Dicas sobre carreira

Como escolher uma profissão? 7 passos para você acertar

março 11, 2022

Saber como escolher uma profissão é um grande desafio. Afinal, há muitas alternativas de carreiras para se seguir e essa é uma decisão que pode definir todo o nosso futuro. Por isso, se você está em dúvidas, não se preocupe!

Logo de cara, adiantamos que o essencial é manter a calma. Nada de tomar decisões de cabeça quente ou a partir da pressão de terceiros. Estamos falando sobre o seu futuro e só você pode saber o que o fará feliz!

Agora, que tal conversarmos sobre algumas dicas para tornar essa decisão um pouco menos complicada? Confira as informações a seguir. Vamos lá!

1. Leve os seus interesses e habilidades em consideração

O primeiro passo é entender quais são os seus interesses, incluindo as suas matérias preferidas na escola, e considerar as suas habilidades, como comunicação, disciplina, trabalho em equipe e outras. Assim, é possível entender em qual segmento se encontra a carreira perfeita! 

2. Converse com quem o conhece bem

Ainda que a pressão dos outros não deva ser um fator determinante para a sua escolha, nada o impede de conversar com pessoas que realmente o conheçam. Pergunte o que elas acham o que combina com você referente a profissões e reflita sobre isso. 

3. Faça um teste vocacional

Os testes vocacionais são um ótimo norte para quem não sabe qual carreira escolher. Podem ser feitos online ou com psicólogos especializados no tema, sendo estes muito mais específicos. Faça o que conseguir e reflita sobre os resultados obtidos.

4. Converse com profissionais de diversas áreas

Já tem algumas ideias sobre profissões que combinam com você, mas ainda não bateu o martelo? Então, é hora de conversar com pessoas já graduadas, e que já estão no mercado de trabalho. Assim, você terá uma ideia de como funciona o dia a dia desses profissionais.

5. Alinhe os seus planos para o futuro 

Como você se vê daqui a 10 anos? Pensar nos seus objetivos (viagens, casa própria, carros, etc.) e alinhá-los às carreiras pretendidas é um exercício importante. É preciso que você tome decisões inteligentes para conseguir chegar onde deseja. Lembrando que trocar de curso não é o fim do mundo — é perfeitamente possível fazer isso, caso sinta a necessidade.

6. Considere o futuro e tendências da área escolhida

A escolha de uma profissão vai muito além de entender qual é a vocação profissional. É preciso, também, ter os pés no chão e entender se a profissão escolhida continuará em alta nos próximos anos. Não negligencie isso!

7. Pense no seu dia a dia

Por fim, é hora de pensar no hoje. Analise a sua rotina e veja se será possível seguir com o curso desejado, levando em consideração a escolha de uma boa faculdade e tudo o que envolve esse universo, como deslocamento, tempo e muito mais. 

Então, não perca tempo e comece a eliminar alternativas e a fazer a sua listinha de prós e contras. E não se esqueça que, essa é uma decisão totalmente sua, ok?

Gostou das nossas dicas? Sendo assim, para ajudá-lo, separamos um artigo que pode ser útil. Conheça algumas áreas da TI, uma das profissões mais em alta no mercado atual, e veja se elas combinam com você!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.