Dicas sobre carreira

7 habilidades profissionais para desenvolver na faculdade

março 9, 2019
Tempo de leitura 6 min

O principal desejo de quem está na faculdade é conseguir um bom emprego, desenvolvendo as habilidades profissionais exigidas pelo mercado de trabalho. Diante de um alto nível de competitividade, é preciso não só se dedicar às atividades teóricas como também aos exercícios práticos.

Além disso, quem está investindo na formação precisa estar ciente de algumas capacidades altamente necessárias que sempre serão diferenciais na busca por uma colocação profissional. Para você se destacar em sua profissão, vamos mostrar neste post 7 habilidades que já podem ser desenvolvidas na faculdade. Confira!

1. Proatividade

A proatividade é fazer mais do que é exigido, indo sempre além. Trata-se de uma iniciativa das pessoas que fazem acontecer e não ficam esperando que outros resolvam situações que estejam apresentadas.

Quem investe na proatividade se diferencia da concorrência e há diversos meios para se destacar ainda na faculdade. Como? Indo atrás de um estágio, por exemplo. Estudantes proativos não esperam uma prova para se prepararem, são visionários e estão sempre se envolvendo em projetos extracurriculares.

Portanto, não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. Seja uma liderança em sua faculdade e participe do máximo de ações que estejam sintonizadas com a sua profissão.

2 . Visão estratégica

A visão estratégica é uma habilidade profissional que faz parte da realidade de acadêmicos que planejam as atitudes, estudam os riscos e avaliam os impactos das decisões.

Sendo assim, é possível você desenvolvê-la por meio de projetos inovadores, no cumprimento dos prazos, na elaboração de uma rotina bem produtiva e também na vivência alicerçada em metas e objetivos.

Ao treiná-la ao longo do seu curso, certamente você estará bem preparado para encarar a concorrência no mercado de trabalho, pois é uma das habilidades profissionais que mais recebe aplausos das empresas. Afinal, as corporações querem contratar lideranças que apresentem resultados.

3. Persistência

Ser persistente é uma atitude que faz parte da realidade das pessoas motivadas e profissionais bem-sucedidos. Isso porque ninguém estará livre de sofrer pressões, de ouvir não e também de receber críticas em determinados momentos.

As empresas valorizam essa habilidade porque é característica de quem encara desafios, sabe dar a volta por cima e ainda não desiste facilmente.

Ao longo do seu curso superior, existem várias maneiras de colocá-la em prática. Caso você não tenha sido aceito na primeira seleção de estágio, vá em busca de outra oportunidade e só pare quando for contratado. Se um professor lançar um desafio, mostre que você é capaz de dar conta do recado e assim por diante.

4. Criatividade

As empresas estão cansadas de profissionais que pensam dentro da caixa e dificilmente encontram soluções diferenciadas para problemas comuns. Por isso, quem pratica a criatividade certamente vai conseguir destaque no mercado de trabalho, assim como na faculdade.

Para desenvolvê-la, nada melhor do que a constante busca pelo conhecimento, como leitura de livros, novos aprendizados, participação em oficinas, workshops, palestras, eventos culturais e artísticos, entre infindáveis atividades que contribuem com a expansão do olhar analítico e crítico.

Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

Nas empresas, a criatividade é valorizada pelo fato de ser uma característica dos profissionais que apresentam resultados, encontram soluções viáveis e ainda contribuem com a redução dos custos, sempre explorando alternativas inovadoras e sintonizadas com a otimização do tempo e aumento da produtividade. Portanto, abra as suas asas da criatividade.

5. Saber trabalhar em equipe

Quem não sabe trabalhar em equipe está praticamente extinto do mercado de trabalho. Isso porque, mesmo que a sua profissão seja desenvolvida atrás de um computador, sempre haverá alguém destinando orientações, fazendo correções ou até mesmo feedbacks, ou seja, é impossível se fechar em uma redoma dentro da realidade cada vez mais colaborativa.

Assim, busque sempre se integrar com os seus colegas, participe de atividades em grupo, faça novas amizades, seja gentil e esteja aberto ao novo., principalmente no respeito às opiniões diferentes da sua.

Afinal, as empresas exploram a heterogeneidade e diversidade como meios para melhorar a performance, valorizando o respeito mútuo e a busca constante pela excelência. Dentro disso, as pessoas que são solitárias e se acham as donas da verdade certamente não terão espaço.

6. Capacidade de liderança

Sabe quando o professor lança um trabalho em grupo e várias opções de apresentação, e todos ficam olhando um para o outro com o pensamento “e agora”? Pois quem tem espírito de liderança já assume o controle e vai conduzindo as ideias, as possibilidades, enfim, acha meios para resolver o que foi sugerido.

E é isso que as empresas querem. Pessoas com habilidades profissionais que resolvam, como a capacidade de liderança. Quem sabe liderar frequentemente também é detentor de exemplos pessoais que refletem o espírito, ou seja, se destacam nos meios de atuação.

Trata-se de um aspecto importantíssimo no mercado de trabalho. Pessoas com espírito de liderança geralmente vão ocupar cargos melhores e serão responsáveis por estimular outros colaboradores, ou seja. a responsabilidade é imensa.

Na faculdade, você também pode treinar a capacidade de liderança por meio do diálogo, da solução de crises e da coordenação e integração de equipes. A prática esportiva em modalidades coletivas também ajuda no desenvolvimento dessa habilidade.

7. Flexibilidade

Esqueça aquele trabalho que exige as mesmas ações todos os dias. O mercado de trabalho está em constante mudança e o que se faz hoje pode não ser necessário dentro de um ano ou um mês. Portanto, a flexibilidade é fundamental para quem quer se destacar.

Vale a pena investir na sua carreira e também sempre ficar de olho nas tendências do mercado, explorando vários tipos de atividades, além de ter comprometimento. Atualmente, muitas funções exigem esforços extras, trabalho além do expediente e atitudes além do convencional.

Portanto, pratique a flexibilidade na sua faculdade com a certeza de que será uma das habilidades profissionais cobrada nas empresas. Um bom exemplo é aprender a lidar com alterações repentinas, como a data de uma prova ou até mesmo o prazo de entrega de um trabalho.

Seguindo as nossas dicas, certamente você vai chegar para a sua entrevista de emprego bem mais preparado em relação a muitos concorrentes, demonstrando os diferenciais logo nas dinâmicas promovidas pelo RH.

E você, gostou do nosso post? Quer receber novidades no conforto do seu e-mail? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário