Enfermagem

Saiba Mais sobre o Curso de Enfermagem

março 4, 2022

Você tem curiosidade de conhecer mais sobre as ofertas do curso de Enfermagem? Essa área permite a atuação em diversos setores para além de clínicas e hospitais. Dessa maneira, os profissionais interessados podem promover mais saúde a diversas pessoas.

Diante disso, o curso de Enfermagem é voltado para a qualificação do aluno sobre cuidados de saúde. Além disso, também é necessário se aprofundar em questões éticas na manutenção de cuidados aos pacientes.

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais sobre o curso de Enfermagem!

Como funciona o curso de Enfermagem?

Assim como os demais cursos, a Enfermagem precisa seguir as diretrizes e orientações do Ministério da Educação (MEC), que envolve áreas, tais como:

  • Ciências da Enfermagem: ensino, fundamentos, administração e assistência;
  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Humanas e Sociais.

Nesse sentido, as disciplinas estudadas no início do curso envolvem Genética, Imunologia, Anatomia, Fisiologia, Biologia, Histologia, etc. E ainda, eixos temáticos específicos do curso, que envolvem Unidades de Terapia Intensiva, partos, tratamentos, cirurgias, entre outras. 

Além disso, nos dois últimos semestres, o estudante terá estágio obrigatório e supervisionado, que pode ser feito em clínicas, hospitais, comunidades e redes básicas da área de saúde. Desse modo, é possível ter um contato mais profundo com o paciente e os desafios da profissão.

O curso bacharelado em enfermagem tem duração mínima de 5 anos. Para conclusão, além de cumprir as disciplinas e o estágio supervisionado, é preciso que o aluno desenvolva e apresente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para integralização do currículo.

Quais são as características do aluno do curso de Enfermagem?

Ainda na dúvida se esse é o curso certo? Então, é válido conhecer as características de quem costuma escolher a graduação em Enfermagem. Confira:

  • empatia — é preciso saber se colocar no lugar do outro para entender suas vulnerabilidades;
  • comunicação — a profissão exige contato eficiente sobre assuntos delicados com os demais profissionais da área, além de pacientes e seus familiares;
  • comprometimento — é preciso ter responsabilidade com as necessidades e o bem-estar do paciente, que podem depender unicamente desse profissional;
  • vontade de ajudar — o melhor resultado na profissão depende do empenho em oferecer um cuidado de qualidade.

Formação na Área de Enfermagem

Você sabia que, existem cursos de enfermagem que, além do bacharelado, também se obtém a licenciatura? Simultaneamente, junto ao bacharelado, a partir do 4º ou 5º períodos do curso, o aluno estuda disciplinas pedagógicas relacionadas ao ensino da profissão e à didática, tornando-o apto à docência, sobretudo para cursos técnicos.

Se a sua escolha for o grau bacharelado, especificamente em Goiânia, saiba que a FPM pode ser o local ideal para você estudar.

Nossa instituição é embasada nos pilares da tradição militar, com foco na inteligência emocional. O nosso curso de Enfermagem tem como premissa formar enfermeiros, que conseguem influenciar na construção de novos modelos de cuidar da saúde, sedimentados em um pensar integral do cuidado humano.

Gostou de saber sobre o nosso Curso de Enfermagem? Quer entender como ele funciona? Então, entre em contato conosco! Estamos à disposição para lhe atender.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.