Dicas sobre carreira

Terminei o colégio militar, e agora?

maio 28, 2019
Colégio militar
Tempo de leitura 6 min

Muitas pessoas começam seus estudos em colégios militares por escolha dos pais e, mais tarde, descobrem neles o verdadeiro segredo para a formação de, mais do que bons profissionais, cidadãos realmente conscientes e patriotas. Há quem se apaixone tanto por tais valores a ponto de desejar seguir a carreira militar. Entretanto, ainda que essa vontade esteja muito clara, as dúvidas podem surgir quanto à profissão a seguir dentro das forças armadas e forças auxiliares.

Enquanto alguns defendem que a disciplina militar é muito rígida e que bom mesmo é adotar condutas mais brandas na educação das crianças e dos jovens, outros simplesmente compreendem que tal rigidez é necessária para o desenvolvimento da pessoa dentro dos limites da legalidade e da ética social. Ainda que as crianças possam reclamar de tais disciplinas, a princípio, ao crescer elas vão tomar consciência da sua importância.

Se você cresceu em um colégio militar e deseja seguir carreira, acompanhe este post sobre a graduação em instituições de ensino superior militares.

Por que estudar em uma instituição de ensino superior militar?

Pode ser que você esteja se perguntando a real importância de estudar em uma instituição de ensino superior militar se os valores já foram adquiridos na escola, durante a infância. Entretanto, o fato de ter estudado sempre em colégios que exaltam tais valores não isenta você da necessidade de continuar cultuando e desenvolvendo tal conduta também na faculdade. Além disso, as opções de cursos e a matriz curricular já seguem modelos preestabelecidos, que tornam o indivíduo apto a atuar nas forças militares sob seus diversos aspectos.

Essa questão faz parte da formação completa dos profissionais de forças militares. Sem desmerecer instituições não militares, estudar em uma delas pode fazer com que o jovem tenha contato com valores contraditórios aos aprendidos no colégio militar, e isso poderia gerar certo desconforto e dúvida quanto à linha de comportamento a ser seguida. Manter-se estudando em instituições militares garante a certeza de estar no caminho certo para se tornar um grande defensor da pátria.

Qual é a importância desses valores para a carreira militar?

Entrar nas Forças Armadas por mera conveniência ou por questões financeiras não é o melhor caminho a seguir. Para estar verdadeiramente preparado para ser um militar, é preciso tomar consciência de que, muito mais do que uma profissão, você está abraçando uma missão que deve ser cumprida por toda a vida.

A carreira militar envolve muito mais do que uma atuação profissional: ela deve ser marcada por ações que visem a defesa da pátria e a transformação da sociedade, de modo geral. Isso só se torna possível quando a consciência dos valores a serem seguidos aparece desde cedo, ainda na formação acadêmica — daí a importância de formar-se em instituições militares.

Quais são os principais cursos para atuar nas forças militares?

Existem alguns cursos principais que podem ser escolhidos por quem deseja seguir carreira nas forças militares. Listamos os principais a seguir.

Educação Física

O curso de Educação Física para a carreira militar visa formar o profissional para atuar nos campos do esporte, da cultura e do lazer, favorecendo a cidadania, a consciência corporal e as potencialidades físicas. O profissional formado dessa maneira compreende a aptidão necessária para entender as políticas e desenvolver estratégias relacionadas à saúde.

O perfil do profissional que escolhe essa área normalmente envolve algumas características principais, como habilidade pedagógica e científica, capacidade de construir caminhos interdisciplinares, articulação do saber e comprometimento ético. A educação está ligada à construção do futuro humano.

Colégio militar

Biomedicina

Para quem gosta do ramo da saúde, a Biomedicina pode ser uma boa escolha. O profissional formado na área se torna apto a administrar e atuar nos laboratórios de análises clínicas e toxicológicas. Ele realiza exames, executa pesquisas e participa de equipe multidisciplinares, sempre levando em conta os valores humanos e sociais, além das condutas específicas defendidas pelo militarismo.

A qualidade de vida das pessoas e o seu bem-estar devem ser continuamente exaltados, assim como o contexto geral da família, a convivência e a sociedade. O papel de educador, na transmissão de conhecimentos inerentes à área também se torna fundamental para a formação de profissionais que vão atuar na sociedade sob os mesmos valores.

Enfermagem

O curso de Enfermagem em faculdades militares visa formar indivíduos com a consciência de que o homem é um ser em constante evolução e interação com o meio. A atenção à saúde deve ser conjugada à família e à comunidade. O profissional se torna capacitado a exercer procedimentos técnico-assistenciais focados na pessoa humana, valorizada como tal.

Planejar, organizar, dirigir, coordenar e supervisionar serviços de enfermagem devem ser procedimentos que se tornam a marca registrada desse profissional. A aplicação das metodologias inerentes à enfermagem, a articulação de pesquisa, ensino e extensão e o desenvolvimento de habilidades voltadas ao trabalho em equipe são pontos que merecem destaque, já que englobam princípios que fazem parte das características valorizadas na atuação por profissionais das forças militares.

Como escolher o melhor curso para você?

Entre essas opções que citamos, não existe uma que possa ser considerada a melhor, de modo geral. A escolha varia de pessoa para pessoa, já que deve levar em conta os pontos de interesse, o perfil e os gostos do estudante.

Embora os valores militares sejam os mesmos transmitidos aos estudantes de todos os cursos, os conhecimentos técnicos e os ramos variam de profissional para profissional, e é essa questão que deve ser confrontada com o perfil do estudante e considerada na hora de escolher.

Seguir a carreira militar não é a única escolha que o estudante precisa fazer: assim como em qualquer outro campo, também é importante escolher com consciência a vertente a ser seguida.

Como você pôde ver, o colégio militar é apenas o primeiro passo para a construção de uma carreira nas tropas. Após o término, o estudante pode escolher um curso superior que, ao mesmo tempo que seja condizente com seus planos para a carreira, também o torne apto a abraçar oportunidades de integrar as forças militares sob uma de suas vertentes profissionais.

Se você terminou o colégio militar e deseja seguir com os estudos sem perder o contato com os princípios aprendidos, entre em contato conosco e conheça os nossos principais cursos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário