São relevantes os benefícios da leitura para estudantes que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos técnicos ou descansar sua mente com histórias de suspense, ação e aventura.
Os saberes adquiridos com a leitura ampliam a visão de mundo, abordam conceitos, sensibilizam por uma causa, esclarecem os fatos e promovem debates entre pessoas inteligentes e ávidas por oportunidades de diálogo.
Além disso, os benefícios da leitura são percebidos pelos indivíduos no sentido de melhoria na escrita, facilidade para interpretar ou descrever um acontecimento e mudança de comportamento perante ideias que foram anteriormente assimiladas.
Quer saber mais sobre as vantagens da leitura? Então, termine de ler este conteúdo e tire suas conclusões!
A prática da leitura
Uma das capacidades mais importantes da atualidade e que foi aperfeiçoada ao longo dos anos foi a habilidade para ler, pois, além da sobrevivência, a leitura facilita a comunicação entre os povos e viabiliza a ajuda comunitária.
A leitura nos mais variados formatos ajuda na concentração, no pensamento crítico e na construção coerente e coesa das ideias quando o indivíduo necessita da escrita para explanar suas opiniões.
Nesse sentido, ler é um ato que desperta interesse no contexto, aumenta o vocabulário do indivíduo e mantém a mente aberta para criar cenários, documentos, histórias — ou para facilitar a desempenho durante os testes acadêmicos.
Também é bastante útil para otimizar os trabalhos da faculdade, viabilizar grupos de estudos e planejar atividades pessoais e profissionais, utilizando ferramentas inovadoras (como o método GTD) e desenvolvendo ainda mais as chamadas soft skills.
E apesar de muitas polêmicas, é sabido que a leitura favorece significativamente a boa escrita, sendo um requisito essencial para os estudantes de graduação, pós-graduação, concurseiros e outros interessados.
Por isso, selecionamos outros benefícios da leitura para sua vida. Veja a seguir!
1. Aumenta a criatividade
Quando o indivíduo está lendo romances, textos científicos, jornais, revistas entre outros e está concentrado no assunto, é possível que os pensamentos estejam acompanhando o contexto. Algumas pessoas relatam que se encontram dentro da história e outras mencionam o “feitiço” que o enredo da narração proporcionou.
Nesse sentido, pensar além daquilo que foi repassado, explorar ideias a partir de uma informação ou concluir conceitos com base em conhecimentos já adquiridos facilita significativamente a compreensão da situação.
Esse processo é fundamental para aumentar a criatividade, ou seja, a capacidade de criar novas condições, abrir possibilidades pouco imaginadas e revelar ações que somente foram possíveis mediante esse embasamento teórico.
2. Estimula outras partes do cérebro
A leitura é uma atividade que recruta diversas áreas cerebrais relacionadas a processamento cognitivo, habilidade para interpretar ideias, capacidade para associar dados, entre outros comportamentos.
A partir da leitura, o indivíduo estimula o córtex visual, as funções motoras e, algumas vezes, o córtex auditivo, caso seja feita por outra pessoa. Também ativa as áreas cerebrais referentes à memória de curto e longo prazo.
Quando a leitura é feita para alguém, as regiões do cérebro são ampliadas, pois recrutam neurônios relacionados ao processo da articulação e entonação as palavras, tornando a história mais atrativa aos ouvintes.
Além disso, como houve sensibilização de novas regiões, os ouvintes de uma leitura consolidam os conhecimentos assim como aquele que pronunciou o texto em voz alta, aumentando as chances de fixação do conteúdo.
3. Expande o conhecimento
A leitura é uma das formas de comunicação mais utilizadas atualmente, pois as ferramentas propiciam o acompanhamento de um texto por meio de livros impressos, virtuais, apostilas, e e-books com diversas funcionalidades.
Sabendo disso, o leitor que deseja novos conhecimentos poderá se atualizar no caminho para casa, na espera por um consulta médica, nas repartições públicas ou qualquer cenário em que se sinta confortável e concentrado para esse ato. Também é muito útil para aqueles estudantes que necessitam conciliar estudos e trabalho e revisam as disciplinas nos lugares e horários destinados a essa prática.
Sendo assim, os saberes serão expandidos, aprimorados, relacionados ao contexto profissional, pessoal, político, religioso, espiritual, de autoajuda, científico, de atualidades e de tantos outros temas de interesse do indivíduo.
4. Desenvolve a concentração
Concentrar é fixar nas informações que estão sendo repassadas, eliminando qualquer ruído que possa interferir nesse comportamento. Todavia, a concentração é algo inerente ao indivíduo e pode ser influenciada por diversos fatores.
Enquanto alguns indivíduos optam por fazer leituras enquanto escutam músicas calmas, outros não se adaptam a essa modalidade. Existem também aqueles que conseguem se concentrar mesmo em lugares públicos ou muito movimentados.
O fato é que, dependendo do conteúdo que se está lendo, a concentração varia conforme o interesse pelo assunto, a necessidade de aprender sobre ele ou o ambiente propicio para assimilar o conteúdo com clareza e objetividade.
Por isso, os benefícios da leitura em relação ao desenvolvimento da concentração devem ser inseridos conforme a capacidade de cada indivíduo em escolher as técnicas que facilitam a absorção de conhecimentos.
5. Promove o pensamento analítico
Os benefícios da leitura estão associados à formação do pensamento analítico, coerente e isento de preconceitos ou superstições daqueles que não possuem interesse ou afinidade pela compreensão das palavras escritas.
O pensamento analítico é algo a ser desenvolvido mediante a leitura de escritores, jornalistas, filósofos, cientistas que suscitam uma questão, tomam partido de uma verdade e exploram essas características.
No entanto, a formação do pensamento analítico requer a contextualização do assunto em todas as partes e acreditar no assunto que está sendo pesquisado de forma a ter uma opinião formada sobre isso.
Também é interessante para desenvolver a chamada inteligência emocional, algo que vem sendo discutido por recrutadores e professores universitários para assegurar a boa escrita e a excelente comunicação verbal.
Os benefícios da leitura são gigantescos e devem ser explorados gradativamente por todos. Incluem a ampliação dos conhecimentos, a possibilidade de formar um pensamento analítico, a exploração de novos saberes, o aumento da capacidade de concentração e tantas outras vantagens para o leitor em formação. Por isso, é essencial adotar esse hábito em sua vida e aprimorá-lo sempre que possível.
Se você gostou do que leu e quer levar a seus amigos os benefícios da leitura, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais!
No Comments