Enfermagem

Conheça as áreas da Enfermagem com mais oportunidades

maio 3, 2021

Quem escolhe seguir a carreira de enfermeiro deve se preparar para uma profissão cheia de possibilidades e diversidades. Afinal, o campo da saúde é cada vez mais abrangente e conta com esse tipo de profissional em vários setores. Por isso, as áreas de enfermagem crescem e algumas delas se destacam por serem ainda mais promissoras para o profissional.

Portanto, se você está pensando em fazer um curso de Enfermagem, leve em conta que a sua atuação pode ser muito além de uma rotina hospitalar. O profissional de Enfermagem vem ganhando destaque, por isso, a sua função é mais reconhecida e focada nos cuidados e bem-estar do paciente em várias oportunidades.

Se interessou pelo assunto? Então, acompanhe a leitura a seguir para conhecer as áreas da Enfermagem mais promissoras para sua carreira!

Pediatria

Com o passar dos anos, a preocupação com a saúde, bem-estar e integridade das crianças e adolescentes vem aumentando. Nesse sentido, surgem oportunidades para promover a prevenção de doenças e manter a saúde na pediatria. Entre as áreas de Enfermagem, esse setor está valorizado no mercado de trabalho, com foco na criança e adolescente.

Portanto, os enfermeiros passam a interagir mais com esses pacientes e com a família, fazendo parte de uma equipe multidisciplinar e com comunicação lúdica, para facilitar o atendimento e as abordagens clínicas necessárias. Contudo, além de poder atuar nos hospitais de pediatria, existe campo de Enfermagem nas escolas.

Nesse sentido, o profissional convive com a equipe pedagógica, podendo auxiliar e garantir orientação em saúde para as crianças no ambiente escolar.

Obstetrícia

Ainda na área da família e da criança, a obstetrícia também está em destaque nas áreas de Enfermagem. Contudo, o foco é na saúde da mulher durante a gestação, parto e após o nascimento do bebê. O profissional de Enfermagem, junto ao médico, é responsável por garantir que tudo ocorra bem para a mãe e o filho nesse período.

Portanto, mais especificamente, é dever do enfermeiro analisar e identificar situações que podem causar riscos à mulher ou à criança. Nesse sentido, a especialidade em obstetrícia permite ao enfermeiro investigar problemas, bem como ajudar nas soluções em parceria com o médico da paciente, sem esquecer o bem-estar do bebê.

Urgência e emergência

Outra área de destaque na Enfermagem é o setor de urgência e emergência, que geralmente envolve muita adrenalina e casos mais complexos, além de graves. Portanto, o profissional que quer atuar nessa área deve ter agilidade, raciocínio rápido e se preparar para lidar com esse tipo de situação, que muitas vezes envolve acidentes, calamidades, violência e outros.

Comumente, o profissional vai atuar em unidades pré-hospitalares e será o responsável por prestar os primeiros atendimentos ao paciente. Entre as atividades, estão: classificar o grau de riscos do problema, conferir sinais vitais, deslocar a pessoa para um local adequado às suas necessidades e evitar que a situação se agrave ainda mais. Por isso, agilidade é essencial.

UTI

Os pacientes em UTI necessitam de atenção mais rigorosa, bem como mais complexa. Por isso, o enfermeiro nesse setor precisa de habilidades específicas para gerenciar os cuidados com o enfermo, além de conhecer os recursos tecnológicos e humanos para atender o paciente como ele precisa.

Essa área também gera muitas oportunidades, principalmente, para profissionais que se especializam em UTI. Assim como na urgência e emergência, é necessário ter agilidade e evitar o agravamento do problema.

Existem muitas outras áreas da Enfermagem que também são promissoras e igualmente importantes para garantir a saúde de modo geral. No entanto, antes de escolher o setor, independentemente se é mais ou menos promissor que outros, considere o seu perfil e expectativas para profissão. Afinal, ao fazer uma escolha adequada, você vai garantir o sucesso na sua carreira.

Portanto, se você quer seguir na carreira de Enfermagem, entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre a nossa faculdade e graduação.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.