Dicas sobre carreira

Conheça 4 áreas de atuação da tecnologia da informação

janeiro 26, 2022

Com o mundo cada vez mais globalizado e várias empresas migrando seus negócios para a internet ou atuando de forma híbrida (no digital e físico), é mais comum a necessidade de bons profissionais da Tecnologia da Informação. Quem escolhe essa profissão se depara com inúmeras opções de áreas de TI para atuar, porém é um mercado exigente.

Seja para quem está na graduação ou já se formou, é indispensável estudar muito, devido ao tamanho do desafio dessa carreira. Apesar da profissão ser muito requisitada, frequentemente ocorrem várias atualizações no mercado. Por isso, o profissional precisa estar atento e ter um vasto conhecimento para não perder oportunidades.

Acompanhe este artigo para conhecer as principais áreas de atuação da TI. Boa leitura!

1. Segurança da informação

Entre as áreas de TI, esse é o segmento do profissional responsável por cuidar da segurança das informações em vários aspectos. É ele quem deve proteger sistemas de servidores, equipamentos, dados, etc. contra qualquer ameaça, bem como tentativas de invasões de hackers. Caso ocorra algum ataque, esse profissional deve eliminar o invasor.

Sendo assim, precisa dominar conhecimentos em configuração de redes e sistemas de monitoramento. Afinal, ele deve dificultar ao máximo possíveis ataques e saber quais manobras fazer para resolver o problema o quanto antes.

2. Suporte técnico

Nessa área, o profissional é o responsável pela solução de problemas rotineiros nas empresas. Esse segmento é mais focado em manutenção de computadores, servidores, impressoras e acessos aos sistemas operacionais. Contudo, é necessário muito conhecimento em banco de dados, hardwares e softwares, principalmente. 

3. Programação

A área da programação envolve campos completamente diferentes, por isso desde o início da graduação é ideal o estudante saber qual área prefere atuar, para concentrar seus esforços. A programação pode ser na parte de softwares para web, que envolve desenvolvimento e/ou manutenção de sites, aplicativos e outros relacionados a uma linguagem para internet.

Pode ser também uma programação com outro tipo de linguagem, envolvendo configuração de equipamentos, como impressoras, TV e outros aparelhos, por exemplo. 

4. Qualidade de software

O profissional da área deve fazer testes nos softwares, buscando e corrigindo possíveis erros sujeitos a acontecer.

Deve garantir, por exemplo, que um site vai funcionar corretamente, sem comprometer a qualidade dos dados e a usabilidade do cliente final. Além de conhecer as linguagens para web, essa área deve dominar ferramentas de automação para fazer um trabalho efetivo.

São várias as áreas de TI existentes para escolha. No entanto, para colher bons resultados, o estudo é essencial, por meio de uma instituição como a FPM, que preza pela qualidade do ensino. O curso de Gestão da Tecnologia da Informação da FPM é um dos melhores de Goiânia-GO, o que contribuirá com a sua carreira.

Gostou deste artigo? Então, fale conosco para conhecer mais sobre o curso e conte para nós através dos comentários, qual área de TI você mais se interessa.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.