Dicas sobre carreira

Como fazer um currículo irresistível para o primeiro emprego?

agosto 8, 2019
como fazer um currículo
Tempo de leitura 7 min

A expectativa de conquistar o primeiro emprego acompanha todos os estudantes, seja qual for a área de atuação. Mesmo depois de passar por alguns estágios, muitos ainda têm dúvidas sobre como fazer um currículo.

Nada mais natural, já que este é o documento de apresentação e o primeiro contato que o candidato faz com a empresa. Por isso, elaborar um currículo bem estruturado, objetivo e alinhado com a proposta do contratante e com as pretensões do profissional pode ser um fator decisivo para alcançar a entrevista pessoal.

No entanto, muitos estudantes se sentem despreparados ou envergonhados, pois o currículo pode parecer vazio — já que ainda não têm muitas experiências para listar. Mas saiba que é possível descobrir informações relevantes que podem chamar a atenção dos recrutadores e, assim, mostrar seu potencial diante da vaga pretendida.

Continue a leitura e veja, neste post, como fazer um currículo de maneira prática para apresentar às empresas suas principais habilidades e conhecimentos.

Qual a importância de um bom currículo?  

Como ele é considerado o passaporte para entrada na instituição pretendida, é muito importante saber como fazer um currículo bem estruturado. As empresas, geralmente, recebem muitos currículos e por isso realizam uma pré-seleção para depois convidar os candidatos à entrevista. 

Portanto, é importante conhecer o que o contratante espera e quais os critérios solicitados para a vaga e, principalmente, saber como apresentar os dados de forma estruturada, clara, direta e atrativa.

Ou seja, o currículo deve apresentar uma linguagem compatível com a empresa contratante, e o candidato precisa destacar entre suas habilidades, qualificações e experiências aquilo que acredita ser essencial para agregar valor à sua apresentação e, dessa forma, atrair a atenção durante a primeira seleção. 

Qual a estrutura de um currículo e o que escrever nele? 

Embora seja importante usar uma linguagem compatível com a da empresa, alguns dados são essenciais para um bom currículo. Por isso, independentemente da vaga, um currículo deve conter uma estrutura básica conforme a descrição a seguir.

Dados pessoais

As primeiras informações do currículo devem apresentar a pessoa, por isso informe:

  • nome completo;
  • idade;
  • estado civil;
  • endereço completo com cidade;
  • números de telefone celular e residencial
  • e-mail.

Tenha o cuidado para indicar um e-mail correto, ativo, e evite o uso de expressões ou apelidos que não passem credibilidade.

Objetivo

O espaço para descrever seu objetivo deve ser usado de forma direta e estratégica. O candidato deve informar, resumidamente, a atuação pretendida dentro da empresa conforme a vaga oferecida.

No entanto, para quem está em busca do primeiro emprego, o ideal é indicar apenas a área de interesse. Por exemplo, “área financeira” ou “área comercial”. Evite incluir mais detalhes ou várias áreas de atuação, pois o recrutador pode entender que você não sabe exatamente o que deseja. 

Resumo das qualificações

O espaço deve observar o que o nome já diz e ser mesmo um resumo, por isso deve ter no máximo 6 linhas e trazer de forma simples e sucinta as qualificações pertinentes à vaga pretendida. 

Neste ponto, o candidato deve utilizar suas palavras para chamar a atenção do recrutador e levá-lo a ler o currículo até o final. Descreva, sem rodeios, as qualidades adquiridas seja em programas de estágios, trabalhos acadêmicos ou conhecimentos construídos em cursos extras. O importante é incluir informações positivas, mostrando que podem agregar ao trabalho da companhia. 

Formação acadêmica

Não é preciso escrever um texto longo sobre as características de sua formação, basta dizer o curso, o grau de escolaridade e o nome da instituição. É importante deixar claro se o curso já está concluído ou informar a previsão de conclusão. 

Experiência profissional

Para quem já iniciou a carreira e adquiriu experiências anteriores, fica mais fácil preencher este espaço, pois basta informar nome da empresa, cargo e período em que trabalhou.

Mas, para os que fazem sua primeira tentativa de emprego, o espaço pode ser preenchido com informações relevantes para a vaga pretendida. Por isso, descreva atividades curriculares que já tenho feito, além de projetos e trabalhos realizados. Inclua dados como responsabilidades e atribuições e o período em que foram desenvolvidos. 

Cursos complementares

Aproveite o espaço para mencionar cursos, workshops, feiras, congressos, seminários e palestras de que já tenha participado. Inclua uma breve descrição para cada um e tenha o cuidado de atribuir pontos positivos que tenham relação com a vaga oferecida. 

Idiomas

Seja sincero ao informar os idiomas que sabe e o nível de conhecimento em cada um deles, que pode ser classificado como básico, intermediário, avançado ou fluente. Nada vai adiantar tentar chamar a atenção com uma informação incorreta, pois é possível que seja realizado algum teste em língua estrangeira para inclusão do candidato na empresa. 

Informática

Neste campo, o candidato pode listar todos os programas e ferramentas de que tem domínio ou que já tenha feito algum curso da área. Também vale a sinceridade nas informações, pois é outro campo que pode facilmente passar por testes. 

Como fazer um currículo para o primeiro emprego? 

como fazer um currículo

Hispanic woman with resume applying for job during interview meeting

É preciso considerar que, mesmo sendo o primeiro emprego, a falta de experiências anteriores não desqualifica o candidato por si só. Por isso, mostrar que há interesse em desenvolver o aprendizado dentro daquela área e descrever claramente os objetivos pretendidos diante da oportunidade podem contribuir para diferenciar e tornar o currículo atraente. 

Procure utilizar termos e linguagens comuns à empresa e cargo pretendido — não é necessário ter muitas informações, mas é preciso que sejam bem escritos e todas as ideias resumidas com clareza.

Evite utilizar informações negativas, por exemplo mencionar que não tem nenhum tipo de experiência. O melhor é não dizer nada e dar destaque às informações que sejam agregadoras e positivas. 

Para saber como fazer um currículo profissionalmente atraente, é preciso evitar algumas referências, como: inclusão de fotos, números de documentos, títulos, pronomes pessoais ou pretensão salarial, pois são dados que não fornecem nenhum conhecimento relevante e servem apenas para aumentar o tamanho currículo. 

O que pode deixar o seu currículo mais atrativo?

Além de uma boa estrutura como a que já apresentamos acima, o currículo precisa ter atrativos que o diferenciem em meio aos montes de documentos que as empresas recebem diariamente. Para isso, o candidato deve aproveitar o tempo de estudo para investir em aprendizados que promovam diferença e deixar que informações como estas façam parte de seu currículo: 

  • concluir o curso de graduação;
  • aprender novos idiomas; 
  • cursar disciplinas optativas que sejam relevantes para o campo de atuação pretendido;
  • informar a conquista de prêmios relacionados ao conteúdo acadêmico ou esportivo;
  • indicar trabalhos voluntários que já realizou; 
  • relatar algo relacionado à personalidade, como participação em ONGs ou a criação de uma banda musical.

As empresas valorizam muito aspectos comportamentais dos pretendentes, então acrescentar ao currículo informações dessa natureza pode ser uma boa maneira de chamar a atenção. 

Alcançar o primeiro emprego é desafiador e revela um caminho longo, em que é preciso mostrar todo conhecimento e habilidade para se destacar dentro do mercado cada vez mais competitivo.

O primeiro passo para conquistar o emprego é, sem dúvida, se esforçar para saber como fazer um currículo irresistível; por isso, após concluir todas as etapas, volte no início e releia as informações, corrigindo possíveis erros de português ou estrutura. 

Se você gostou das nossas dicas e está pronto para começar a escrever seu currículo e fazer sua carreira decolar, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e permita que seus amigos também tenham essa oportunidade! 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário