Biomedicina

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA BIOMEDICINA?

fevereiro 25, 2022

Quem está na faculdade, ou vai prestar vestibular, quer logo saber se a profissão escolhida possibilita um vasto campo no mercado de trabalho. Com cerca de 33 áreas de atuação, o curso de Biomedicina é um dos mais procurados — em razão das amplas oportunidades.

Muito além dos laboratórios clínicos, a profissão pode ser exercida em diferentes campos, da indústria à tomografia computadorizada, passando pelas análises ambientais e estéticas, ou seja, você poderá escolher a área de acordo com o seu perfil.

Com o objetivo de auxiliá-lo nessa empreitada, vamos mostrar, neste post, um panorama sobre a área biomédica. Ao longo do texto, você vai descobrir detalhes sobre o mercado, as áreas da Biomedicina e aprenderá também a escolher a melhor faculdade para ingressar. Boa leitura!

Como é o mercado de Biomedicina?

O biomédico é o profissional responsável pelas pesquisas na área da saúde, tanto para humanos, quanto em animais e plantas. A carreira é promissora e está em plena expansão no Brasil, em razão do aumento na expectativa de vida das pessoas.

Dessa maneira, mais exames são necessários, tanto para cuidados preventivos, quanto pelo auxílio de vacinas. São aspectos que ajudam a profissão a obter cada vez mais novas aberturas no mercado de trabalho.

Apesar de muita gente confundir, vale a pena deixar claro que a Biomedicina se difere da Medicina. Enquanto a primeira forma profissionais que se dedicam a identificar e estudar microrganismos causadores de doenças, a segunda forma profissionais que podem realizar diagnóstico clínico e receitar medicamentos, entre outras ações.

De modo geral, ambas as profissões se entrelaçam, mas a Biomedicina é mais voltada para a pesquisa e análises laboratoriais, ou seja, é um aspecto importante para você saber em que realidade estará sendo inserido.

Ah! Outro detalhe muito importante: o salário. A remuneração para os biomédicos tem se tornado cada vez melhor e a tendência é que ela fique ainda mais atraente à medida em que você for se especializando.

Quais são as áreas de atuação da Biomedicina?

Como mencionado acima, a Biomedicina é um curso de graduação que oferece grandes oportunidades aos futuros profissionais. Sabendo que as pessoas estão investindo cada vez mais em qualidade de vida, o mercado só expande e abre novas oportunidades a cada dia.

A Biomedicina conta com empregos na iniciativa privada ou pública: hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias, clínicas de estética, ensino superior, bancos de sangue, entre outras muitas áreas de importância para a sociedade!

Para você ficar ainda mais bem informado, veja agora algumas das principais áreas de atuação do biomédico e saiba mais sobre essa profissão, que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo! 

Análises clínicas

Essa é uma das áreas mais populares da Biomedicina. Atuar em análises clínicas é um mercado que sempre abre oportunidades para a profissão, principalmente por conta do movimento que aumenta dia após dia. Como a população está vivendo mais, a necessidade de exames laboratoriais sempre é uma realidade.

Nesse meio, o biomédico vai assumir a gestão técnica dos exames, sendo o responsável por todas as fases de execução, incluindo os laudos apresentados. Além disso, executará os procedimentos como um todo, coordenando as atividades com o objetivo de garantir credibilidade nos resultados por meio de processos sistematizados de qualidade.

Reprodução humana

As clínicas de reprodução humana também concentram várias oportunidades destinadas aos biomédicos. Nestes espaços é feito o estudo dos gametas, identificando possíveis problemas de infertilidade, além de realizar a preservação dos materiais genéticos.

Muitos casais enfrentam o problema e querem métodos alternativos, por isso a área vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, e ainda, atende a pessoas de bom poder aquisitivo, ou seja, sempre haverá mercado aberto.

Ambiental e industrial

Indústrias de saneamento, prefeituras e governos estadual e federal, necessitam de biomédicos que desenvolvam análises físico-químicas e microbiológicas para atestar a qualidade da água fornecida à população.

Na área industrial, é o responsável pela elaboração de soros, vacinas, reagentes e outros produtos que auxiliam na saúde do trabalhador. O objetivo é sempre contribuir com a qualidade de vida, evitando riscos de acidentes, prejuízos ocasionados por enfermidades ou até mesmo problemas em áreas confinadas, sem as precauções necessárias.

Pesquisa científica

Entre as áreas de atuação da Biomedicina, uma bem promissora é a de pesquisa científica, ou seja, quando você concluir a graduação, deve continuar seus estudos através de programas de pós-graduação lato sensu (especialização), e stricto sensu (mestrado e doutorado).

