A biomedicina forense é um mercado fundamental para a justiça de um país. No entanto, também é uma carreira muito promissora para profissionais que pretendem atuar além dos laboratórios e gostam de investigar crimes. Afinal, o biomédico perito pode trabalhar em várias vertentes, como na química ou na genética forense, entre outras.
A área de biomedicina, que é bastante ampla, permite que profissionais habilidosos e especialistas possam trabalhar em mais um segmento e contribuir com policiais na elucidação de crimes. Contudo, para ingressar na perícia, é necessário ter algumas competências e conhecimentos.
Se interessou pelo tema? Então, acompanhe a seguir o que faz um profissional da biomedicina forense e como atuar nessa área.
Saiba o que faz um profissional da biomedicina forense
O biomédico pode trabalhar com análises clínicas, ambientais ou biologia molecular, por exemplo. No entanto, vamos destacar aqui a biomedicina forense, pois além de ser uma opção de trabalho, também é fundamental ter profissionais qualificados nesse nicho para o país. Saiba o que faz esse profissional!
Análise de amostras criminais
Em casos de crimes que envolvam vítimas de homicídio, por exemplo, é necessário que um biomédico perito vá até o local do delito e recolha os vestígios. Algumas provas podem ser por meio de fragmentos de pele, cabelo, sangue, saliva e outros.
Feito isso, os materiais são levados para o laboratório, onde é feita a análise das amostras biológicas coletadas a partir do conhecimento técnico científico do biomédico, por meio de técnicas de biologia molecular e de genética forense.
Portanto, quando solicitada a ação do biomédico, ele faz as devidas análises e dá apoio à justiça para na concretização de provas e evidências. A contribuição desse profissional é de suma importância na elucidação de crimes.
Laudo técnico
Por fim, com as devidas análises em mãos, o biomédico não irá julgar ou condenar o caso, mas servirá para orientar a decisão judicial. Diante disso, o perito forense elabora um laudo técnico com informações relevantes que dão embasamento na condenação ou absolvição do crime.
Veja como atuar na biomedicina forense
Para trabalhar como biomédico forense, é necessário, obviamente, primeiro ter uma graduação nessa área. Depois, prestar um concurso público federal ou estadual para perito. No entanto, ter especialização, mestrado ou doutorado relacionado à biologia molecular, genética forense e, inclusive, inteligência emocional, ajudam no desempenho das funções.
Contudo, na seleção é exigido muito conhecimento técnico de genética, física e química. Inclusive, em alguns processos, podem ter provas escritas e teste de aptidão física para realmente testar as habilidades do candidato. Porém, apesar de exigir bastante do biomédico, essa área de atuação pode ser muito recompensadora.
Assim, o profissional especializado em biomedicina forense, exerce uma função muito importante para a resolução de delitos, principalmente aqueles que são impossíveis de resolver sem uma perícia científica.
Uma formação acadêmica de qualidade para essa área é indispensável. Por isso, entre em contato conosco agora mesmo e conheça sobre o nosso curso e a instituição.
No Comments