Sem categoria

Como superar o medo de entrar na faculdade?

fevereiro 19, 2019
Tempo de leitura 5 min

Uma das principais dificuldades dos jovens no momento de entrar na faculdade é conseguir superar o medo, já que existem inúmeras expectativas e anseios que podem interferir na saúde emocional. Afinal, trata-se de um novo ciclo na vida — novas pessoas, exigências mil, enfim, as mudanças podem ser encaradas com um certo receio.

No entanto, é preciso enfrentar as situações. Por isso, nada melhor do que seguir algumas dicas para iniciar com tranquilidade esse período de grande efervescência cultural, descobertas e conquistas. Quer entrar na faculdade com o pé direito? Então continue lendo este post!

Por que o medo é um sentimento comum na hora de entrar na faculdade?

Tudo que é novo por si só já causa medo: quando vamos a um lugar desconhecido, na hora de aprender a dirigir, no começo de um relacionamento, entre tantos exemplos. O mesmo vale quando acaba o ensino médio. Você terá que deixar para trás a turma que nos últimos três anos, provavelmente, fez parte da sua vida, além de professores, funcionários e, até mesmo, a casa dos pais.

Assim, entrar na faculdade é mais um passo rumo ao desconhecido, o que acaba despertando um certo medo. É natural e você não pode deixar que o sentimento paralise as ações. A dica é ir adiante e seguir os seus sonhos. Afinal, existem métodos eficazes para combater o problema, trazendo mais fluidez para sua vida.

Saiba que quase todos os jovens passam por isso nessa fase. O importante é ter a plena consciência de que você está no caminho certo e que o constante aprendizado contribui com o desenvolvimento da carreira, promovendo meios para que a qualidade de vida esteja presente no seu dia a dia.

Com o objetivo de ajudá-lo a não se paralisar em razão das novidades que causam um certo friozinho no estômago, veja agora algumas situações que podem gerar medo e como combatê-las.

Não conseguir passar no vestibular

Trata-se de um pensamento pessimista que, muitas vezes, precisa ser combatido diariamente. Pense em todo o esforço que você fez nos últimos anos, os estudos nos fins de semana, a presença nas aulas etc. Quem está preparado não tem motivos para ficar imaginando que não vai conseguir passar no vestibular.

Claro, existe a ansiedade, que também é comum — principalmente quando o vestibular é mais concorrido. No entanto, saiba que o medo pode ser prejudicial até mesmo para quem está devidamente preparado. Busque relaxar nas semanas antes da prova, mantenha uma rotina com espaço para atividades físicas, hobbies e estudo, além de conversar sobre o assunto com amigos ou profissionais.

Inclusive, colocar para fora o sentimento é uma tática bem eficaz, ou seja, escreva, fale e não deixe pensamentos ruins ficarem martelando em sua cabeça.

Não ter tempo para conciliar trabalho e estudos

Atualmente, muitos jovens conseguem emprego antes mesmo de entrar na faculdade, e muitos necessitam da renda para arcar com o pagamento de uma instituição privada. Sendo assim, existe o medo de que não conseguirá conciliar as responsabilidades.

Pois saiba que existem muitos meios que ajudam na otimização do tempo. Fazendo um planejamento adequado, é possível conciliar o trabalho com o estudo. Claro, você terá que abrir mão de alguns momentos, como a presença em constantes festas, namoros diários ou sessões intermináveis em sua série predileta. Mas vale a pena o esforço e, com a devida organização, dá para fazer tudo com um prazer a mais!

Não ter dinheiro para pagar as mensalidades

Pense na seguinte situação: entrar na faculdade é um investimento ou um desperdício de dinheiro? Sabendo que a educação é o alicerce de profissionais bem-sucedidos, nada melhor do que o esforço de hoje para uma boa colheita amanhã.

Além disso, a faculdade abre novas oportunidades e você poderá conseguir renda extra de diversas maneiras. Há os ganhos de freelancer em várias plataformas online, nas prestações de serviço nos fins de semana e até mesmo em uma bolsa de estágio.

Caso você fique sem dinheiro em alguns dias, saiba que se trata de uma fase, uma espécie de plantio. Como tudo na vida, as situações são passageiras. Portanto, abandone o medo, pois somente por meio da conclusão de um curso superior você estará no caminho de aumentar a renda definitivamente.

Existem também os financiamentos estudantis, que podem ser uma alternativa. O importante é não desanimar.

Não se enturmar na faculdade

Para um jovem recém-saído do ensino médio, o medo de não conseguir se enturmar pode ser um grande problema. Mas essa é uma situação que será devidamente resolvida com o tempo. Nada como a rotina para fazer com que você encontre novos amigos, que podem, inclusive, levar para a vida toda.

Existem os trabalhos em grupo, os intervalos, as apresentações, os estudos, a troca de mensagens sobre assuntos das disciplinas, as paqueras, enfim, motivos não vão faltar. O ambiente universitário faz um convite para a integração, ou seja, esse medo se diluirá no ar rapidamente.

Como escolher uma faculdade que supra as necessidades?

Entrar na faculdade é a escolha mais sensata da sua vida. Caso o medo persista, outra orientação é escolher uma instituição de qualidade que supra todas as suas expectativas.

Ao analisar a faculdade, veja se o corpo docente conta com profissionais com mestrado e doutorado, se os cursos oferecidos são aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), se a infraestrutura é adequada etc. Analise ainda a reputação da instituição na sociedade e observe se a metodologia está sintonizada com as suas pretensões.

Assim, entrar na faculdade será um novo passo rumo ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Portanto, não deixe de vivenciar essa fase de grandes conquistas que certamente será o princípio de um carreira de sucesso.

E aí, ficou com alguma dúvida? Quer acompanhar as nossas postagens? Então siga a gente nas redes sociais (Instagram, LinkedIn e Facebook) e receba sempre conteúdos de qualidade para uma formação campeã!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário