Dicas sobre carreira, Doenças, Educação em Saúde, Orientações jurídicas básicas

Como escolher uma faculdade para estudar: o que devo considerar?

outubro 30, 2018
Como escolher uma faculdade para estudar: o que devo considerar?
Tempo de leitura 6 min

Nos últimos anos, o acesso à educação de nível superior no Brasil teve um crescimento significativo, especialmente devido à ampliação dos programas de incentivo do Governo Federal, como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento do Ensino Superior).

Com a democratização do ensino e o grande número de alunos, aumentou também a demanda por instituições e, consequentemente, o surgimento de faculdades no mercado. Se, por um lado, esse aumento representa um bom sinal para o país, por outro, a quantidade de instituições não é sempre sinônimo de qualidade – muitas delas, inclusive, não são reconhecidas pelo MEC.

Portanto, é preciso saber escolher o lugar ideal para estudar. No post de hoje, listamos algumas dicas de como escolher uma faculdade para te ajudar a garantir não só a validade do seu diploma, mas também um ensino de qualidade. Acompanhe!

6 fatores para considerar ao escolher uma faculdade

1. Reconhecimento do diploma

Antes de mais nada, como já ressaltamos, é preciso se certificar de que o diploma do curso que você pretende fazer tem reconhecimento no mercado. Para isso, tanto a instituição de ensino quanto o curso de graduação escolhido devem ter reconhecimento do Ministério da Educação — caso contrário, não há validação do diploma.

É indispensável conferir se a instituição que oferta o curso em que você pretende se matricular é reconhecida pelo MEC. Para conferir essa informação, basta acessar o site e-MEC, buscar o nome da faculdade e checar se ela está devidamente cadastrada no sistema.

2. Notas do MEC e do ENADE

Além do reconhecimento das instituições e do diploma, o MEC também faz uma classificação dos cursos das faculdades brasileiras por meio de notas. Essa avaliação busca mensurar a qualidade dos cursos de acordo com critérios estabelecidos pelo ministério, que são equivalentes para todas as instituições. Essa nota também pode ser consultada no site do MEC.

Além da nota do MEC, também é válido conferir como foi o desempenho dos alunos do curso e da instituição no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

3. Corpo docente

Outro ponto muito importante para garantir que o curso escolhido é de qualidade, é conhecer o corpo docente e os coordenadores. O grupo de professores que dará as aulas e elaborará o material didático terá grande influência em seu percurso acadêmico – e, consequentemente, influenciará na sua formação e atuação profissional.

As melhores faculdades do mercado contam com um time de professores mestres e doutores. Em geral, essas informações estão disponíveis no próprio site da faculdade.

Você também pode acessar o site da Plataforma Lattes para consultar o currículo acadêmico dos professores. Nessa plataforma, você encontra detalhes do percurso acadêmico, como as linhas de pesquisa do professor em questão, em quais projetos ele atua, suas publicações científicas, entre outros.

4. Infraestrutura da instituição

Um dos pontos mais importantes na escolha de uma faculdade – e que, grande parte das vezes, é esquecido pelos futuros alunos – é fazer uma visita ao prédio em que as aulas serão ministradas. Isso porque o espaço físico da instituição de ensino é tão importante quanto os outros aspectos citados anteriormente, e impacta diretamente a qualidade do ensino.

Verifique toda a infraestrutura oferecida pela instituição, desde as salas de aula até as áreas de convivência e alimentação. Busque saber se a faculdade oferece laboratórios bem equipados, sala de computadores com acesso à internet, auditórios, bibliotecas com um bom acervo, ambientes para estágio curricular obrigatório, dentre outras coisas.

5. Opiniões de alunos e ex-alunos

Não há ninguém melhor que os próprios estudantes ou ex-alunos para atestar a qualidade de uma instituição de ensino. Afinal de contas, eles são o foco da faculdade e conhecem como ela funciona no dia a dia.

Busque a opinião de pessoas que estudaram na faculdade em que você pretende se matricular antes de fazer a escolha definitiva. Pergunte sobre a qualidade do ensino, o trato com os professores, a qualidade do atendimento dos setores burocráticos etc.

Todas as instituições de ensino terão suas vantagens e desvantagens. Portanto, é importante considerar tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos e colocar na balança se vale a pena escolher determinada faculdade.

6. Matriz curricular

Conferir a matriz curricular do curso no qual você pretende ingressar é indispensável para garantir a qualidade do seu aprendizado ao longo de todo o percurso acadêmico. Na matriz, você terá acesso a todas as disciplinas obrigatórias, optativas ou eletivas que serão cursadas em cada semestre, além da carga horária de cada uma delas.

Nesse documento, você também poderá conferir a proporção de disciplinas teóricas e práticas, além de práticas de estágio, laboratoriais e orientação acadêmica para o Trabalho de Conclusão de Curso. Em geral, essas informações podem ser acessadas pelo próprio site da instituição de ensino.

Muito além do ensino

Além de tudo o que citamos ao longo deste artigo, é importante conhecer os diferenciais e os valores da instituição em que você pretende se matricular. Na FPM, a formação humana é tão importante quanto a formação acadêmica e profissional. Nossos valores baseiam-se na disciplina, na cidadania, no respeito, no civismo e na ética, visando formar egressos de alta competência e valor no mercado.

Nossa metodologia de ensino baseia-se na aprendizagem baseada em problemas (PBL, sigla do inglês problem based learning), além de outras estratégias ativas, cuja abordagem estimula a autonomia, a interdisciplinaridade e a participação ativa dos alunos. Diferentemente das aulas tradicionais, em que o ensino é centrado no professor, no método ativo, o aluno é o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, estudam o conteúdo das aulas antecipadamente e deixam o momento do encontro presencial reservado para debater as dúvidas e conclusões sobre  cada um deles.

Além disso, a FPM fomenta a cultura de inovação, estimulando os alunos a desenvolverem novas ideias e projetos inovadores. Outro diferencial da instituição é o trabalho desenvolvido com inteligência social e multifocal, que permitem uma formação diferenciada, no que se refere as situações do cotidiano da área profissional.

Como você viu, são muitos os fatores a serem considerados na hora de pesquisar as melhores instituições de ensino superior do mercado – desde a estrutura física aos valores da instituição. Agora que você já sabe como escolher uma faculdade, aproveite para saber mais sobre a Faculdade da Polícia Militar. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre a FPM!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário