Dicas sobre carreira

Capacitação profissional: por que é importante na graduação?

Maio 22, 2020
capacitação profissional
Tempo de leitura 6 min

Cuidar da nossa carreira profissional é uma estratégia que deve ser mantida até por aqueles que já têm estabilidade. Nesse contexto, uma das melhores formas de obter bons resultados é investir na sua capacitação profissional.

Acredite: é bem comum que as pessoas fiquem estagnadas em seus cargos e não tenham planos de melhoria. Logo, entender que a capacitação profissional não é apenas uma estratégia para conseguir uma promoção é fundamental.

Ela pode ser uma ótima forma de aperfeiçoar as habilidades já adquiridas e de conquistar outras. Com isso, não só o profissional se beneficia, mas a empresa na qual ele trabalha. Neste texto vamos explicar o que é a capacitação e como é possível fazê-la. Entenda!

O que é capacitação profissional?

Investir nas nossas competências pode fazer uma grande diferença para conseguir o emprego dos sonhos e ter um salário melhor. Existe uma pesquisa que comprova isso: de acordo com o IBGE, uma pessoa com formação superior consegue ganhar até 2,5 vezes mais do que alguém que concluiu o Ensino Médio. Para ter capacitação profissional é preciso só fazer um curso universitário?

Não exatamente. Em uma descrição simplificada, a capacitação é tudo aquilo que ajuda a desenvolver as habilidades profissionais. Isso inclui cursos, estágios e serviços voluntários, por exemplo. Qualquer uma dessas atividades é considerada qualificação, já que permitem que o profissional consiga utilizar suas habilidades e assimilar novas, trabalhando tanto a prática quanto a teoria.

Quais são os benefícios da capacitação profissional?

É evidente que ter formas de adquirir mais conhecimento e colocar em prática suas habilidades gera bons resultados para a sua vida profissional. Aqui, separamos os principais deles. Confira!

Desenvolvimento de novas habilidades

O primeiro grande benefício quando pensamos em capacitação profissional é a possibilidade de obter novas habilidades, que oferece resultados bastante positivos à carreira no longo prazo.

É importante destacar que as empresas querem os melhores profissionais do mercado, e para muitas delas, as qualificações são o principal motivo para escolher um empregado.

Diversas das habilidades trazidas pela capacitação, no entanto, não têm uma relação direta com a profissão, mas garantem aprendizados que serão utilizados de uma maneira mais ampla pelo profissional. Um exemplo disso é um advogado, que pode fazer um curso de finanças para melhorar a gestão do seu escritório.

Diferenciação no mercado de trabalho

Destacar-se em um ambiente extremamente competitivo como é o mercado de trabalho é fundamental não só para conseguir as melhores oportunidades, mas para se manter no cargo atual. Nesse ponto, investir na sua capacitação profissional é a melhor estratégia, além de ajudar na exploração de novos horizontes, inclusive para uma possível mudança de área.

Atualização constante

O mundo não é o mesmo em vários aspectos: desde cada vez mais tecnologias tomando conta da nossa vida cotidiana até as profissões que antes eram necessárias, e que agora não existem mais. 

O profissional que deseja se manter relevante no mercado precisa estar a par de tudo o que está acontecendo. Ele deve entender quais são as novas ferramentas que facilitam o seu trabalho, as novidades sobre os assuntos técnicos etc. A busca pela capacitação profissional é a chance de estar sempre atualizado.

Powered by Rock Convert

Mais produtividade

Essa é uma vantagem que não só beneficia o empregado, mas as empresas. Um profissional com mais habilidades pode proporcionar mais produtividade às suas ações — certas competências são desenvolvidas trazendo mais capacidade de trabalho em menos tempo.

Como conduzir sua capacitação profissional?

Para você que tem dúvidas sobre como investir nesse processo de crescimento profissional, separamos algumas dicas de como começar. Acompanhe!

Faça uma autoanálise

Acreditamos que o primeiro passo para acertar nas escolhas do seu desenvolvimento profissional é conhecer o que você já tem. Seja para melhorar a sua posição no seu emprego atual, seja para buscar novas oportunidades, você precisa conhecer o que tem a oferecer.

Primeiramente, veja o que as empresas exigem. Em seguida, analise o que falta para você e, nessa altura, comece a procurar formas de capacitação.

Faça cursos livres

Com a Internet, a possibilidade de fazer cursos foi muito ampliada. Ela proporcionou a chance de obter diferentes opções em apenas um clique, além de ser possível realizá-los de qualquer lugar. 

É importante ter cuidado na hora de escolher: a qualidade da instituição deve ser averiguada, observando as avaliações e o currículo dos professores, por exemplo. Outra questão essencial é não se prender apenas aos cursos vinculados à sua ocupação. Procure outras especialidades que servem de complemento para melhorar as habilidades já existentes e para lidar com diversas situações.

Participe de atividades extraclasse

Se você ainda está em formação, as faculdades costumam exigir atividades extracurriculares. Essa é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento e para agregar experiências à sua carreira. 

Palestras e congressos, por exemplo, englobam conhecimentos de pessoas com muito mais capacitação e proporcionam uma nova visão sobre a sua ocupação, além de serem ótimas chances de aumentar o networking profissional.

Faça serviços voluntários

Outra grande iniciativa e que poucos podem associar à capacitação profissional é a realização de serviços voluntários. Essa é uma ótima chance para agregar experiências ao seu currículo e melhorar a sua relação com as pessoas — além de ser uma boa causa e ajudar no desenvolvimento pessoal. 

Há muitas opções de serviços voluntários, desde a arrecadação de mantimentos até o oferecimento dos seus conhecimentos àqueles que não podem pagar. Veja que essa é uma atividade tão importante no quesito profissional que pode até ser utilizada para turbinar o LinkedIn.

Ao longo deste texto você viu como o investimento em capacitação profissional pode fazer toda a diferença para o seu desenvolvimento. Além de garantir que suas habilidades sejam aprimoradas e que você aprender novas, essa é uma maneira de se atualizar perante as exigências do mercado. Vale a pena acompanhar algumas dicas para começar a investir no seu processo de qualificação. 

Esperamos que este texto tenha sido útil e que ele inspire você a buscar melhores oportunidades para desenvolver as suas habilidades. Caso esteja procurando um local para aprimorá-las, que tal conhecer os cursos oferecidos pela Faculdade da Polícia Militar (FPM)? Temos diversas opções ministradas por professores extremamente qualificados! Confira!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário