Educação em Saúde

Conheça os 5 melhores aplicativos para estudar para o vestibular

março 11, 2019
Tempo de leitura 6 min
Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

Todo estudante já sabe que estudar para o vestibular exige muita dedicação, disciplina, foco e organização para manter o conteúdo sempre em dia e não deixar de lado nenhuma matéria importante.

Por outro lado, todos sabem que a rotina nessa fase da vida pode ser cansativa e estressante. As horas de estudos e o grande volume de leituras geram não só cansaço físico, mas também mental. Por isso, é importante conhecer diferentes ferramentas que auxiliam na hora de estudar e promovem uma rotina mais dinâmica e didática.

Graças à tecnologia, hoje é possível assistir a videoaulas, fazer simulados online e utilizar aplicativos para diversificar o tempo de estudo e melhorar o desempenho acadêmico para entrar na faculdade.

É sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe as dicas para descobrir 5 aplicativos simples e fáceis de usar que vão ajudar a se organizar e estudar para o vestibular com mais tranquilidade.

1. Estudavest

Estudavest é um aplicativo gratuito compatível com iOS e Android. É uma ferramenta que auxilia nos estudos para o ENEM, além de oferecer videoaulas, simulados com diversas questões de importantes Universidades do Brasil e calendário de provas das instituições do País.

O aplicativo também traz um ranking de interação com os usuários, em que é possível visualizar seu desempenho e comparar com os demais estudantes cadastrados no app: uma excelente forma de promover o engajamento, criar um ambiente competitivo com maior interação e buscar um desempenho melhor, a fim de conseguir bom posicionamento.

A interface é também uma vantagem do aplicativo, pois ela é organizada e permite realizar buscas facilmente. No menu superior, já é possível visualizar todos os recursos disponíveis. As questões são corrigidas assim que respondidas e o app apresenta a resolução correta na sequência.

2. AppProva

Recentemente atualizado, o AppProva apresenta nova interface mais limpa e objetiva, o que ajuda muito na hora de estudar para o vestibular. Assim que o usuário realiza o cadastro, já é possível escolher os simulados que deseja fazer.

Existem diversas ofertas dentro do app, como escolher um simulado de determinada universidade, ou matéria específica, e, ainda, selecionar um rodízio de diversas matérias para responder.

O aplicativo oferece um interessante sistema de pontuação, no qual o usuário acumula pontos quando acerta e perde quando erra. É como um jogo para estimular o aprendizado e incentivar a conclusão dos testes. Com esses dados, o app informa em quais as matérias o aluno precisa focar mais durante os estudos.

Além disso, tem um relógio que monitora quanto tempo é gasto para responder cada questão e, no fim, gera um relatório estatístico de desempenho para comparar com outros estudantes.

3. Redação Nota 1000

A redação é, sem dúvida, umas das grandes vilãs na hora da prova. Quem quer ser aprovado de primeira em que garantir pontos nessa prova. Exercer a criatividade para desenvolver um texto rico e sem erros ortográficos ou gramaticais é desafiador. Tudo isso, misturado com a ansiedade do dia da prova, pode reduzir o desempenho geral dos estudantes.

Mas, com a ajuda desse aplicativo, é possível acessar as melhores redações já vistas no ENEM e ainda marcá-las como favoritas. Também tem acesso às dicas gerais sobre redação e ainda orientações de gramática.

Além disso, oferece um manual de redação com apresentação de cada tipo de texto que pode ser exigido pelo ENEM, ensinando como montar a estrutura básica de cada um e como escrever adequadamente. O app realiza uma pesquisa e aponta alguns temas possíveis de serem pedidos nas provas das próximas edições do ENEM.

4. Pomodoro

A técnica pomodoro é muito eficaz para melhorar a produtividade, o rendimento e a disciplina durante os estudos. A prática consiste em dividir o tempo de estudo em blocos de 25 minutos, com pausas de 5 minutos.

Durante os 25 minutos, o estudante deve focar no estudo de uma determinada matéria e retirar qualquer tipo de distração do seu ambiente; após esse período, a pausa de 5 minutos deve ser utilizada para relaxar.

Existem diversos aplicativos disponíveis, como por exemplo o Pomodroido para Android, o Tomato One para iOS e até versões para o desktop, como o Tomato Timer.

Todos eles têm a mesma proposta, que é cronometrar os blocos de tempo, de 25 minutos e 5 minutos, para tocar o alarme ao final de cada período. Os aplicativos Pomodoro são eficientes porque geram maior controle do tempo gasto para o estudo de cada matéria.

Além disso, promovem estímulos ao cérebro que fica habituado a pensar dentro do limite de tempo e focar em pontos relevantes do conteúdo, o que reduz a procrastinação e ajuda a organizar a rotina de estudos.

5. Cola Matemática

Matemática é sempre um desafio e, quando é preciso demonstrar os cálculos e fórmulas realizados para chegar ao resultado, fica ainda mais desafiador. Por isso, este é o aplicativo para quem precisa de uma ajuda extra para essa matéria.

A interface e o design são organizados e muito práticos, o que já contribui para melhorar a experiência do aluno com a matemática. O visual é bonito e os comandos são bem simples, promovendo uma utilização intuitiva para os usuários.

Na resolução dos problemas, após inserir o valor exato para o resultado, na parte superior o aplicativo aparece a resposta completa com gráficos e desenvolvimento do exercício. Por isso, os estudantes podem acessar os detalhes, conferir as fórmulas utilizadas e melhorar o aprendizado a partir das correções realizadas.

Ainda tem informações de expressões de álgebra, geometria e valores de ângulos seno, cosseno e tangentes. É uma excelente ferramenta para aperfeiçoar os conhecimentos em matemática ao estudar para o vestibular.

Uma dica importante: ao baixar os aplicativos, desabilite os alertas de mensagens de WhatsApp e redes sociais para evitar as distrações enquanto dedica seu tempo aos estudos com o smartphone.

Aliar os benefícios da tecnologia com os estudos é uma ação inteligente que auxilia no aproveitamento do tempo e desempenho dos alunos para alcançar sucesso no vestibular e superar os novos desafios da vida de calouro.

Por isso, ao definir os materiais de estudo e as ferramentas para estudar para o vestibular, invista na diversificação e consulte a nossa lista de aplicativos para organizar a rotina e melhorar os resultados nas matérias em que apresenta maior dificuldade.

Se você gostou das dicas e conhece outros aplicativos que ajudam a manter os estudos organizados e em dia, deixe aqui nos comentários a sua indicação!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário