Dicas sobre carreira

4 especialistas que atuam na performance de atletas profissionais

junho 29, 2022

O desempenho dos atletas profissionais de alto rendimento não é pautado apenas por treinamentos pesados e repetição de processos. Para atingir o máximo de sua performance, é importante que o atleta conte com o apoio de uma equipe multidisciplinar, que trabalhe de forma coordenada, para que ele mantenha a saúde física e mental, tendo cuidados, inclusive, com a alimentação.

Além disso, a tecnologia contribui com ferramentas para que os profissionais envolvidos na rotina do atleta possam trabalhar com mais praticidade e previsibilidade, identificando lesões, necessidades de reequilíbrio muscular, entre outros.

Neste post, vamos entender quais são os 4 principais especialistas que atuam para otimizar a atuação dos atletas profissionais. Confira!

1. Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é o profissional que trabalha com foco na redução de riscos de lesões, promovendo avaliações físicas e criando rotinas para que haja o fortalecimento corporal dos atletas — condicionando os músculos, ligamentos e tendões, viabilizando a realização de movimentos necessários para atividades de forma plena.

Contar com um fisioterapeuta é de suma importância, pois, todas as habilidades motoras necessárias para a atividade esportiva que são executadas de maneira repetitiva — um chute, um saque, uma braçada na natação, um pulo para uma cesta no basquete, uma arrancada para a corrida, etc. — são atividades que precisam de um conjunto de movimentos bem executados, garantidos pela integridade física.

2. Nutricionista 

O trabalho do nutricionista esportivo é garantir que o atleta tenha energia para performar de forma adequada, controlando os possíveis excessos, que podem gerar aumento do percentual de gordura. 

Assim, garantindo que o esportista tenha acesso a todos os recursos necessários para o bom funcionamento de seu corpo — como as vitaminas, proteínas, carboidratos, sais minerais e lipídeos — de forma equilibrada e personalizada, afinal cada atleta tem um perfil diferente de biotipo e metabolismo.

3. Profissional de Educação Física

O profissional de Educação Física é o especialista que lida diretamente com o resultado final alcançado pelo atleta profissional. Além disso, trabalha para garantir o preparo adequado do indivíduo, promovendo o condicionamento físico apropriado.

É comum que, nas estruturas de alto desempenho esportivo, haja equipes multidisciplinares formadas por profissionais de educação física, com especializações diferentes, em um mesmo time. 

Você pode ter um profissional especializado em prevenção e recuperação de atletas lesionados fazendo o processo de transição; o preparador físico, que coloca o atleta em condições para a competição; o treinador, que prepara a equipe de forma tática e técnica; e o analista de desempenho, que recolhe os dados para otimizar a performance do atleta ou da equipe.

4. Psicólogo

Embora ainda haja alguma resistência da necessidade de um psicólogo na prática esportiva de alto desempenho, eles estão se mostrando primordiais. Isso porque os atletas profissionais estão em constante pressão por resultados.

Lidar com toda essa pressão, sem o apoio de um psicólogo, pode fazer com que o profissional acabe não conseguindo performar, mesmo quando ele está fisicamente em seu auge. Além disso, a junção da pressão com a frustração, pode acabar gerando uma série de problemas, como a depressão e ansiedade.

Nas Olimpíadas de Tóquio, tivemos o exemplo da ginasta norte-americana, Simone Biles, que abriu mão de disputar uma medalha olímpica — para a qual ela era amplamente favorita — por não se sentir psicologicamente preparada. 

Neste post, vimos quais são os principais especialistas que atuam para otimizar a performance de atletas profissionais. E ainda, dentro da equipe multidisciplinar, há outros especialistas primordiais, como os médicos, enfermeiros, fisiologistas e desenvolvedores de soluções tecnológicas. Juntos, eles contribuem para que o objetivo final seja alcançado: o bom desempenho esportivo.

Gostou do post? Mais informações ou dúvidas, Fale Conosco!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.