Dicas sobre carreira

Afinal, como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

novembro 5, 2019
como usar nota do enem para entrar na faculdade
Tempo de leitura 5 min

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado todos os anos por milhares de estudantes que querem fazer um curso superior. Mas você sabe como usar nota do Enem para entrar na faculdade?

Uma das principais vantagens dessa prova é a versatilidade que ela proporciona, pois pode ser usada para complementar ou substituir o vestibular e garantir o acesso do estudante a programas de financiamento estudantil ou bolsas. Porém, é preciso compreender como funcionam essas possibilidades de ingresso no ensino superior.

Exatamente por isso, preparamos este post explicando como usar a nota do Enem para entrar na faculdade e as regras aplicáveis em cada situação. Continue a leitura e saiba mais!

Usar a nota do Enem no ProUni 

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa de inclusão criado pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades privadas. Para concorrer, é preciso ter participado de alguma edição do Enem no ano anterior, com nota mínima equivalente a 450 pontos e com pontuação maior que 0 na redação.

Por ser destinado às pessoas com renda mais baixa, o estudante precisa comprovar rendimentos mensais de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer às bolsas integrais. Quem ganha até 3 salários mínimos pode concorrer à bolsa parcial.

Como fazer a inscrição?

As inscrições acontecem duas vezes por ano — uma para cada semestre letivo — e devem ser feitas pelo site do ProUni. Após o cadastro completo, incluindo os dados sobre a renda familiar e individual, o estudante pode fazer a busca de cursos e escolher duas opções.

Elas podem ser alteradas até o término do período de inscrições, com mudanças no curso ou na instituição de ensino. Se as vagas não forem preenchidas, são abertas novas inscrições. Nesse caso, quem fez qualquer prova do Enem a partir de 2010 pode participar.

Usar a nota do Enem no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi uma inovação criada nos processos seletivos das universidades públicas. Trata-se de um sistema informatizado que é gerenciado pelo MEC e utilizado para a oferta de vagas dessas instituições.

Ele abre inscrições duas vezes ao ano — nos meses de janeiro e junho — e substitui o vestibular comum para o candidato. Para participar, basta ter participado do Enem no ano anterior e ter obtido nota superior a 0 na redação. Porém, é bastante comum que as instituições de ensino determinem notas mínimas para determinados cursos.

Como fazer a inscrição?

As inscrições são gratuitas e o processo é todo feito online, pelo site do Sisu. É possível escolher no máximo duas opções entre as vagas ofertadas, aumentando as suas chances de conquistar a aprovação.

Durante o período de inscrições, o candidato pode fazer alterações entre as suas opções, sendo considerada válida a última alteração. Ao final dessa etapa, o sistema seleciona os candidatos com as melhores pontuações em cada curso. Isso considera a nota do Enem e os pesos atribuídos a cada pontuação ou bônus, o que pode variar em cada área.

Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

Se o estudante tiver nota suficiente para se classificar nos dois cursos informados, ele será selecionado apenas para a primeira opção. É fundamental ficar atento aos prazos após a divulgação dos resultados, pois há apenas uma oportunidade para a matrícula. Em seguida, o sistema dará início à convocação dos estudantes da lista de espera para preencher as vagas não ocupadas.

Usar a nota do Enem no Vestibular 

Muitas instituições de ensino privadas investem em alternativas ao vestibular tradicional para aceitar novos alunos. Assim, é possível usar a nota do Enem para entrar na faculdade substituindo a prova comum.

Nesses casos, as regras são determinadas pelas instituições, podendo variar de acordo com o curso e a disponibilidade de vagas. Na Faculdade da Polícia Militar, por exemplo, o estudante precisa ter feito o Enem nos últimos 5 anos e apresentar nota mínima equivalente a 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Os estudantes que desejam aproveitar essa oportunidade devem se informar diretamente com a instituição de seu interesse para saber mais sobre notas de corte, vagas disponíveis, documentos exigidos e datas de matrícula. Dessa forma, você conta com uma alternativa mais simples para ingressar na faculdade, sem precisar passar por um novo processo seletivo.

Usar a nota do Enem no Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que auxilia os estudantes a arcar com os cursos de uma faculdade particular. Essa modalidade de crédito conta com juros mais baixos e os pagamentos se iniciam após a formatura, facilitando o planejamento financeiro. Durante o curso, é preciso arcar apenas com os encargos educacionais.

O valor financiado varia, mas o mínimo é de 50%. Para se inscrever, é exigido que o estudante tenha participado de uma edição do Enem a partir de 2010 e obtido, no mínimo, 450 pontos de média nas provas, além de nota maior que zero na redação.

Outro requisito importante é a comprovação de renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. Para quem tem renda maior, é possível participar do programa P-Fies, destinado para quem tem rendimentos familiares entre 3 e 5 salários mínimos por pessoa.

Como fazer a inscrição?

como usar nota do enem para entrar na faculdade

A inscrição é feita pelo site do Fies. O estudante deve se cadastrar e verificar se o curso está incluído na lista divulgada pelo programa. Em caso positivo, basta preencher as informações solicitadas e responder ao questionário, conforme o seu perfil.

O estudante pode incluir até 3 opções de curso, dentro das vagas disponibilizadas. Após a análise dos pedidos, o resultado é divulgado e os candidatos selecionados poderão concluir a contratação do financiamento.

Agora que você já sabe como usar nota do Enem para entrar na faculdade, aproveite para organizar uma rotina de estudos e dedique-se para conseguir os melhores resultados. Dessa forma, você poderá aproveitar diversas oportunidades para ingressar no ensino superior e construir uma carreira de sucesso!

Gostou do conteúdo? Se você quer aprender outras dicas sobre carreira e estudos, curta a nossa página do Facebook e acompanhe as nossas novidades!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário