Dicas sobre carreira

Como conseguir estágio? Confira nossas dicas

janeiro 19, 2022

O mundo universitário é repleto de compromissos e desafios, tornando-se algo preocupante para alguns estudantes que não veem a hora de ingressar na profissão. Por isso, é tão comum a dúvida sobre como conseguir estágio na área de estudo, enquanto está na faculdade. Haja vista que, é uma ótima oportunidade para iniciar a carreira.

Existem alguns meios de conseguir estágio, devido aos tipos de contratações, tais como, jovem aprendiz, remunerado ou curricular não obrigatório, curricular obrigatório e voluntário — explicaremos adiante cada um. Porém, todos são uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, favorecendo a carreira do estudante. Agora veja nesta leitura como conseguir estágio!

Considere o tipo de estágio

Como citado, existem alguns tipos de estágios, válidos para a formação de um profissional, mas é relevante conhecer cada um deles:

  • remunerado ou curricular não obrigatório: o aluno trabalha com uma função próxima aos cargos da sua área de estudo. A carga horária é de 30 horas semanais e recebe uma bolsa auxílio. As contratações são de 6 a 12 meses, podendo renovar;
  • curricular obrigatório: depende do cumprimento de uma carga horária para concluir a graduação. É necessário um supervisor da área para acompanhar o estágio e, não é remunerado; 
  • voluntário: não prevê bolsa auxílio e não tem remuneração;
  • jovem aprendiz: o aluno deve estar matriculado em alguma instituição de ensino, para assim, conseguir o estágio. O programa visa dividir os dias de trabalho na empresa vinculada e outros na instituição para estudar.

Desenvolva habilidade requisitadas

Ainda que o estágio seja um meio de desenvolver habilidades e ganhar experiência para o mercado, é válido buscar outras maneiras de se desenvolver. Alguns processos seletivos fazem dinâmicas em grupo ou testes de personalidade para identificar o perfil dos candidatos, que é um fator importante para formar equipes sólidas. 

Para um bom desempenho no recrutamento e, inclusive, no dia a dia do trabalho, verifique as principais habilidades exigidas na área e se prepare para elas. Treine técnicas de comunicação, gestão de problemas e outras competências para se destacar no estágio.

Enriqueça o seu currículo

Não limite os estudos na sua graduação, os cursos extracurriculares são bem-vindos em todas as fases de uma carreira de sucesso, principalmente para quem está começando. Se envolva em projetos de pesquisa e extensão na faculdade, estude um idioma, participe de webinars e seminários, entre outros.

Haja vista que, conseguir estágio vale a pena para conhecer a rotina de trabalho, além de aumentar seu network e seus conhecimentos na área. Mas não deixe de comentar na entrevista de estágio sobre suas experiências que envolvem a profissão fora da faculdade. Inclusive, coloque um tópico em seu currículo destacando essas atividades.

Por fim, lembre-se que para conseguir estágio remunerado você precisa ter vínculo a uma instituição de ensino. Para assim, garantir boas oportunidades de entrada no mercado de trabalho, bem como manter sua contratação, caso já esteja estagiando. Além disso, siga as dicas que abordamos nesta leitura, essas ações ajudarão na sua trajetória profissional.

Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de mais conteúdos como este! Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. Se preferir, Fale Conosco!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.