Dicas sobre carreira

Como construir uma carreira de sucesso em Educação Física?

janeiro 17, 2020
carreira educação física
Tempo de leitura 7 min

Quem gosta de movimento, adora fazer exercícios para estar com a saúde em dia e tem vontade de proporcionar isso para outras pessoas precisa conhecer a carreira em Educação Física. Ela é a ideal para quem tem como objetivo promover melhor qualidade de vida a outras pessoas por meio de atividades físicas.

Além disso, esse é um mercado que está em ampla valorização, porque, como a vida moderna tem provocado sedentarismo e estresse, a saída é buscar na prática esportiva e nos exercícios físicos uma forma de relaxar e se sentir bem.

Quer saber mais sobre como você pode construir uma carreira de sucesso em Educação Física, como é o curso e onde estudar? É só continuar a leitura!

Área e carreira em Educação Física

A carreira em Educação Física é promissora: dependendo do perfil profissional que deseja, o estudante precisa optar pela licenciatura ou pelo bacharelado. Isso vai definir a área em que poderá atuar depois de formado.

É bom ressaltar que as possibilidades são muitas e a empregabilidade é alta desde o início da carreira. Vamos explicar cada uma logo abaixo.

Licenciatura em Educação Física

O licenciado está apto a trabalhar em escolas de ensino fundamental e médio, ministrando aulas da disciplina. Sua tarefa é proporcionar a crianças e jovens o contato com atividades esportivas e estimular a prática de atividades físicas.

Atualmente, nas escolas, é o professor de Educação Física quem trata de assuntos como bullying, transtornos alimentares e sedentarismo. Fora da sala de aula, em um ambiente mais aberto, ele consegue observar o comportamento dos alunos e a forma como se reúnem (ou não) em grupos. Por isso, esse profissional é essencial na formação dos cidadãos.

O mercado de trabalho

Nas escolas públicas e particulares, a atuação do professor de Educação Física vem mudando. Se, antes, as aulas eram uma espécie de lazer, um momento lúdico fora da sala de aula, hoje isso mudou. No ensino médio, por exemplo, os eixos a serem trabalhados são:

  • esporte;
  • ginástica;
  • jogos;
  • brincadeiras;
  • danças;
  • lutas.

Tudo é feito sob uma perspectiva interdisciplinar, levando em consideração os princípios de inclusão e sociabilidade. A tendência é que haja teoria aliada à prática. Por exemplo, ao tratar de capoeira, não é só a execução da atividade que conta, mas sua história e importância sociocultural.

Bacharelado em Educação Física

O profissional de Educação Física — também chamado de bacharel — está apto a atuar em diversas áreas. Ele só não pode dar aulas na educação básica. O mais comum é professor de academia, personal trainer, preparador de atletas e até lecionar no ensino superior, dependendo da especialização que fizer.

Especializações na área

É certo que, com o avanço da ciência e das novas tecnologias, a qualidade de vida da população melhora. A descoberta de técnicas e o desenvolvimento de metodologias diferenciadas exigem que o profissional continue se aperfeiçoando mesmo depois de finalizada a graduação.

Para se manter ativo no mercado e continuar desenvolvendo suas habilidades profissionais, o graduado em Educação Física pode buscar um curso de especialização. Além do mais, os melhores salários do mercado estão reservados para quem se prepara melhor.

É possível se aprofundar nas mais variadas áreas. Veja algumas sugestões a seguir.

Treinamento Desportivo

O profissional de educação física pode atuar na preparação de atletas profissionais em diferentes modalidades. Ele pode se dedicar a um atleta em específico ou gerenciar o treinamento de um time ou equipe.

Powered by Rock Convert

Em alguns casos, o profissional de educação física também prepara atletas amadores para corridas e outras modalidades esportivas. Em conjunto com fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais, seu objetivo é elevar ao máximo o condicionamento físico da pessoa.

Teoria e Prática do Exercício Físico Aplicado a Pessoas com Deficiência

O objetivo de cursos de pós-graduação dessa área é aperfeiçoar o trabalho do profissional de educação física e aplicá-lo a pessoas com necessidades especiais. A inclusão ocorre tanto no ambiente escolar quanto na prática esportiva. Para se ter uma ideia da importância desse setor, é só pensar no crescimento e na importância dos Jogos Paralímpicos.

Coaching de Bem-estar de Saúde

Nessa modalidade de especialização, o aluno aprende técnicas de coaching e atua junto a outros profissionais da área da saúde para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Embora o termo esteja muito ligado à busca por sucesso profissional, há outras instâncias beneficiadas por essa prática, como a espiritual e a física.

Educação Física Escolar

carreira educação física

Essa é uma especialização mais voltada para os licenciados que desejam se aperfeiçoar na metodologia e nas dinâmicas de sala de aula.

Vale ressaltar que muitos desses cursos de pós-graduação podem ser feitos na modalidade a distância ou, ainda, em fins de semana, sempre de forma a facilitar a vida de quem precisa aliar trabalho à continuação dos estudos.

Conheça a graduação da Faculdade PM

Quer saber como funciona o curso de graduação em Educação Física da Faculdade da Polícia Militar? Além de oferecer uma estrutura ideal para sua formação, o ensino é baseado em valores sólidos e a educação militar pode ser o diferencial para que você obtenha sucesso na carreira em Educação Física.

O processo seletivo conta com vestibular (comum ou agendado), além da possibilidade de usar a nota do Enem para substituir a prova.

O curso de Educação Física foi avaliado com nota 4 pelo MEC (em uma escala em que 5 é a nota máxima) e oferece excelente formação a estudantes que querem cursar o bacharelado. As aulas ocorrem no período da noite e o curso tem duração de 4 anos.

A ênfase da formação é voltada às áreas de saúde, cultura, esporte e lazer. Dessa forma, o profissional está apto a lidar em várias frentes de trabalho, de cargos mais administrativos — envolvendo gestão de projetos e desenvolvimento de pesquisas — a áreas mais práticas.

A matriz curricular do curso de Educação Física contempla disciplinas voltadas à gestão de projetos, ao esporte, à Biologia e aos cuidados e funcionamento do corpo humano, entre outras.

Para você ter uma ideia do que vai cursar na graduação, trouxemos algumas das disciplinas oferecidas ao longo do curso:

  • Anatomia Humana;
  • Histologia/Citologia;
  • Bioquímica;
  • Fisiologia;
  • História da Educação Física;
  • Fundamentos da Iniciação Esportiva;
  • Psicologia do Esporte e da Educação Física;
  • Educação Física e Envelhecimento;
  • Nutrição Esportiva;
  • Epidemiologia e Saúde Pública;
  • Gestão e Empreendedorismo da Educação Física e do Esporte.

Outras disciplinas relacionadas a danças, lutas, atletismo e demais esportes também estão contempladas na matriz curricular. Assim, o aluno recebe uma formação completa e está apto a atuar de forma responsável no mercado de trabalho.

Como você deve ter percebido, a carreira em Educação Física consegue unir o cuidado com o corpo e a saúde das pessoas a uma atuação cheia de possibilidades, seja no dia a dia das academias, seja em fomentação de projetos de incentivo à cultura e ao lazer. O importante é escolher uma faculdade que promova ao profissional da área uma grande responsabilidade social, para que seja cada dia mais valorizado por isso.

Se essa é a sua vontade, entre em contato e descubra como ingressar na Faculdade PM. Esse pode ser o início do seu futuro de muito sucesso!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário