Dicas sobre carreira

Como aumentar minhas oportunidades de carreira?

dezembro 26, 2018
Tempo de leitura 6 min

Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, as oportunidades de carreira parecem se tornar mais difíceis. No entanto, para aqueles que estão dispostos a se preparar e planejar, o mundo negocial ainda é cheio de possibilidades a serem aproveitadas.

Claro que não é fácil ou rápido ser bem-sucedido. É um caminho longo, mas com grandes recompensas. Basta contar com muito planejamento, uma boa formação, conhecer as pessoas certas e se inserir nos círculos profissionais adequados.

Para ajudar na construção da carreira e facilitar sua inserção no mercado, confira, na continuação de nosso artigo, excelentes dicas sobre como aproveitar e criar oportunidades profissionais!

Construa uma formação profissional sólida

Para aumentar as chances de ser bem-sucedido na carreira, é preciso iniciar pela construção da formação profissional, com a escolha da faculdade que ofereça bons instrumentais para a inserção no mercado de trabalho, cursos profissionalizantes e especializações que acrescentem um diferencial ao currículo e uma boa trajetória acadêmica.

Existem outros diferenciais muito úteis para melhorar as oportunidades na carreira, como fazer estágios, participar de cursos de extensão, projetos de pesquisa, palestras, conferências e outros. Quer dizer, aproveitar as possibilidades que surgem como forma de melhorar as próprias habilidades.

Liste seus pontos fortes

Todos temos qualidades e defeitos. O importante é saber reconhecer, melhorar os últimos e conseguir aprimorar e utilizar os primeiros. Listar os pontos fortes dá uma noção mais clara do tipo de profissional que se é e quais as melhores formas de usá-los a seu favor. Afinal, características como liderança, organização, disciplina, comunicação, dentre outras, são muito apreciadas pelos processos de recrutamento.

O autoconhecimento é uma das melhores ferramentas para conseguir melhorar como pessoa e como profissional. Isso possibilita passar uma noção clara aos entrevistadores em processos seletivos sobre quem você é como pode contribuir para a organização ou mesmo conseguir boas parcerias.

Faça networking com pessoas interessantes

É muito importante, inclusive desde a graduação, investir tempo e esforço em tecer uma rede de relacionamentos profissionais, ou seja, criar networking. Esses contatos com profissionais fornecem uma fonte de indicação de trabalhos, possibilidades de negócios e informações sobre oportunidades de carreira. Um profissional que preza pelo seu networking costuma ter ótimos contatos e ser bem-sucedido.

Procure expandir seu networking com profissionais respeitados e pessoas com quem, efetivamente, você partilha interesses. É muito mais fácil criar conexões quando se estabelece um solo em comum e objetivos semelhantes.

Defina objetivos profissionais

Para alcançar o sucesso, é preciso saber o que se deseja. Por isso, as escolhas da vida profissional precisam ser guiadas por objetivos condutores. Definir quais são os objetivos profissionais ajudará a dar clareza e direcionamento na sua ascensão laboral e facilitará a tomada de decisões.

Um ponto importante aqui é definir os objetivos de curto, médio e longo prazo, usualmente algo em torno de seis meses, dois anos e cinco anos, respectivamente. E, sempre que alcançar um objetivo, reavaliar e criar novos, a fim de sempre manter-se focado e decidido quanto ao que procura alcançar.

Trace um plano para alcançar os objetivos

Além de definir os objetivos, é preciso também pensar em como os alcançará, ou seja, traçar o caminho a ser trilhado. Um plano de ação para cada uma das metas de curto, médio e longo prazo ajuda a determinar os caminhos. Afinal, as melhores oportunidades de carreira não aparecem do nada, são criadas por você mesmo.

Portanto, é preciso ter consciência de que há passos a serem dados na trajetória ao sucesso, nos quais haverá escolhas de prioridades, como a escolha do curso superior e como se preparou para entrar nele. Tendo em mente o que se deseja, se trabalhou na própria formação e construiu um bom networking, o plano para chegar ao topo é uma consequência natural de esforço.

Peça feedbacks a colegas de trabalho e gestores

Para aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho, inclusive por estágios, é muito importante ter feedbacks da atuação. Muitas vezes, nossa perspectiva profissional é autocentrada e nos impossibilita de ver problemas ou, ainda, de enxergar qualidades. Procurar as pessoas com quem se trabalha e pedir essa análise é uma forma de se aperfeiçoar.

Além disso, o próprio esforço em buscar essa melhoria já pode ser visto com muito bons olhos dentro da empresa ou instituição. Isso chama a atenção de lideranças e gestores, que podem considerá-lo um candidato para uma promoção, por exemplo.

No entanto, não basta pedir o feedback, é preciso trabalhar intensamente sobre o que for passado. Quer dizer, é preciso ouvir, internalizar e resolver. Não adianta ter uma análise sobre o trabalho que executa e depois desconsiderá-la ou rebater sem sequer considerar as possibilidades de sua veracidade.

Consolide sua autoridade nas redes sociais

É inegável, hoje, o poder das redes sociais. E elas têm sido muito utilizadas para mostrar o profissionalismo e conhecimento da área em que atuam, assim como posicionamentos relevantes sobre os mais diversos assuntos com profundidade e expertise. Logo, é preciso aliar o uso das redes sociais a uma presença profissional contundente e interessante.

No LinkedIn, por exemplo, uma rede social voltada unicamente ao mundo empresarial, muitas oportunidades surgem todos os dias. Um perfil completo e que demonstre a qualificação que construiu é uma excelente forma de conseguir melhores oportunidades na carreira.

Para além disso, usar Facebook, Instagram, Twitter e outras redes pode também atingir um público interessado em seus serviços ou produtos ou mesmo chamar a atenção de empresas e caçadores de talento. Logo, é imprescindível pensar na forma como trata as redes sociais para um bom futuro profissional.

Aprenda a confiar em si mesmo

A autoconfiança, quando não se torna arrogância, é muito importante para saber que a sua capacidade não é medida pela quantidade de nãos que pode tomar, mas sim pelas boas oportunidades que consegue aproveitar. Ademais, ser autoconfiante melhora a capacidade de comunicação e permite aproveitar mais os contatos sociais e profissionais, assim como aprofundá-los.

Mesmo com um mercado de trabalho competitivo, existem muitas oportunidades de carreira para profissionais comprometidos com a excelência e dispostos a investir na própria formação. Para além disso, aqueles com perfil empreendedor sabem também como criar suas próprias chances de fazer negócio!

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