Dicas sobre carreira

Conheça os 5 benefícios da leitura para sua vida!

março 31, 2020
benefícios da leitura

São relevantes os benefícios da leitura para estudantes que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos técnicos ou descansar sua mente com histórias de suspense, ação e aventura.

Os saberes adquiridos com a leitura ampliam a visão de mundo, abordam conceitos, sensibilizam por uma causa, esclarecem os fatos e promovem debates entre pessoas inteligentes e ávidas por oportunidades de diálogo.

Além disso, os benefícios da leitura são percebidos pelos indivíduos no sentido de melhoria na escrita, facilidade para interpretar ou descrever um acontecimento e mudança de comportamento perante ideias que foram anteriormente assimiladas.

Quer saber mais sobre as vantagens da leitura? Então, termine de ler este conteúdo e tire suas conclusões!

A prática da leitura

Uma das capacidades mais importantes da atualidade e que foi aperfeiçoada ao longo dos anos foi a habilidade para ler, pois, além da sobrevivência, a leitura facilita a comunicação entre os povos e viabiliza a ajuda comunitária.

A leitura nos mais variados formatos ajuda na concentração, no pensamento crítico e na construção coerente e coesa das ideias quando o indivíduo necessita da escrita para explanar suas opiniões.

Nesse sentido, ler é um ato que desperta interesse no contexto, aumenta o vocabulário do indivíduo e mantém a mente aberta para criar cenários, documentos, histórias — ou para facilitar a desempenho durante os testes acadêmicos.

Também é bastante útil para otimizar os trabalhos da faculdade, viabilizar grupos de estudos e planejar atividades pessoais e profissionais, utilizando ferramentas inovadoras (como o método GTD) e desenvolvendo ainda mais as chamadas soft skills.

 E apesar de muitas polêmicas, é sabido que a leitura favorece significativamente a boa escrita, sendo um requisito essencial para os estudantes de graduação, pós-graduação, concurseiros e outros interessados.

Por isso, selecionamos outros benefícios da leitura para sua vida. Veja a seguir!

1. Aumenta a criatividade

Quando o indivíduo está lendo romances, textos científicos, jornais, revistas entre outros e está concentrado no assunto, é possível que os pensamentos estejam acompanhando o contexto. Algumas pessoas relatam que se encontram dentro da história e outras mencionam o “feitiço” que o enredo da narração proporcionou.

Nesse sentido, pensar além daquilo que foi repassado, explorar ideias a partir de uma informação ou concluir conceitos com base em conhecimentos já adquiridos facilita significativamente a compreensão da situação.

Esse processo é fundamental para aumentar a criatividade, ou seja, a capacidade de criar novas condições, abrir possibilidades pouco imaginadas e revelar ações que somente foram possíveis mediante esse embasamento teórico.

2. Estimula outras partes do cérebro

A leitura é uma atividade que recruta diversas áreas cerebrais relacionadas a processamento cognitivo, habilidade para interpretar ideias, capacidade para associar dados, entre outros comportamentos.

A partir da leitura, o indivíduo estimula o córtex visual, as funções motoras e, algumas vezes, o córtex auditivo, caso seja feita por outra pessoa. Também ativa as áreas cerebrais referentes à memória de curto e longo prazo.

Powered by Rock Convert

Quando a leitura é feita para alguém, as regiões do cérebro são ampliadas, pois recrutam neurônios relacionados ao processo da articulação e entonação as palavras, tornando a história mais atrativa aos ouvintes.

Além disso, como houve sensibilização de novas regiões, os ouvintes de uma leitura consolidam os conhecimentos assim como aquele que pronunciou o texto em voz alta, aumentando as chances de fixação do conteúdo.

3. Expande o conhecimento

A leitura é uma das formas de comunicação mais utilizadas atualmente, pois as ferramentas propiciam o acompanhamento de um texto por meio de livros impressos, virtuais, apostilas, e e-books com diversas funcionalidades.

Sabendo disso, o leitor que deseja novos conhecimentos poderá se atualizar no caminho para casa, na espera por um consulta médica, nas repartições públicas ou qualquer cenário em que se sinta confortável e concentrado para esse ato. Também é muito útil para aqueles estudantes que necessitam conciliar estudos e trabalho e revisam as disciplinas nos lugares e horários destinados a essa prática.

Sendo assim, os saberes serão expandidos, aprimorados, relacionados ao contexto profissional, pessoal, político, religioso, espiritual, de autoajuda, científico, de atualidades e de tantos outros temas de interesse do indivíduo.

4. Desenvolve a concentração

Concentrar é fixar nas informações que estão sendo repassadas, eliminando qualquer ruído que possa interferir nesse comportamento. Todavia, a concentração é algo inerente ao indivíduo e pode ser influenciada por diversos fatores.

Enquanto alguns indivíduos optam por fazer leituras enquanto escutam músicas calmas, outros não se adaptam a essa modalidade. Existem também aqueles que conseguem se concentrar mesmo em lugares públicos ou muito movimentados.

O fato é que, dependendo do conteúdo que se está lendo, a concentração varia conforme o interesse pelo assunto, a necessidade de aprender sobre ele ou o ambiente propicio para assimilar o conteúdo com clareza e objetividade.

Por isso, os benefícios da leitura em relação ao desenvolvimento da concentração devem ser inseridos conforme a capacidade de cada indivíduo em escolher as técnicas que facilitam a absorção de conhecimentos.

5. Promove o pensamento analítico

Os benefícios da leitura estão associados à formação do pensamento analítico, coerente e isento de preconceitos ou superstições daqueles que não possuem interesse ou afinidade pela compreensão das palavras escritas.

O pensamento analítico é algo a ser desenvolvido mediante a leitura de escritores, jornalistas, filósofos, cientistas que suscitam uma questão, tomam partido de uma verdade e exploram essas características.

No entanto, a formação do pensamento analítico requer a contextualização do assunto em todas as partes e acreditar no assunto que está sendo pesquisado de forma a ter uma opinião formada sobre isso.

Também é interessante para desenvolver a chamada inteligência emocional, algo que vem sendo discutido por recrutadores e professores universitários para assegurar a boa escrita e a excelente comunicação verbal.

Os benefícios da leitura são gigantescos e devem ser explorados gradativamente por todos. Incluem a ampliação dos conhecimentos, a possibilidade de formar um pensamento analítico, a exploração de novos saberes, o aumento da capacidade de concentração e tantas outras vantagens para o leitor em formação. Por isso, é essencial adotar esse hábito em sua vida e aprimorá-lo sempre que possível.

Se você gostou do que leu e quer levar a seus amigos os benefícios da leitura, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply