Dicas sobre carreira

Como não perder o foco nos estudos durante a quarentena? Veja!

Maio 12, 2020
como não perder o foco nos estudos
Tempo de leitura 6 min

Saber como não perder o foco nos estudos durante a quarentena é fundamental para manter a produtividade e atravessar a jornada acadêmica após esse período crítico de isolamento social que estamos vivendo. A perda de concentração, principalmente para aqueles que estão se preparando para o vestibular, gerará um impacto significativo após a retomada da vida normal.

Além disso, é possível manter o equilíbrio emocional para se dedicar aos estudos ao mesmo tempo em que realiza outras medidas para aliviar o estresse causado pela restrição da locomoção a outros lugares.

Quer saber mais sobre como não perder o foco nos estudos durante a quarentena? Então, fique por aqui e descubra!

Dicas para manter o foco nos estudos

Manter a disciplina e concentração diante de uma crise sem precedentes na história brasileira é algo desafiador. Isso porque a incerteza da duração da quarentena e os possíveis desdobramentos para a sociedade deixam todos apreensivos.

Todavia é preciso olhar além da tempestade, confiando nas medidas governamentais e se comprometendo individualmente com as medidas higiênicas e antissépticas recomendadas pelos especialistas.

Dito isso é fundamental não perder o foco, observe as dicas a seguir.

Planeje sua rotina

A rotina diante da quarentena foi modificada para a maioria dos brasileiros, incluindo maior permanência dentro das residências, além da adaptação de alguns hábitos de higiene entre os moradores. No entanto, para aqueles que estão na fase acadêmica, é fundamental fazer um planejamento de estudos eficiente e prático pensando na tão sonhada graduação.

Sendo assim, recomenda-se que a rotina de estudos seja mantida, de preferência nos mesmos horários em que as aulas aconteciam, ou, na possibilidade de ter aulas online, no período que ocorria a revisão de conteúdos.

Também é aconselhável organizar com os demais moradores o horário para o preparo das refeições, a responsabilidades com os afazeres domésticos e como cada um lidará com esse período.

Cuide de sua saúde mental

A quarentena, por ser uma medida restritiva e fora dos padrões normais, tem causado episódios de ansiedade, momentos depressivos e muita irritabilidade na maioria dos brasileiros.

Por isso, é importante que os estudantes se atenham ao cuidado com a saúde mental e descubram formas diferentes de relaxamento, como fazer sessões online de ioga, ouvir por meio de aplicativos sobre como lidar nesse período de tensão, entre outras.

Outra atividade que ajuda na manutenção da saúde mental é a prática de atividades físicas, que sofrerá adaptações para que seja realizada dentro da residência. Nesse sentido, buscar aulas virtuais sobre diversas modalidades de exercício é uma alternativa viável.

Adote um método de estudo

Para não perder o foco nas atividades acadêmicas, é interessante adotar um método de estudo diferente, principalmente para se ajustar à nova rotina decorrente da quarentena com os familiares.

Sendo assim, é aconselhável conhecer as metodologias que proporcionam mais produtividade e concentração nesse período, em especial para as situações em que existem muitos elementos de distração na residência.

A escolha do método de estudo dependerá das condições para executá-lo, de um ambiente apropriado para essa atividade e da compreensão dos familiares perante a rotina que se instalará durante a quarentena.

Powered by Rock Convert

Alie-se à tecnologia

Os recursos tecnológicos nunca foram tão utilizados como neste período de isolamento social e podem ser desenvolvidos para ajudar a não perder o foco nos estudos para aqueles que necessitam de produtividade.

Assim, é possível assistir a videoaulas gravadas, acompanhar eventos ao vivo por meio de diversas plataformas, tirar dúvidas por meio de aplicativos de mensagens e compartilhar materiais de estudo com os colegas.

Assim como é plausível retomar as aulas gravadas conforme a disponibilidade de horário do aluno, buscar novos vídeos sobre determinado assunto nos sites de busca, formar grupos de estudos de forma virtual e discutir com os estudantes em sites da temática de estudo.

Faça pausas

Não adianta querer aproveitar o tempo em casa durante a quarentena para se sobrecarregar nos estudos. Isso além de ser contraprodutivo, causa estresse tanto para você quanto para os demais moradores.

Por isso, estabelecer um tempo adequado para estudos bem com os períodos de pausa é fundamental para que os conhecimentos sejam fixados no cérebro e possam ser reativados quando necessário.

No período de pausa, recomenda-se que seja cronometrado e com atividades que relaxam o cérebro e neste ponto cada indivíduo tem suas particularidades , e podem ainda experimentar novas ideias.

O que evitar

Para não perder o foco nos estudos e otimizar as atividades durante a quarentena, é crucial evitar alguns comportamentos inefetivos.

Sobrecarregar-se

A sobrecarga de estudos aliada às tarefas domésticas pode ser uma combinação maléfica, causando insônia, irritabilidade, relação desgastada com a família e certamente poucos resultados.

Dessa forma, é importante planejar como as atividades de estudos serão inseridas na quarentena e como operacionalizar isso de forma racional e sem estresse para si e para os demais moradores.

Não ter momento de prazer

O isolamento social, por ser uma medida atípica , tem causado muitos problemas psicológicos nos indivíduos. E para quem está correndo contra o tempo quando o assunto é produtividade nos estudos, com certeza os momentos de tensão são triplicados.

Diante disso, é preciso se conscientizar de que os momentos de prazer são necessários, porém carecem de ser adaptados ao ambiente residencial e isso não pode ser um impeditivo para não cumprir essa atividade.

Desanimar

O desânimo e a frustração são sentimentos que tomam conta de toda população diante de um cenário sem precedentes e da repercussão negativa que está causando no setor de comércio, serviço, industrial, entre outros.

Apesar disso, é aconselhável não desanimar frente aos acontecimentos, mas sim ter esperanças de que essa quarentena trará modificações no comportamento de todos em prol das melhorias no Brasil.

Saber como não perder o foco nos estudos durante a quarentena é uma tarefa desafiadora que dependerá de comportamentos de disciplina, organização, compreensão dos familiares além de desenvolvimento de novas técnicas de estudos, assim como será necessário evitar algumas atitudes que podem comprometer a produtividade nos estudos e consequentemente o resultado final.

Agora que já sabe como garantir a produtividade mesmo na quarentena, não deixe de aprender também os benefícios da leitura para sua vida!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário