Dicas sobre carreira

Qual a importância das atividades extracurriculares?

agosto 27, 2019
atividades extracurriculares
Tempo de leitura 6 min

Investir em cursos ou atividades extracurriculares é fundamental para melhorar o currículo e sair da faculdade ainda mais preparado para o mercado de trabalho. Afinal, o ambiente empresarial exige conhecimento e atualização de seus profissionais, independentemente da área em que atuam ou cargo que ocupam.

A falta de experiência é um dilema na vida de todo estudante e pode atrapalhar o começo da carreira. As atividades extracurriculares são importantes porque ajudam a desenvolver habilidades e demonstram disposição em aprender e interesse por determinado assunto. 

Se você está em busca de alcançar sucesso profissional ainda na faculdade, está na hora de conhecer o potencial das atividades extracurriculares. Confira!

O que são atividades extracurriculares?

Atividades extracurriculares são aquelas que você realiza dentro ou fora da universidade e que servem para acrescentar ainda mais valor e conhecimento à carreira e ao currículo. São práticas que colaboram para a sua formação, seja ela profissional ou pessoal, melhoram o desempenho e fazem você ter um diferencial competitivo.

Por esse motivo, vale a pena investir em atividades extracurriculares durante a graduação, principalmente aquelas que se relacionam com os rumos que você deseja dar para a sua carreira. Com isso, você estará sempre à frente e alcançará os objetivos que deseja para o sucesso profissional.

Qual é a importância das atividades extracurriculares para o currículo? 

Poder contar com atividades extracurriculares no currículo é uma excelente forma de chamar a atenção dos recrutadores e fazer com que você seja escolhido para participar de processos seletivos e entrevistas de emprego. Assim, investir nessas ações é muito importante, pois faz com que as empresas percebam que você é um profissional que se preocupa em estar sempre atualizado e preparado para enfrentar diversos desafios.

Além disso, existem muitos outros benefícios dessas práticas. Confira alguns a seguir.

Desenvolver novas aptidões

É comum ter algumas ideias acerca do futuro, mas não saber que área seguir na carreira. Poucas pessoas têm certeza do que querem fazer a longo prazo, mesmo que já tenham escolhido o curso superior.

Nesse sentido, as atividades extracurriculares oferecem uma oportunidade extra para os indecisos pensarem a respeito das suas escolhas profissionais. Com elas, você desenvolve novas habilidades e pode definir melhor seus planos de vida.

Estimular o trabalho em equipe

A melhor forma de estimular o trabalho em equipe é por meio de atividades extracurriculares. Muitas opções priorizam a coletividade, como a prática de esportes, e permitem conviver com perfis diferentes do seu.

Compartilhar dúvidas e dividir responsabilidades com outras pessoas resulta em parcerias importantes para a sua vida. Esse ponto também é fundamental para que você troque ideias com grupos que têm o mesmo objetivo: ter um bom desempenho.

Criar senso de responsabilidade

Independentemente da atividade que escolher, ela vai exigir um grande senso de responsabilidade. Seja durante um curso ou um trabalho extra, você vai começar a entender que suas ações impactam a performance dos colegas.

Por isso, o mercado de trabalho valoriza os profissionais que apresentam diferenciais. Além de mais responsáveis, eles tendem a ser proativos e entendem a importância de cumprir planos e prazos com excelência.

Quais são as atividades extracurriculares mais valorizadas? 

Entre as principais habilidades desenvolvidas durante as atividades extracurriculares, estão:

  • liderança;
  • proatividade;
  • empreendedorismo;
  • comprometimento;
  • comunicação;
  • dedicação;
  • organização.

A prática também melhora a sua inteligência social e emocional. Para isso, existem muitas opções para seguir.

Trabalho voluntário

Participar de um trabalho voluntário ou de um projeto social permite não apenas ajudar outras pessoas como também demonstra que você é generoso e proativo. Além disso, indivíduos que optam por essas atividades são mais humanos e socialmente preocupados com a comunidade.

Essa atividade pode ser feita em qualquer área. Empresas que buscam pessoas que desejam fazer o melhor, sabem lidar com problemas e conseguem trazer soluções tendem a escolher profissionais que já fizeram trabalhos voluntários.

Intercâmbio

atividades extracurriculares

As empresas já compreendem o quanto o intercâmbio acrescenta no perfil dos candidatos. A atividade é uma experiência única na vida de qualquer universitário e proporciona lições para a vida toda.

Essa viagem para fora do País permite conhecer culturas novas e conviver com pessoas com quem dificilmente teria contato por outros meios. Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para ganhar fluência em uma nova língua. 

Empresa júnior

Empresas juniores são formadas por alunos de cursos superiores que oferecem serviços com valores abaixo dos praticados pelo mercado e investem os lucros em capacitação profissional. Passar por essa experiência valoriza a vida profissional e pessoal.

Nesse trabalho, você terá a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, liderar projetos, fazer contato com outros profissionais e empresas, inovar e aprender na prática o que funciona e o que não tem bom resultado na sua área.

Curso de idiomas

Hoje, apenas o inglês fluente não é o suficiente para o mercado de trabalho. Dominar outras línguas é uma excelente forma de se destacar em um ambiente corporativo globalizado. Por isso, não deixe de aprimorar seus conhecimentos.

Fazer curso de idiomas permite aprender de forma rápida e praticar com frequência. Além disso, você mostra para a empresa em que pretende trabalhar que sabe valorizar a sua capacitação e está pronto para se comunicar em qualquer situação.

Cursos livres

Cursos livres costumam ter curta duração, permitindo que você se capacite até nas férias. Eles são excelentes opções para quem quer desenvolver suas habilidades profissionais em diferentes áreas do conhecimento.

Se você não sabe como fazer um currículo completo, investir nessa atividade mostra que está sempre preparado para aprender mais. Não se esqueça de escolher uma Instituição de Ensino reconhecida pelo mercado e que ofereça um certificado de participação, pois pode ser necessário apresentá-lo em alguma etapa dos processos seletivos de que participar.

Os conhecimentos teóricos da graduação são muito importantes para a vida profissional, no entanto, é importante se destacar dos demais e ir além do básico. Nesse sentido, as atividades extracurriculares surgem como uma excelente oportunidade de aprender sobre assuntos novos, se desenvolver e obter uma formação integral. Por isso, não deixe de investir nessa alternativa!

Gostou do conteúdo e quer conhecer outras formas de melhorar o currículo ainda na universidade? Então, complemente a leitura e entenda se você pode estagiar no primeiro semestre da faculdade!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário