Dicas sobre carreira

Confira 3 áreas da tecnologia promissoras em 2022

março 26, 2022

Provavelmente, você já deve ter ouvido que a área de tecnologia é promissora para o mercado de trabalho. Os motivos por trás disso são inúmeros, que podem ser resumidos com a intensificação da transformação digital, principalmente durante a pandemia da Covid-19. 

Isto é, as empresas e os colaboradores que dominavam ferramentas tecnológicas se adaptaram mais facilmente às mudanças. Esse cenário deixa claro o quanto a tecnologia foi e continua sendo relevante para o funcionamento de diversas atividades. Não é à toa que esse setor entrou na lista do LinkedIn entre as 25 profissões em alta para 2022. 

Então, quer atuar na área de tecnologia, mas não sabe por onde começar? Listamos 3 possibilidades para você escolher a que mais se encaixa com o seu perfil. Continue a leitura e fique por dentro!

1. Cloud computing

É possível que você também tenha ouvido falar nessa área como computação em nuvem, que é a tradução do termo para o português. O nome pode parecer estranho, mas possivelmente você já usou esse serviço no seu dia a dia. 

Isso porque se trata da tecnologia que conecta diversos programas ou recursos por meio de um dispositivo eletrônico. Como exemplo, citamos a Netflix. Você pode acessar a plataforma de streaming de qualquer computador ou celular, por intermédio da cloud computing. Basta ter acesso à internet. 

Foi essa tecnologia que possibilitou o trabalho home office de muitas empresas, principalmente durante a pandemia, e até as aulas na modalidade EaD. Afinal, todos os dados necessários podem ser acessados remotamente. Isso centraliza informações, economiza espaço e reduz custos com infraestrutura.

2. Segurança da informação

Você reparou que os golpes digitais se tornaram mais frequentes? Uma das explicações para isso é o aumento no uso de ambientes digitais, principalmente com a pandemia da Covid-19. Seja como for, em situações como essas, é indispensável redobrar os cuidados com informações sensíveis e confidenciais. 

Por esse motivo, a segurança da informação é outra área da tecnologia em alta para 2022. Trata-se do conjunto de metodologias e processos voltados para proteger informações pessoais ou de empresas. Existem formas de fazer isso digitalmente no controle de acesso, com a utilização de senha, biometria, ou até mesmo criptografia. 

3. IoT

IoT refere-se à internet das coisas, uma das tecnologias mais importantes do momento. Isso porque ela possibilita que os usuários tenham experiências baseadas em análise de dados. Os smartwatches, por exemplo, monitoram o dia a dia de uma pessoa através dos batimentos cardíacos, por exemplo, para que ela consiga ter mais controle de sua saúde.

A mesma lógica é aplicada em inúmeros outros equipamentos do cotidiano, como alguns aparelhos de ar-condicionado, iluminação de ambiente, televisão, etc. Desse modo, a vida do consumidor é facilitada e as empresas conseguem mais valor em seus produtos e serviços. 

Percebeu como a área da tecnologia é promissora? Além dos segmentos citados, existem outros em crescimento para 2022, como gestão da tecnologia da informação, pesquisador em experiência do usuário, analista de desenvolvimento de sistemas, etc. Para atuar nessas vertentes, é indispensável investir em cursos qualificados.

Nesse sentido, nós da FPM trabalhamos com cultura de inovação e metodologia ativa de ensino. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos cursos!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.