Dicas sobre carreira

Técnicas para aprender a estudar mais em menos tempo

março 17, 2020
Aprender a estudar
Tempo de leitura 6 min

Aparentemente, aprender a estudar é uma tarefa simples, mas pode se tornar muito difícil para quem tem dificuldade em manter o foco. Pessoas que precisam conciliar os estudos com outras atividades — como o trabalho — enfrentam um desafio ainda maior.

No entanto, com algum esforço e técnicas de estudo adequadas, é possível melhorar seu rendimento e aproveitar cada minuto dedicado aos estudos. Também é necessário colocar em prática, hábitos que ajudam a manter o foco, dando atenção ao que é prioridade no momento.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você aprender a estudar e conhecer técnicas que ajudam a absorver melhor o conteúdo e ter um bom rendimento nas provas. Boa leitura!

Fatores que prejudicam a produtividade

Aumentar a produtividade é o desejo de quem precisa estudar mais em menos tempo. Para isso, é importante conhecer alguns fatores que prejudicam o seu desempenho e mudar alguns hábitos na sua rotina de estudos. Confira alguns deles.

Falta de concentração

A falta de concentração pode ser causada por diversos motivos. Entre eles, estão:

  • fadiga — é uma das principais razões para perder o foco, por isso, se você está muito cansado e não dorme direito, tente deitar mais cedo ou investir em meditação;
  • ansiedade — pode ser causada por inúmeros fatores (também é importante estar atento aos locais que você frequenta no momento de estudar, pois ambientes estressantes prejudicam o seu poder de assimilação e devem ser evitados);
  • alimentação — o organismo precisa da quantidade correta de cada nutriente para funcionar corretamente, portanto, preste atenção no que você come e evite alimentos muito gordurosos;
  • redes sociais — a facilidade com que acessamos a internet tem prejudicado a performance de muitas pessoas (evitar acessar as redes sociais é fundamental para ter mais concentração).

Gestão do tempo

Você acumula muita matéria e fica desesperado no momento de estudar? Isso pode significar que você precisa melhorar a sua gestão do tempo. Saber administrar o período de estudo, trabalho e lazer é fundamental para não perder prazos e não precisar abrir mão do que é realmente importante para você.

Técnicas para aprender a estudar

Para absorver todo o conteúdo estudado de forma eficiente, é importante relacioná-lo a algo fácil de ser memorizado. Para isso, existem diversas técnicas próprias para planejar os estudos.

Algumas pessoas aprendem melhor quando leem, outras repassando a matéria com um colega. Também existem aquelas que preferem copiar os assuntos. Para aprender a estudar de verdade, é essencial não desanimar e buscar a melhor forma de assimilar todo o conteúdo, sempre respeitando os seus limites.

Técnicas mnemônicas

Técnicas mnemônicas são recursos de aprendizado para ajudar na retenção e recordação de informações na memória. Esses métodos usam estratégias que aceleram a forma como gravamos os assuntos em nosso cérebro, desde tópicos mais simples até os mais complexos.

Em geral, podem ser encaradas como truques da mente para que, com pouco esforço, as memórias sejam mais duráveis. Isso significa que as informações serão mais facilmente armazenadas na memória de longa duração.

Conheça algumas técnicas mnemônicas mais comuns:

Powered by Rock Convert
  • técnica de acrósticos e acrônimos — permite comprimir frases inteiras para serem decoradas a partir de pequenos grupos de palavras ou de caracteres;
  • técnica de palavras-chave mnemônicas — funciona com conceitos-chave para criar imagens visuais (para isso, é necessário usar a criatividade para dar um significado que associe as informações);
  • técnica de dividir para memorizar — considera que nosso cérebro tem dificuldade em decorar muitas informações sem um senso de organização e ordena os dados em códigos.

Curva do tempo

Essa técnica também é conhecida como curva do esquecimento e se relaciona com o efeito do tempo nas informações que absorvemos e aprendemos. Assim que começamos a ler sobre determinado tema, fazer exercícios e compreender os assuntos estudados, o cérebro consegue reter toda a informação útil.

No entanto, com o passar do tempo, as informações que foram adquiridas tendem a ser esquecidas pelo cérebro. Quanto mais os dias passam, menor é a quantidade de assuntos que são retidos na memória.

O objetivo do método é revisar, no dia seguinte, a matéria estudada hoje. Faça isso por cerca de 15 a 20 minutos. Depois de uma semana, faça uma nova revisão desse mesmo conteúdo por um tempo menor (cerca de 10 minutos).

Por fim, um mês após estudar o conteúdo pela primeira vez, é necessário separar novamente 10 minutos para revisá-lo. Isso aumenta as chances do assunto ser retido na mente.

Sistema Leitner

Nesse método, você deve criar cartões com uma palavra ou frase referente ao assunto estudado. Depois, pegue 5 caixas e escreva em cada uma delas:

  • “caixa 1: 1 dia”;
  • “caixa 2: 3 dias”;
  • “caixa 3: 5 dias”;
  • “caixa 4: 7 dias”;
  • “caixa 5: 14 dias”.

Coloque todos os cartões na primeira caixa e revise as fichas todos os dias. Quando tiver memorizado alguma delas, passe o cartão para a caixa seguinte. Esse cartão deve ser revisto em intervalos maiores do que da primeira caixa, e assim sucessivamente.

Se você esquecer alguma informação, a ficha deve ser colocada na caixa anterior. Você pode definir o tempo de cada caixa de acordo com o seu cronograma de estudos.

Estudos em grupo

As principais vantagens do estudo em grupo é a possibilidade de compartilhar materiais e conhecimento. Isso também serve como um compromisso de estudo em um momento que talvez você não tivesse ânimo se estivesse sozinho.

Para que o grupo de estudo seja realmente eficiente, é importante seguir algumas dicas:

  1. forme um grupo pequeno, com cerca de 3 pessoas, e defina os assuntos que serão estudados;
  2. depois de definir os temas, cada integrante deve estudar silenciosamente por um determinado tempo e fazer suas próprias anotações;
  3. após concluir os estudos, cada pessoa explica o que acabou de ler, podendo conferir as anotações ou contar com a ajuda de um colega;
  4. em seguida, todos devem elaborar perguntas sobre o assunto e trocá-las entre si;
  5. por fim, responder às questões, conferir as respostas e debater.

Aprender a estudar não significa passar muitas horas em frente aos livros, mas, sim, se educar de forma eficiente. Seguindo alguma técnica de estudo, você aprende mais facilmente e consegue absorver o conteúdo sem esquecer. Não se esqueça de que é fundamental respeitar o seu organismo e se planejar para alcançar o sucesso.

Gostou das dicas? Então, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário