Dicas sobre carreira

Como fazer networking profissional na faculdade? Aprenda agora mesmo!

dezembro 24, 2019
como fazer networking profissional

Contatos — eis uma ferramenta de extrema importância no mundo corporativo. É a partir deles que surgem as indicações para vagas, as parcerias, as negociações e os encontros que rendem grandes ideias. Muita gente sabe disso, mas não imagina exatamente como fazer networking profissional. Inclusive, essa é uma prática que pode começar na faculdade.

A fase universitária é aquela em que aprende todo o conhecimento teórico e prático a ser usado futuramente na profissão. Entretanto, a formação obtida nesse ambiente não se resume à parte funcional. A faculdade também pode ser utilizada como um espaço não só para socializar, mas também para fazer contatos que serão importantes na futura vida profissional. Tudo isso sem perder o foco nos estudos, é claro.

Se você ainda tem dúvidas a respeito de como fazer networking na faculdade, continue lendo. Preparamos abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo!

Seja participativo na faculdade

Nas universidades de hoje, os cursos não se resumem às aulas convencionais. Embora, muitas vezes, somente essas representem a parte em que a frequência é obrigatória, existem uma série de outros eventos complementares que contribuem para a formação do profissional.

Embora seja opcional, participar desses eventos não deve ser considerado um ato irrelevante. Isso porque, além de aprender mais sobre a profissão com palestrantes experientes e pessoas que já atuam no setor escolhido há algum tempo, essa também é uma oportunidade de fazer novos contatos.

Ainda que você queira adentrar o mundo corporativo apenas após a conclusão do curso, pode ser que conheça seu futuro patrão em um seminário da faculdade! Portanto, não pense duas vezes antes de se inscrever em atividades extracurriculares, como palestras, feiras e debates na universidade. Aliás, estes últimos são ainda mais ricos, profissionalmente falando, já que proporcionam um intercâmbio de ideias que contribui para a evolução de todos os envolvidos.

Participe de projetos científicos

Dependendo da área escolhida, você ainda tem a oportunidade de participar de projetos científicos. Algumas universidades abrem seus laboratórios e espaços internos para que os alunos se reúnam a fim de realizar pesquisas e organizar projetos — de ensino, pesquisa e extensão.

Normalmente, esses processos também são opcionais e as reuniões ocorrem com a supervisão de um professor, no papel de orientador, que pode se tornar tutor do projeto. Mais uma vez, estamos falando de uma grande oportunidade de estabelecer novos contatos!

E não estamos falando apenas em organizadores e professores envolvidos: o fato de interagir com outros estudantes, assim como você, também é enriquecedor para todos. Lembre-se de que eles também vão se formar e, o que agora é uma conversa informal entre dois universitários, pode, no futuro, tornar-se uma parceria de sucesso entre dois profissionais.

Mantenha contato com parceiros de trabalho

como fazer networking profissional

Sabe aquele seu colega que sempre faz as atividades em dupla com você? Ou mesmo aquele seu grupo que organizou um trabalho importante para apresentar? Então… essas pessoas se tornarão profissionais, assim como você, e é importantíssimo manter-se em contato com elas, mesmo após o fim do curso universitário.

Lembre-se de que, mesmo que você já tenha conseguido o primeiro emprego, este provavelmente não seja o único lugar no qual vai trabalhar. Logo, manter uma rede ampla de contatos vai ajudá-lo no futuro, em seus próximos passos profissionais. Há pessoas que conseguiram uma recolocação no mercado de trabalho (ou mesmo uma sociedade) a partir de contatos feitos na faculdade.

O objetivo da fase universitária, afinal, é formar profissionais para o mercado, mas isso não significa que dela também não possam sair grandes amizades, relacionamentos concretos e parcerias profissionais que perdurarão por toda a vida. E tudo isso pode começar com uma mera troca de contatos na primeira semana de aula ou na fila da cantina entre um intervalo e outro.

Transforme seus professores em contatos profissionais

Se os seus colegas de classe podem se tornar contatos profissionais, o que dizer, então, dos seus professores, que já estão inseridos no mercado? Pode ser que você nunca tenha pensado em dar aulas na vida… e acabe à frente de uma sala de aula de universidade, a partir do incentivo e da indicação de um professor. É assim que muita gente se encontra em uma profissão que nunca antes havia imaginado.

Além disso, seus professores são experientes no mercado em que você deseja atuar e poderão dar dicas importantes sobre os primeiros passos após a faculdade. A relação que hoje é entre tutor e tutelado, amanhã pode se tornar uma bela parceria entre dois bons profissionais — com alguns anos de diferença em relação à experiência, é claro, mas isso não os torna desiguais.

Trabalhe seu perfil do LinkedIn

Se você acha válido usar as redes sociais para interagir com as pessoas, por que não fazer isso também profissionalmente? O LinkedIn é uma das redes sociais mais conhecidas e difundidas atualmente, voltadas ao mercado de trabalho, e fazer parte disso coloca você em contato com diversas pessoas que podem ser fundamentais em sua carreira.

O LinkedIn é, em si, uma rede de networking, já que é capaz de unir pessoas que nunca se viram a partir de contatos em comum. Desse modo, muito mais do que saber como fazer um currículo normal, você enriquece ainda a sua rede profissional e amplia as oportunidades que podem surgir a partir dela. Portanto, crie um perfil profissional e cuide para mantê-lo sempre atualizado. Não deixe de adicionar também seus amigos da faculdade, colegas de curso, veteranos e professores.

Além disso, pensando de uma forma mais altruísta, quem sabe no futuro você também possa ser fundamental na vida profissional de alguém que conheceu na faculdade? No mundo corporativo ou acadêmico tudo pode acontecer!

Percebeu como fazer networking profissional na faculdade não tem segredos? Aliás, quando você decide prestar um vestibular, já está dando o primeiro passo para a sua vida profissional. É na universidade que você obterá a bagagem e o preparo necessários para chegar ao mercado como um profissional completo, responsável e competente. Nesse sentido, por que não aproveitá-la também para fazer bons contatos?

Se este post foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

[rock-convert-cta id=”847″]

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply