Artigos

A Cultura de um Povo é transformada pela Educação

junho 26, 2020
Tempo de leitura 5 min

O Começo

Era o ano de 2016. Três jovens lá do sul do Brasil, cheios de ideais, preocupados com o presente e o futuro do nosso país, mergulharam no passado em busca de respostas, com o único objetivo de encontrar a verdade. E assim, nasceu a empresa de mídia independente Brasil Paralelo, inicialmente difundida através do Canal YouTube.

Não foi fácil para nenhum deles, mas apesar das dificuldades iniciais enfrentadas, com garra e perseverança, alcançaram a meta de espalhar suas vozes aos cantos e recantos da nação.

E hoje, têm uma plataforma própria, onde divulgam seus filmes em formato documentário, bem produzidos e com conteúdo de qualidade. Sendo assim, convidamos você a fazer essa grande viagem de descoberta, inicialmente através da Trilogia Pátria Educadora, disponível no Canal YouTube.

Cultura, Educação e Verdade

A Trilogia Pátria Educadora nos impele à investigação permeada de questionamentos, tais e quais: Como transformar a cultura de um povo se não for por meio da educação? Onde nos perdemos? O Ser e o Estar, resultam em muitas interrogações no que se refere ao turbilhão de ideias que conduzem nossa jornada. De onde vieram as leis e os pensamentos que nos conduzem? E esta verdade que liberta, que nos faz enxergar o real, onde encontrar? Enfim, o que é a verdade?

E assim, a Brasil Paralelo, vem construindo com riqueza de detalhes a linha do tempo de nossa história, afinal para se entender a educação, em princípio, se deve conhecer seus fatos históricos, coibindo assim, uma reprodução de valores culturais, sem o devido conhecimento.

Muitas vezes, pregamos peças em nós mesmos, isto é, deixamos nossa visão se turvar diante do certo e do errado, do bem e do mal e de tudo que nos rodeia, o que implica na forma como agimos e pensamos diante de fatos, de valores, de costumes, entre outros. Porém, algo temos em comum, ou seja, de uma forma ou de outra, todos temos esse desejo latente de desbravar os horizontes em busca da verdade, e esse ímpeto que trazemos em nosso interior se chama Educação. E essa procura por respostas que satisfaçam as muitas perguntas que tomam conta de nós, foi o suficiente para a idealização, criação e divulgação da Trilogia Pátria Educadora, que logo no primeiro vídeo, aborda detalhadamente, os tópicos a seguir.

História – Breve Linha do Tempo

Voltando à linha do tempo da história, consideremos 3.000 anos atrás (1.000 anos a.C. e 2.000 anos d.C.). Nesse momento, não iremos considerar as lendas, a ficção, ou seja, tudo que não se tem registro. Nos limitaremos somente aos fatos e aos registros encontrados ao longo do tempo.

Grécia e Roma Antigas – Antiguidade Clássica (8 a.C. a 5 d.C.)

A cultura grega clássica nos deixou uma herança cultural grandiosa, que influenciou sobremaneira à Roma Antiga, esta última considerada um dos maiores impérios da época. A partir daí, temos a base de nossa cultura, o berço da nossa civilização, influenciada das diversas maneiras, isto é, do alfabeto à linguagem, do sistema de ensino à filosofia, dos variados tipos de governos aos conceitos militares, diplomáticos e políticos, da ideia de sociedade à religião, dos esportes olímpicos às ciências de uma forma geral.

Da visão teórica e especulativa dos gregos, da pragmática e jurídica dos romanos e do cristianismo, nasceu o Ocidente, de acordo com as sábias palavras do professor e pesquisador Rafael Nogueira, Presidente da Biblioteca Nacional.

Renascença ou Renascimento – Idade Média (séculos 14 ao 16)

O período da Renascença ou Renascimento é marcado pelo Humanismo, principal corrente de pensamento da época, enaltecendo o período greco-romano (Antiguidade Clássica), que considerava os homens como o centro do mundo. Nesse período, temos Martinho Lutero e sua reforma protestante, temos também a prensa de Gutemberg, os conflitos religiosos que resultaram na Guerra dos 30 anos. O Humanismo, por sinal, é a linha divisória entre a Idade Média e a Idade Moderna, logo após as descobertas de Newton, Copérnico e Galileu.

Iluminismo (Século XVIII) As descobertas das ciências naturais, levaram grandes pensadores à inquirições diversas, uma delas, e talvez a mais importante, era se o mundo em que viviam, era exatamente o que pensavam dele. E assim, aconteceu o Século da Filosofia ou Iluminismo, que influenciou de forma profunda as ideias na Europa daqueles tempos, por meio de um contexto filosófico e intelectual. E esse movimento, de acordo com alguns historiadores franceses, tem início com a morte de Luis XIV em 1715 até 1789 quando começou a Revolução Francesa, encabeçada por trabalhadores da cidade e do campo e também por grupos políticos radicais, no intuito de derrubar a Monarquia Absolutista, que culminou nos novos princípios fundamentados em Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Vale a Reflexão!

E assim, passando pelos conceitos de Relativismo, Realismo, Idealismo, Socialismo, Capitalismo, enfim esses “ismos” que fazem parte da história, e que nos trazem o conhecimento e a oportunidade intrínseca de refletirmos e reavaliarmos nossas ideias, muitas delas cristalizadas, mediante os valores reproduzidos através da sociedade e da família.

O conhecimento real não se dá apenas na superfície, mas nas profundezas do nosso interior, e para que isso aconteça, precisamos viajar no tempo e no espaço, buscando a verdade através de suas causas, o que nos traz a metafísica que nada mais é que, a ciência das causas, o saber dos saberes.

Utilizar da razão para investigar e descobrir o mundo, era um costume na Grécia Antiga, o qual nos foi deixado como herança, o que se traduz em não somente olhar para um objeto, mas o que existe por trás dele, magnificamente interpretado por René Descartes, através de sua conhecida frase: Penso, logo Sou.

Também vale lembrar, à luz do cristianismo, uma das célebres frases de Jesus, bem adequada a este momento: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32). Pátria Educadora, o legado do Século XX! Assista a Trilogia e tire suas próprias conclusões. Volte no tempo, para entender o agora! Agora só depende de você! Saiba mais, clicando Aqui!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário