Fazer bacharelado ou licenciatura em Educação Física? Entenda as diferenças!

julho 7, 2020
bacharelado ou licenciatura em educação física

Saber escolher entre bacharelado ou licenciatura em Educação Física é fundamental para que o aluno entenda em qual área deseja seguir sua carreira profissional, pois as duas modalidades têm características distintas.

No currículo do curso de Educação Física, o aluno terá oportunidade de conhecer as duas modalidades para, posteriormente, fazer as disciplinas direcionadas a cada uma, conforme definido pela resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018, que institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de Educação Física. Essas diretrizes estabelecem uma etapa comum, nos quatro primeiros semestres, e uma etapa específica, nos quatro últimos semestres, na qual se define a modalidade a ser seguida.

Além disso, existem graduações que oferecem as duas modalidades, enquanto outras são mais direcionadas a uma delas; portanto, uma pesquisa aprofundada das características e da instituição de ensino é recomendada.

Quer saber mais sobre bacharelado e licenciatura em Educação Física? Então, fique conosco e aprenda!

Diferenças entre licenciatura e bacharelado em Educação Física

A diferença mais marcante entre a licenciatura e o bacharelado em Educação Física diz respeito às linhas de estudo. Enquanto a primeira se dedica a preparar o estudante para atuar na educação, a outra mostra uma visão de saúde, direcionada ao mercado de trabalho.

Atuação

A atuação do profissional de educação física que optar pela licenciatura será nas atividades de ensino e pesquisa. Então, as áreas de atuação são escolas públicas e privadas e centros de pesquisa. No entanto, para ensinar em faculdades, o recém formado precisa fazer uma especialização voltada para essa finalidade.

O professor de Educação Física lecionará a disciplina para estudantes do ensino fundamental e médio e treinará equipes para competições escolares.

O estudante que optar pelo bacharelado terá oportunidade de atuar em diversos segmentos, que incluem academias, centros de treinamento, clínicas multidisciplinares, ambulatórios de reabilitação, entre outras.

Caso tenha interesse, o graduado poderá fazer especialização em Pilates ou outros cursos que complementam sua formação e ajudam a se destacar no mercado de trabalho, principalmente nas áreas não exclusivas do educador físico.

Na área de pesquisa, tanto o bacharel quanto o licenciado poderão fazer mestrado e doutorado, elaborar artigos científicos e publicar suas conclusões em revistas renomadas, participando também de congressos e eventos sobre sua linha de pesquisa.

Formação

Quem cursar educação física terá uma matriz curricular básica incluindo disciplinas de:

• Anatomia;
  • Biologia Celular;
  • Bioquímica;
  • Biofísica;
  • Fisiologia Humana;
  • Patologia;
  • Biomecânica dos movimentos;
  • Primeiros Socorros.

Nesse primeiro momento, as matérias são voltadas para o embasamento daquelas mais específicas do cursos, como aspectos conceituais e práticos dos esportes, fundamentos de futebol, ginástica rítmica, atletismo, atividades aquáticas e diversos tipos de lutas.

Quando o aluno opta pela licenciatura, terá disciplinas sobre didática da educação física, estágios supervisionados em escolas públicas e particulares, psicologia dos esportes, entre outras.

Se o estudante escolher o bacharelado, aprenderá fundamentos mais aprofundados nos esportes, metodologia para realizar pesquisas científicas, gestão de negócios em serviços clínicos, entre ouras disciplinas.

Oportunidades no mercado

As oportunidades no mercado de trabalho são amplas para a licenciatura e o bacharelado em Educação Física, principalmente para aqueles alunos que são dedicados e competentes em sua atuação.

É possível fazer estágio obrigatório em escolas particulares que, posteriormente, contratarão os futuros profissionais, caso demonstrem comprometimento e conhecimentos suficientes para supervisionar os alunos. Para ingressar nas escolas públicas por tempo indeterminado, é preciso fazer concurso público, mas existem opções de contratos para suprir uma demanda temporária.