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Afinal, como turbinar o seu LinkedIn? Aprenda com 5 dicas simples

dezembro 31, 2019
como turbinar o LinkedIn
Tempo de leitura 5 min

Saber como turbinar o LinkedIn e se tornar atraente aos olhos dos recrutadores é uma grande vantagem para os profissionais experientes como também para aqueles que almejam uma ascensão na carreira.

Todavia, muitos indivíduos perdem oportunidades de emprego por desconhecimento de ferramentas que podem aumentar a visibilidade e proporcionar opções mais vantajosas financeiramente.

Para aqueles que desejam valorizar o currículo e aumentar as redes de contato promissoras, é fundamental seguir algumas dicas para evitar exposição excessiva ou ostracismo nas redes profissionais.

Então, se quiser saber com turbinar o LinkedIn, fique por aqui e conheça algumas estratégias essenciais! Boa leitura!

A praticidade do uso das redes sociais

Como o mundo virtual facilitou diversas relações pessoais e comerciais, o mesmo ocorreu no mercado de trabalho. Sabendo desse comportamento, muitas empresas estão investindo nesse nicho.

A transformação digital alterou as relações de trabalho, fortaleceu as competências profissionais, otimizou os conhecimentos em curto prazo e veio para proporcionar mudanças positivas nas formas de relacionamento virtual com pacientes e gestores.

A inserção das empresas nas redes sociais representa quase 90% do mercado, acompanhando as tendências de uso e comunicação dos trabalhadores, que buscam inclusive informações sobre processos seletivos nessas plataformas.

No entanto, a inclusão requer uma análise prévia e contínua dos possíveis usuários, da melhor linguagem para abordá-los e de como observar a repercussão das mensagens postadas nas redes sociais.

Assim como a disseminação das competências profissionais, deve ser feita de forma natural, objetiva e muito modesta para não incorrer em erros grotescos ou passar uma ideia além das qualificações existentes.

Por que o LinkedIn é importante

Os métodos de recrutamento e seleção de pessoas se diversificaram e os avaliadores não estão mais passivos em relação a isso. Muitos buscam informações em redes sociais para procurar pessoas com o perfil profissional desejado.

Então, fotos divulgadas nas redes sociais, páginas coletivas curtidas e ideias mostradas nas páginas individuais podem ser avaliadas como traço de personalidade dos candidatos.

No entanto, os trabalhadores que buscam recolocação ou uma guinada na carreira se esquecem dessa grande rede de conexão formada pelo LinkedIn e preferem não se cadastrar em mais uma rede social.

Existem aqueles que se cadastram e não atualizam seus dados, o que pode prejudicá-los quando os recrutadores encontrarem o currículo, pois não darão credibilidade às informações relatadas.

Dessa forma, é importante que o profissional crie um perfil condizente com as qualificações apresentadas, faça conexões com pessoas relevantes e escreva sua história nessa rede social voltada ao ambiente profissional.

Veja com o turbinar seu LinkedIn

1. Trabalhe a foto do seu perfil

Antigamente, era necessário apenas uma foto 3/4 inserida nos currículos, porém, com a evolução das relações trabalhistas, a imagem do profissional pode trazer muitas informações subjacentes.

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Sendo assim, a escolha da foto do perfil é essencial para trazer seriedade, competência e valorização da imagem. Contudo, é importante evitar os excessos, tais como fotos simplórias demais ou com apelo visual significativo.

Por isso, cabe ao profissional que se cadastra no LinkedIn selecionar a foto que mais condiz com sua personalidade, evitando situações relacionadas a momentos de lazer, uso de bebidas alcoólicas ou acompanhadas da família.

Para aqueles que trabalham nos serviços de saúde, é fundamental trazer a imagem relacionada aos preceitos de segurança e conhecimento frente às demandas da profissão.

2. Mantenha as informações atualizadas

Turbinar o LinkedIn significa aumentar a visibilidade para os possíveis recrutadores. Por isso, é essencial manter as informações atualizadas sobre as atividades realizadas nos empregos bem como os cursos já finalizados.

Esse processo facilita a conexão com outros contatos, o que pode aperfeiçoar a vida profissional de quem precisa de uma recolocação ou de novas oportunidades dentro do campo da saúde, vislumbrando inclusive possibilidades no exterior.

Sendo assim, cabe ao profissional inserir os cursos de grande relevância, aqueles certificados pelas instituições de ensino e outros que denotam interesse em se capacitar constantemente, mesmo que não estejam relacionados diretamente ao curso de graduação.

3. Personalize sua URL

Personalizar a URL é uma forma prática e objetiva de alcançar o acesso aos recrutadores que são de interesse do candidato. E esse processo é simples e vantajoso para os envolvidos na busca pela vaga.

Portanto, é possível modificar a URL inserindo o nome e o sobrenome do profissional, o que pode destacar aqueles que são especialistas em determinadas atividades ou desenvolvem práticas inovadoras.

Por isso, é recomendável fazer essa modificação que será analisada sob a ótica da originalidade e inovação, fatores que são considerados em qualquer processo seletivo que for iniciado pelo LinkedIn.

4. Construa uma rede de contatos

Construir uma rede de contatos profissionais é uma demanda necessária nos dias de hoje. Isso porque as opções de trabalho são disseminadas mais facilmente pelos contatos realizados de forma presencial e virtual.

Dessa forma, o candidato deve observar as relações sugeridas pelo LinkedIn, aproximar-se de outros profissionais de forma sutil e educada e participar de fóruns virtuais ou, com o tempo, encontros formalizados .

A rede de contatos tem como objetivo também divulgar e fortalecer algumas linhas de atuação pouco conhecidas, ajudar na implantação de serviços nas localidades menos favorecidas, entre outras situações.

5. Compartilhe conteúdo relevante

Turbinar o LinkedIn envolve divulgar e compartilhar conteúdo relevante, baseado em estudos ou fatos reais e de preferência sem opinião política a respeito de temas polêmicos e delicados.

Dessa forma, o candidato demonstra seriedade ao compartilhar temas relevantes para a profissão, condizentes com as boas práticas profissionais e atualizadas com as novas pesquisas sobre o assunto.

Por isso, o profissional deve selecionar as informações que chegam à caixa de entrada, certificar-se da veracidade dos fatos e acompanhar a repercussão e a interação dos demais colegas.

Saber como turbinar o LinkedIn pode ser feito por meio de estratégias eficientes, monitoração constante e análise do retorno diante de novos convites para aumento das conexões, novas solicitação para participar de processos seletivos, além de convites para debater temas diversos relacionados à carreira do profissional.

Por isso, se você achou esse texto útil, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!

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