Dicas sobre carreira

Saiba como fazer um intercâmbio estudantil e quais os benefícios

outubro 4, 2021

Você sabe como fazer um intercâmbio durante o período da faculdade ou logo após a sua formação? Pois saiba que essa é uma oportunidade bastante possível nessas fases de estudos e pode contribuir, significativamente, para a sua carreira e formação profissional. Fazer uma viagem de intercâmbio tem inúmeros benefícios para quem vive a experiência.

Entre as suas vantagens, estão o autoconhecimento, diversão e, claro, treinar para ficar fluente no idioma que vai estudar. Contudo, o intercâmbio durante ou logo após a faculdade pode ser ainda mais relevante para sua vida profissional. Haja vista que, a vivência contribui com a maturidade e estimula outras habilidades interpessoais.

Pensando nisso, criamos este post para ajudar você a entender como fazer um intercâmbio e como isso pode ajudar no seu futuro. Acompanhe a leitura a seguir!

Contribui com o crescimento da carreira

Só quem já fez um intercâmbio sabe o quanto essa experiência é válida não só para o crescimento pessoal, mas para a carreira profissional. Atualmente, é difícil encontrar uma profissão que dispense a importância de outro idioma. Nas áreas de atuação de enfermagem, biomedicina e educação física, por exemplo, podem surgir oportunidades imperdíveis para quem tem fluência em uma segunda língua, como, por exemplo, morar em outro país.

Contudo, além do intercambista voltar de viagem com total fluência, as experiências vividas ampliam a sua capacidade de resolver problemas e estimulam outras habilidades que fazem a diferença em uma rotina de trabalho. Consequentemente, contribui com o seu crescimento na carreira para receber novas e melhores oportunidades profissionais.

Proporciona experiências diferentes

Você consegue imaginar como um intercâmbio traz um mix de experiências? São culturas, pessoas, hábitos e idiomas totalmente diferentes. Nesse sentido, é mais fácil desenvolver maior autonomia, pois estar em lugares totalmente diferentes e longe dos amigos e família, faz com que você aprenda a resolver problemas e enfrentar desafios.

Além disso, as experiências são fundamentais para ganhar mais autoconhecimento, fazer novos amigos e lidar com a diversidade. Todas essas vivências são essenciais para construir a sua bagagem pessoal e lhe preparar melhor para sua carreira e, também, para o mundo. Com certeza, isso refletirá no sucesso da sua profissão.

Por fim, para quem tem o sonho de ser um intercambista, pode traçar os seus objetivos junto à faculdade e encontrar um plano que melhor se adequa ao seu orçamento e tempo disponíveis para estudar fora do país. Muitas faculdades têm programas estudantis que enviam e recebem alunos de outros países, fazendo dessa ponte uma forma de conhecimento.

Contudo, caso a sua faculdade não tenha esse tipo de convênio, ainda existe outro meio de como fazer um intercâmbio, que é junto às agências especializadas nessa prestação de serviço. Em todos os casos, é fundamental preparar uma reserva para o investimento e garantir que a faculdade ou a agência darão todo o suporte necessário para sua viagem.

Agora que você sabe como fazer um intercâmbio estudantil, aproveite para ler o nosso artigo que fala sobre o que é intercâmbio cultural!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.