Dessa maneira, a sua formação vai se tornar sólida, abrindo oportunidades, tanto nos estudos, quanto na docência e pesquisa, ou seja, é uma boa oportunidade para quem gosta dos ares acadêmicos. Você poderá desenvolver trabalhos específicos em várias áreas, como hematologia, parasitologia, biologia molecular, imunologia, bioquímica, etc.

Biologia molecular

Nessa área, o profissional lida com a coleta e análise de materiais e elaboração de pareceres técnicos.

A biologia molecular avançou imensamente nos últimos anos em razão das novas tecnologias, ou seja, os exames estão cada vez mais sofisticados e com uma excelente precisão, auxiliando, tanto na prevenção de doenças genéticas, quanto no diagnóstico, além de determinar a carga viral em várias doenças infectocontagiosas.

Perícia criminal

Biomédicos também podem atuar na investigação de crimes por meio de concurso público na Polícia Civil ou Científica. Dentro da segurança pública, o profissional vai atuar nos laboratórios do Instituto de Criminalística, analisando evidências, como vestígios de sangue, tecidos humanos, entre outros.

Inclusive, os profissionais colaboram com as perícias, elaborando relatórios, que auxiliam nas investigações e ajudam no esclarecimento dos crimes.

Estética

Uma área bem promissora na Biomedicina é a da estética. Como é muito valorizada pelas mulheres, os profissionais poderão atuar em procedimentos, como intradermoterapia, peelings químicos e mecânicos e laserterapia.

O biomédico está apto, ainda, a realizar outros tipos de abordagens, como acupuntura e eletroterapia, sempre valorizando o bem-estar do paciente.

Banco de sangue

Os bancos de sangue também são locais que necessitam de pessoas formadas em Biomedicina, para realizar o processamento semi-industrial e industrial do sangue, hemoderivados e correlatos.

Além disso, o biomédico é responsável por assumir e executar as sorologias e os exames pré-transfusionais, sendo capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção nessas atividades.

Imagenologia

Outra área da Biomedicina é a Imagenologia, que é o processo de diagnóstico na obtenção de imagens do interior do corpo humano.

O biomédico habilitado em Imagenologia poderá conduzir exames, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, emitindo laudos para auxiliar médicos e outros profissionais no processo de tratamento das doenças.

Citologia oncótica

Outro exame fundamental para o diagnóstico de problemas variados é a análise celular. O biomédico especializado em Citologia Oncótica procurará, atentamente, por sinais de alterações neoplásicas (ligadas ao desenvolvimento de câncer) em amostras variadas.

Esses materiais podem ser obtidos por punção, citologia, raspagens, esfregaços e várias outras técnicas. A partir do laudo emitido pelo biomédico, o médico responsável terá condições de conduzir o tratamento. Esse é um trabalho essencial e de muita responsabilidade.

Por que fazer Biomedicina?

Analisando o nosso post, você viu apenas algumas das dezenas de áreas aprovadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, ou seja, mercado é o que não falta nessa profissão. Sendo assim, é possível afirmar que há espaço para todos os profissionais e que há chances da construção de uma carreira cheia de bons frutos.

Portanto, procure saber mais sobre as áreas de atuação da Biomedicina e prepare seus documentos para a matrícula na faculdade! Assim, sua carreira poderá ser promissora, com bons empregos e qualidade de vida.

Além disso, escolher uma profissão alicerçada em seu perfil faz toda a diferença, tanto no processo de aprendizado, quanto na motivação para encarar os desafios da vida.

Onde fazer o Curso de Biomedicina?

Para fechar, que tal se nós discutirmos algumas dicas interessantes para que você possa escolher a instituição de ensino perfeita para conduzir os seus estudos? Vamos lá! 

Corpo docente

O corpo docente é um dos pontos mais importantes para fazer um curso de Biomedicina de qualidade. É fundamental que seja composto por profissionais capacitados e com longa experiência na área.

Matriz curricular

A matriz curricular também deve ser levada em consideração. É importante que ela seja completa e não deixe a desejar em relação às demandas que esse profissional terá em seu dia a dia de trabalho.

Inovação

O engajamento com as novidades, tendências e com o uso da tecnologia são pontos importantíssimos e que devem ser considerados ao longo da tomada de decisão sobre uma boa faculdade. Fique de olho! 

Formas de ingresso

Outro diferencial que pode ser considerado na hora de escolher a faculdade ideal é a existência de diferentes formas de ingresso. Na FPM, por exemplo, o candidato pode conquistar uma vaga por meio de vestibular, da nota do Enem, como portador de diploma e transferência.

Neste artigo, você viu alguns exemplos das áreas de atuação da Biomedicina. Agora, é hora de se aprofundar mais sobre o assunto e, quem sabe, conversar com profissionais da área para ver se essa é ou não a profissão certa para você. 

E aí, ficou estimulado a cursar Biomedicina? Quer ingressar em uma faculdade de qualidade? Então, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudá-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.