Educação em Saúde

5 blogs sobre saúde que todo profissional da área precisa conhecer

Maio 26, 2020
blog sobre saúde

A internet está repleta de informações sobre as mais diversas áreas de atuação. No entanto, pode ser difícil selecionar apenas os melhores conteúdos — especialmente em um blog sobre saúde, devido ao alto teor técnico do assunto. Apesar de desafiador, a procura precisa continuar!

Para se destacar no mercado de trabalho, é necessário se preparar. Fazer uma boa faculdade, algumas especializações e estar em dia com as novidades da área são fatores fundamentais.

Continue a leitura para descobrir onde encontrar as principais informações na área da saúde!

Por onde começar a se informar e como escolher entre tantas opções?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que a internet é um território livre e que aceita qualquer tipo de informação — publicada por qualquer pessoa, especialista no assunto ou não. Sendo assim, é imprescindível pesquisar a idoneidade do blog antes de começar a consumir seu conteúdo e até indicar os materiais oferecidos pela empresa.

Uma boa forma de fazer isso é analisando fatores como:

  • a facilidade de encontrar informações sobre a empresa;
  • se a notícia e os conteúdos em geral são atualizados;
  • qual a fonte das informações;
  • a identificação dos responsáveis pelos materiais, bem como quais são suas qualificações;
  • os comentários feitos pelos leitores no próprio blog da empresa ou em suas redes sociais.

Para facilitar ainda mais esse processo, selecionamos 5 blogs sobre saúde. altamente confiáveis e relevantes , que todo profissional da área — formado, estudante ou aspirante — deveria conhecer o quanto antes.

1. Consultório 2.0

Formado por profissionais de Medicina, Marketing, Gestão e Tecnologia da Informação, o software Consultório 2.0 foi criado com o intuito de ajudar médicos e gestores a aumentar o número de pacientes e a melhorar a divulgação de clínicas e consultórios.

Além disso, eles oferecem conteúdo variado sobre medicina e gestão em seu blog, o que pode beneficiar profissionais das mais variadas especialidades e que têm interesse em abrir ou gerenciar uma clínica ou consultório.

2. iClinic

O iClinic também é um software de gestão de clínicas, mas, além de um blog repleto de conteúdo educativo sobre marketing e gestão, conta com adicionais muito atrativos, como os cursos gratuitos, entre eles o de Marketing Digital para Médicos.

Assim como o Consultório 2.0, o iClinic tem à disposição profissionais especializados em Medicina, Marketing e Gestão para auxiliar os profissionais da área a se destacarem e a se reinventarem com as novas tecnologias disponíveis no mercado.

3. Saúde Digital

O portal Saúde Digital é uma startup médica focada na produção de conteúdo educacional — textos, vídeos e podcasts — com o principal objetivo de divulgar os avanços mais recentes da gestão e tecnologia hospitalar.

Além disso, oferece cursos e materiais educativos para a capacitação de médicos e profissionais da área da saúde com tudo o que é preciso saber sobre as novas ferramentas digitais e jornada do paciente.

4. Vitta

O blog Vitta também aborda assuntos como: carreira, marketing, finanças e gestão, como nossos outros exemplos, mas ele não para por aí!

Com uma equipe de profissionais formados em: Medicina, Enfermagem e Nutrição, o conteúdo do blog vai desde telemedicina até saúde da mulher. Um bom lugar para tirar dúvidas sobre os mais variados assuntos da área.

5. TEDMED

TEDMED é a edição independente de saúde e medicina da mundialmente famosa conferência TED. As palestras do TED já ultrapassaram o número de 2 bilhões de visualizações em todo o mundo.

O objetivo da fundação é preencher lacunas entre a ciência e o público, encontrando e compartilhando histórias que informam, inspiram, envolvem e provocam ações, dentro e fora da saúde e da medicina. Vale a pena conferir!

Além dos blogs citados é sempre uma boa ideia conferir as notícias dos portais relacionados a cada profissão, por exemplo:

Dica extra

Utilizar entretenimento pode ser uma boa forma de aprender e se informar. Para isso, assistir a séries para profissionais de saúde — Grey’s Anatomy, Dr. House, The Good Doctor etc. — pode ser bem interessante.

Mas não adianta apenas acompanhar séries, blogs e portais sem uma estratégia. Se seu intuito é se destacar na carreira, as próximas linhas vão ajudar. Confira!

Como os blogs sobre saúde podem ajudar em sua carreira?

Para que todos esses conteúdos possam de fato ajudar em sua carreira, independentemente do estágio profissional no qual você se encontra atualmente, criar uma estratégia de leitura pode ser a solução.

Para isso, vale ressaltar a importância de selecionar muito bem os blogs que serão suas principais referências de conteúdo e a frequência com que eles serão acompanhados — diariamente, de forma semanal ou, até, mensalmente.

Depois, divida-os em categorias como:

Essa etapa pode ajudar a priorizar os assuntos mais importantes a fim de serem lidos e estudados com uma periodicidade maior que os demais.

Uma última dica nesse quesito é analisar de que forma as empresas responsáveis por esses blogs podem colaborar diretamente para sua carreira. Para isso, analise:

  • se elas oferecem cursos de capacitação profissional;
  • se possuem softwares de gestão ou agendamento de consultas;
  • qualquer outro produto ou serviço que seja relevante para sua realidade.

Outro fator que contribui muito para uma carreira de sucesso na área da saúde é a inteligência emocional, que é, de forma resumida, a capacidade de identificar os próprios sentimentos, observar os comportamentos das outras pessoas e analisar de que forma podemos melhorar o estado de saúde delas.

Todas essas dicas em conjunto com bons cursos de graduação e o aprendizado constante por meio de blogs, séries e o contato diário com a realidade dos pacientes são fundamentais para a construção e a consolidação de uma carreira incrível na área.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Já conhecia algum blog sobre saúde que fosse tão incrível quanto os que apresentamos? Se este post ajudou de alguma forma, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude a levar informação relevante e de qualidade para ainda mais pessoas!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply