Educação em Saúde

9 verdades sobre a faculdade que ninguém te contou

janeiro 22, 2019
Tempo de leitura 5 min

Depois de estudar muito para o vestibular, entrar em um curso superior representa o início de uma nova fase na vida de muitos alunos. O período é marcado por novos compromissos e novas pessoas e responsabilidades, por isso, é importante conhecer as verdades sobre a faculdade.

Nesse momento, é comum a ansiedade aumentar e, com isso, criamos muitas expectativas sobre o ambiente acadêmico e os primeiros dias de aula. Porém, muitas dessas ideias podem estar erradas, o que gera frustração no futuro.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas verdades sobre a faculdade, incluindo informações sobre a vida de universitário, os estudos, a carreira e os relacionamentos. Boa leitura!

1. É normal ter uma crise existencial

Em alguns casos, é comum termos uma crise existencial acadêmica no meio do semestre. Nesse momento, sentimos que queremos desistir do curso mas, ao mesmo tempo, não temos coragem de tomar essa atitude e perder todo tempo e dinheiro investidos.

Porém, essa sensação é completamente normal. Em geral, a escolha do curso superior é feita muito cedo e nem sempre acertamos de primeira. Se a dúvida surgir, analise todos os pontos positivos e negativos da troca antes de tomar uma decisão, mas não tenha medo de escolher outra carreira caso você queira.

2. Nem tudo é festa

Essa verdade sobre a faculdade é muito influenciada pelos filmes americanos, principalmente os dos anos 1990. Geralmente, as histórias de Hollywood retratam um ambiente de muita festa e alegria, no qual os personagens passam poucas horas na sala de aula e quase não há preocupações acadêmicas.

Porém, a faculdade é um local com muitas possibilidades. Existem muitas festas universitárias para frequentar ao longo do semestre, só que nem sempre é possível ir. Acompanhar todas as comemorações e manter boas notas ao mesmo tempo é uma tarefa difícil, pois o ensino superior exige muito estudo e dedicação.

3. Alguns amigos ficam para vida

Os cursos superiores têm duração mínima de 4 anos, por isso, você vai conviver com seus colegas de turma por muito tempo. Além disso, são diversos trabalhos em grupo, aulas práticas e dias de estudo para as provas e avaliações.

Com tanta convivência, é normal algumas pessoas se tornarem nossas verdadeiras amigas. E, em muitos casos, essas amizades se mantêm para o resto da vida. Por isso, é importante estar sempre perto daqueles colegas que você mais se identifica e que podem ser um bom apoio para todos os anos da graduação.

4. Você precisará de foco

Outra principal verdade sobre a faculdade é que é fundamental manter o foco nos estudos durante todos os anos. Como cursamos várias matérias de uma vez, são muitos trabalhos, provas, prazos e metas para cumprir.

Por isso, organização, determinação e disciplina são as palavras de ordem para conseguirmos atingir todas as obrigações acadêmicas. Existem diversos métodos para aumentar a produtividade que você consegue aplicar no seu dia a dia. Vale a pena conhecer qual mais se adapta à sua rotina. Isso também ajuda a ter bons resultados em um ótimo emprego no futuro.

Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

5. É necessário estudar muito

É muito provável que, durante a graduação, você precise estudar mais do que para o vestibular. No curso superior, as provas são mais complexas, os trabalhos são muito mais elaborados e precisam obedecer regras específicas. Será necessário apresentar suas ideias para os professores e colegas, entre outras ações.

Por esse motivo, é fundamental estudar muito. Quanto mais conhecimento você adquirir, mais fácil será fazer o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de aumentar as chances de ter uma carreira consolidada.

6. Networking é muito importante

Ter um bom relacionamento com colegas e professores é fundamental para construir um sólido networking. Essa rede de contatos é uma poderosa ferramenta para quem quer entrar no mercado de trabalho ou deseja crescer na carreira.

É importante nutrir essas relações desde a graduação. Palestras, seminários, congressos, conferências, workshops e outras atividades são ótimos meios para conhecer profissionais da área e criar vínculos com essas pessoas. Assim, você pode trocar experiências, adquirir conhecimento e conhecer mais sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

7. Fazer um estágio é fundamental

O estágio é uma etapa essencial para a evolução da carreira de qualquer profissional. Além da experiência, ele possibilita para os alunos conhecimento prático, competências e um melhor entendimento da teoria vista em sala de aula.

O estágio também permite que o estudante conheça diferentes áreas de atuação e facilita a entrada no mercado de trabalho. O contato com profissionais mais experientes também é muito importante para o desenvolvimento e o sucesso da carreira. Aproveite a oportunidade para se destacar!

8. O final do semestre costuma ser estressante

Uma grande verdade sobre a faculdade é que o final do período representa diversos trabalhos para entregar, prazos apertados e provas em que precisamos tirar boas notas. Infelizmente, esse é um momento muito delicado e estressante para os alunos.

O ideal é fazer um cronograma para seguir até o final do semestre. Use um calendário ou crie uma planilha com todas as atividades que devem ser feitas. Anote todas as datas de entrega para que seja possível visualizar as tarefas de forma geral, o que lhe ajudará a não perder os prazos.

9. Trote nem sempre é legal

Muitas comemorações de boas-vindas marcam a entrada no curso superior e fazem com que os calouros se sintam integrados aos veteranos. Porém, várias faculdades já proíbem a realização de trotes universitários. Quando há excessos, esse momento se transforma em um problema para a instituição e para os próprios alunos.

Por isso, é importante saber que você não é obrigado a participar do trote. Uma boa alternativa é promover a solidariedade e sugerir que os novos estudantes realizem atividades que tragam benefícios para a sociedade, como ser voluntário, arrecadar alimentos para abrigos ou doar sangue.

O período que passamos no ensino superior é capaz de determinar todo o nosso futuro profissional. Agora que você conheceu algumas verdades sobre a faculdade, sabe que essa etapa da vida é muito mais que diversão e deve ser aproveitada com foco e responsabilidade. Afinal, muitas portas se abrem no mercado de trabalho para quem se destaca!

Gostou do nosso conteúdo? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais e receba outras informações relevantes sobre educação! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário