Dicas sobre carreira

7 dicas de como organizar minha rotina e dar conta de tudo

novembro 23, 2018
7 dicas de como organizar minha rotina e dar conta de tudo
Tempo de leitura 5 min
Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

Estudos, trabalho, tempo para a família e amigos… Não é uma tarefa fácil deixar em ordem o dia a dia de quem está se preparando para o vestibular. Até mesmo quem já está na faculdade ou tem uma carreira de sucesso se depara com dúvidas sobre organizar rotina.

É necessário mais do que planejar as atividades diárias, pois sem disciplina e força de vontade é bem mais fácil que a pessoa desista e tudo fique apenas no papel. Lembrando que organizar a rotina é essencial para otimizar o tempo e ser mais produtivo.

O planejamento ajuda a evitar esquecer-se de fazer algo ou deixar coisas importantes pela metade — o que é muito comum quando a pessoa deixa para fazer em cima da hora, sem prever ou se programar para tal.

Assim, ter controle sobre o que fazer, quando, como e onde é o modo mais eficaz de usar melhor o tempo. Pensando nisso, separamos 7 dicas de como você pode organizar melhor a sua rotina e dar conta de tudo. Confira!

1. Avalie como você gasta seu tempo

Antes de começar a fazer os planos e organizar a rotina você precisa saber exatamente o que faz. Passe uma semana anotando as suas tarefas diárias e quanto tempo você gasta para realizar cada uma delas.

Para avaliar como você gasta o seu tempo, é necessário anotar tudo, desde o tempo que você gasta no banho até as horas colocando a matéria em dia. Com essas informações é possível organizar o que podemos chamar de tarefas fixas, que é aquilo que você faz todo dia ou sempre naquele mesmo dia da semana e horário.

2. Crie metas e objetivos

Outra dica que deve ser colocada em prática no início da organização da rotina é a criação de metas e objetivos. Nesse caso, as metas são as pequenas tarefas que você precisa realizar para chegar a um objetivo. Por exemplo, você quer passar no vestibular, esse é seu objetivo. Suas metas são os meios para passar, como estudar, fazer cursinho, buscar uma faculdade etc.

Onde quer chegar? Essa é a pergunta que vai ajudar você a encontrar os seus objetivos pessoais e de carreira. Já a pergunta “tem sentido o que você está fazendo?” deve ser feita para que se tenha certeza de que suas metas realmente estão lhe direcionando para o seu objetivo central.

3. Destaque as prioridades

Algumas atividades acabam sendo mais importantes do que outras, isso é normal. Nesse sentido, anote tudo aquilo que é prioridade, separando o que pode ser feito em pouco tempo, o que é urgente e aquilo que pode ser feito depois. Mas cuidado para não adiar demais e deixar para última hora.

Qual a melhor hora para fazer alguma coisa? Essa é uma pergunta essencial ao se levantar as prioridades entre as tarefas diárias. As tarefas urgentes precisam ser resolvidas com rapidez, porém, se tem algo que se pode resolver em 10 minutos, não tem por que deixar para depois, não é mesmo?

4. Anote tudo em uma agenda

A agenda ainda é uma das melhores soluções para você organizar sua rotina e dar conta de tudo. Seja online — em um aplicativo, por exemplo —, seja no papel, anotar os compromissos e tarefas colabora para que você não se esqueça do que é importante e também se organize de acordo com suas possibilidades.

Você pode organizar as atividades do dia, da semana, do mês e até mesmo já deixar anotada aquela prova do próximo semestre, datas de vestibulares, o casamento do amigo e por aí vai. Para as tarefas diárias procure detalhar tudo, colocando quanto tempo você precisa para finalizá-la de acordo com o que foi levantado quando você avaliou como gasta seu tempo.

5. Evite distrações

Um cuidado na hora de dar conta de tudo é com o tempo gasto nos famosos ladrões de tempo, como as redes sociais, o WhatsApp e a internet como um todo. Uma olhadinha rápida no Facebook pode virar horas sem você nem mesmo perceber.

A internet é algo muito bom para ajudar nos estudos, porém tudo que foi planejado pode acabar se acumulando se você não souber impor limites para usar e aproveitar essa facilidade. E não é só o computador e o smartphone que distraem, por isso evite lugares muito barulhentos ou com muita gente.

6. Separe um tempo para descansar

As pausas são essenciais, desde os pequenos intervalos entre uma atividade e outra até os dias de descanso nos fins de semana e feriados. Você não precisa ficar sobrecarregado, até porque isso só vai prejudicá-lo na hora de cumprir o que planejou.

Sempre que você estiver cansado, pare e respire! E quando perceber que está em um círculo, com a sensação de que as coisas não estão saindo como esperava, tire um tempo para você. Descanse e renove as energias sempre que necessário. Não tenha receio de parar, pois com o corpo e a mente descansados é mais fácil dar continuidade nas tarefas.

7. Seja realista

Não adianta organizar a rotina se você não vai dar conta de cumprir. Por isso, algumas dicas como a criação de metas e objetivos e a análise de como você gasta seu tempo são tão importantes neste momento. Para tudo há limite, inclusive para os estudos.

Por isso, seja realista e organize o seu tempo dentro das suas possibilidades. Parece clichê, mas ainda tem quem acredite que pode abraçar o mundo e acaba não dando conta de tudo. Tendo foco nas suas reais idealizações você consegue organizar rotina e ainda sobra tempo para a família, amigos e para você mesmo.

Outro cuidado importante de se destacar é sobre aquele tempo que parece que está sobrando. Veja como você pode preenchê-lo produtivamente, fazendo alguma atividade física, passeando com seu animal de estimação ou mesmo assistindo uma série que gosta. Com a rotina organizada tudo isso é possível, pois você terá conseguido cumprir suas tarefas essenciais.

Gostou das nossas dicas sobre organizar rotina? Siga nossas redes sociais — Facebook, Instagram e LinkedIn — para acompanhar essas e outras informações importantes sobre rotina, estudos e faculdade!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário