O termo biotecnologia ou biotech é muito falado atualmente, principalmente por conta da busca pelas vacinas contra a Covid-19. No entanto, esse campo de estudo é mais antigo do que parece, pois no século 19 houve um marco do primeiro progresso utilizando essa prática.
O cientista Louis Pasteur descobriu que a fermentação ocorre por meio das ações de microrganismos. Nesse sentido, a biotecnologia é um estudo de processos que envolvem organismos vivos, como fungos, algas, inclusive, o DNA recombinante. Dessa forma, a biotech funciona para modificar produtos ou ecossistemas para serem utilizados a favor do mundo.
Portanto, acompanhe no artigo a seguir a importância desse estudo e as suas principais aplicações, bem como o futuro da biotecnologia. Boa leitura!
Quais as aplicações da biotecnologia?
A biotech está na raiz de soluções inovadoras para a humanidade, pois os estudos de identificação, sequenciamento e modificação de organismos, permitem ampliar as pesquisas de biologia, química e física. Portanto, é por meio da biotecnologia que se escolhe ou elimina funções das células para criar cópias genéticas idênticas.
Dessa forma, não só é possível, mas, principalmente, fundamental as suas aplicações em outras áreas de estudo, como veremos a seguir. Afinal, a biotech pode ajudar na produção de vegetais, recuperação da flora causada por danos humanos, busca de tratamentos para doenças, como câncer e imunização em massa, como as vacinas.
Agricultura
A biotech traz evoluções importantes à agricultura, pois oferece informações para manipulação das plantas, o que reflete na maneira de cultivo, manutenção e colheita dos vegetais. Dessa forma, é feita a manipulação dos alimentos transgênicos que, além de poder aumentar a sua quantidade, melhora a qualidade e oferta.
Outro detalhe importante desse estudo para a agricultura são as intervenções no genoma. Nesse sentido, as espécies são criadas dispensando a necessidade de agrotóxicos e pesticidas, pois se desenvolvem com resistência a pragas, por exemplo. Além disso, esse campo também oferece estudos para fabricar adubos.
Indústria
De modo geral, as indústrias têm se beneficiado dos produtos e processos da biotech. Seja direta ou indiretamente, esse campo tem influência em diversos setores. Portanto, podemos indicar a área da moda que aceita a participação de estudos da biotecnologia para a fabricação de tecidos sintéticos, como jeans e couro.
Além disso, o setor da alimentação também utiliza desse conhecimento, como citamos no início, através do processo de fermentação que pode ser manipulado. Nesse sentido, essa prática interfere na produção de cerveja, pães, vinhos e queijos.
Medicina
Seja para benefício da humanidade ou dos animais, a biotecnologia oferece estudos à medicina para criar compostos de sistemas de organismos vivos ou seus derivados. Portanto, é dessa forma que são elaboradas as vacinas para reforços imunológicos, tratamentos contra doenças degenerativas ou causadas por vírus e outros.
O que esperar da biotech?
Para o futuro é necessário aperfeiçoar a legislação que envolve as questões éticas dos estudos de biotecnologia. A partir dessa orientação, será possível aumentar a produção de biofármacos e produtos que auxiliem em curas e tratamentos. Afinal, atualmente, muitas áreas dependem dos materiais sintéticos.
Contudo, a robótica e os estudos também envolvidos nos avanços da tecnologia, contribuem para o aprimoramento das técnicas de biotecnologia, o que eleva a ampliação do conhecimento. Portanto, isso deve aumentar a especificidade para descoberta de tratamentos na medicina e evolução de demais áreas.
Gostou de saber mais sobre a biotech? Então acompanhe nossas Redes Sociais Facebook , Instagram, LinkedIn e Twitter, e leia mais conteúdos como este.
No Comments