para tanto, é fundamental que o aluno obtenha todas as informações sobre como ocorrerão as aulas (modalidade presencial, online ou ambos), em quanto tempo é possível realizar o curso e quais os requisitos para efetivar a matrícula.

Também é interessante que o aluno veja o conteúdo programático do curso, verificando se existem apenas estudos teóricos ou são oferecidas aulas práticas, principalmente quando estiver relacionado a novos procedimentos em saúde.

Existem cursos de extensão que, na realidade, são conteúdos de capacitação para ele se tornar apto a realizar determinado procedimento como aqueles destinados ao acesso venoso ou aos cuidados paliativos.

Obtenção de certificado

Fazer um curso de extensão para aprimorar os habilidades é tão importante quanto obter o certificado de conclusão do curso. Por isso, é preciso ficar atento sobre as condições obrigatórias para conseguir esse documento.

Isso porque a frequência das aulas e a participação das atividades avaliativas, como em qualquer outro curso, são requisitos para obtenção do certificado, e, em alguns casos, pode ser requerida uma demonstração prática de um determinado procedimento.

Além disso, sabe-se que o certificado é o documento comprobatório da realização do curso e será importante em processos seletivos e concursos quando forem mencionados os conhecimentos adquiridos.

Aprimoramento de habilidades e conhecimentos

Um profissional de saúde que se formou há pouco tempo já percebe que a velocidade da divulgação das informações é algo impressionante.

Powered by Rock Convert

Diante disso, é preciso ficar constantemente atualizado e os cursos de extensão, por serem mais práticos, oferecem essa oportunidade, inclusive para aqueles que são muito atarefados em sua rotina e não conseguiriam se dedicar a estudos com tempo prolongado.

Além dos novos estudos, os recursos tecnológicos aprimorados e os conhecimentos mais aprofundados de especialistas e cientistas trazem novas informações daquilo que era pouco explorado. O que antes se fazia de forma empírica, hoje pode ser mais respaldado cientificamente trazendo novos olhares para a detecção de doenças crônicas ou um tratamento menos invasivo.

Outro ponto interessante é a substituição dos procedimentos antigos, considerados, por vezes, desconfortáveis para o paciente e que foram sendo aperfeiçoados para trazer mais efetividade ao diagnóstico, ao prognóstico e ao tratamento.

Por isso, o curso de extensão é uma excelente oportunidade para conhecer essas inovações e, consequentemente, trazer mais benefícios e segurança para o paciente e para os gestores das instituições.

Criação de networking

A formação de rede de contatos profissionais é uma excelente ferramenta para aquele aluno que deseja mudar de emprego, vislumbrar promoções ou trabalhar em sociedade com outros profissionais.

O networking é uma metodologia para concentrar pessoas com a mesma habilidade, mas que, juntas, ampliarão a produtividade nos serviços e poderão ser referência nos ensinamentos aprendidos.

Em um curso de extensão, é provável que todos os estudantes tenham interesses em comuns e com isso possam formalizar parcerias, buscar novas frentes de trabalho e, quiçá, almejar vagas internacionais.

Por isso, quando se optar por realizar um curso de extensão, é preciso ter em mente que há grandes oportunidades de criar laços profissionais para consolidar no futuro, vislumbrar indicações de emprego ou formar relacionamentos .

Aumento da visibilidade no mercado de trabalho

Os profissionais que trabalham nos serviços de saúde, bem como aqueles que são concursados, devem procurar por cursos de extensão para ter maior visibilidade no mercado de trabalho ou maior oportunidade de crescimento nos ambientes laborais.

Enquanto os profissionais que atuam na iniciativa privada terão mais oportunidade de crescimento dentro a instituição, os que são concursados podem agregar muito em sua formação e direcioná-los para outros caminhos dentro do serviço público.

De qualquer maneira, um curso de extensão pode ampliar a empregabilidade, trazendo oportunidades de escolha, principalmente quando o conteúdo é um diferencial nos processos seletivos.

Como isso contribui para sua carreira?

Uma carreira brilhante é consolidada com muito esforço, oportunidade e conhecimento. Nesse sentido, construir um bom currículo envolve dedicação, experiência e, algumas vezes, uma pequena parcela de sorte. Diante disso, um curso de extensão realizado em instituições de renome será um diferencial além das atividades extracurriculares já realizadas, trazendo benefícios para os profissionais.

Assim sendo é fundamental desenvolver habilidade e conhecimentos por meio dos cursos de extensão, traçar os objetivos profissionais e ficar sempre atualizado sobre as principais demandas do mercado de trabalho.

O curso de extensão é uma modalidade de ensino de grande valia para os profissionais de saúde que desejam ampliação do conhecimento, flexibilidade de horário, criação de rede de contatos e maior visibilidade do currículo no mercado de trabalho. Para tanto, é importante escolher bons conteúdos e uma instituição de ensino credenciada que oferecerá um certificado válido pela conclusão do curso.

Ficou interessado em fazer um curso de extensão? Então, entre em contato conosco e conheça nossas opções!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário