Dicas sobre carreira

7 dicas para ter mais disciplina nos estudos

novembro 2, 2018
disciplina nos estudos
Tempo de leitura 6 min

Ter disciplina nos estudos é realmente um enorme desafio para muita gente. A falta de ânimo, as distrações do dia a dia ou qualquer outro motivo são suficientes para afastar a vontade de estudar.

Por isso, é importante procurar recursos de como aumentar a sua produtividade e garantir melhores resultados. Afinal, adiar tarefas e obrigações não vai levar a lugar nenhum, certo?

Continue a leitura deste artigo e confira as dicas que separamos para ajudá-lo na missão de ser mais disciplinado!

1. Organize o seu tempo

O primeiro passo para ter uma rotina mais equilibrada e que favoreça a sua disciplina nos estudos é organizar o seu tempo. Viver dia após dia sem uma programação é capaz de fazer com que você se atrase e acabe não cumprindo com o que era previsto.

Portanto, reserve um tempo para montar uma espécie de cronograma com todas as suas atividades. Isso pode ser feito diariamente, semanalmente ou até mensalmente — o que importa é conseguir planejar como o seu tempo será distribuído.

Talvez a melhor estratégia seja fazer isso uma vez por semana, pois nem sempre sabemos tudo o que vai acontecer no mês inteiro e também podemos esquecer desse detalhe se tivermos que montar um plano todos os dias.

Procure estabelecer um dia na semana para pensar nos compromissos para os próximos 7 dias e organizar a sua agenda. Considere tudo o que você tem que fazer (trabalho, aulas, consultas e até os momentos de descanso) e perceba qual é o tempo livre que você pode dedicar aos estudos.

2. Estabeleça metas

Depois de identificar os períodos livres, é bom que você crie um esquema do que deve ser estudado em cada um deles. Imagine que 3 vezes por semana as suas tardes estão disponíveis. Deixar para decidir o que fazer em cima da hora pode não ser tão eficiente e reduzir o seu rendimento.

Logo, divida o conteúdo que você tem que estudar ou revisar de acordo com esses espaços de tempo. Aproveite para adotar técnicas que contribuem para um bom resultado, como a cada uma hora trocar de tema ou começar pelo assunto que você tem mais dificuldade. Cada pessoa funciona melhor de uma maneira, e identificar isso é essencial.

Quando já tiver isso em mente, defina metas do que deve ser cumprido em cada dia e comprometa-se a fazer com que isso aconteça. Se o tempo não foi suficiente como você planejou, não perca a motivação até atingir o seu objetivo.

Uma tática usada por muitos estudantes é criar um sistema de recompensas a partir do quadro de metas. A intenção era terminar o livro até o final da tarde de quinta-feira? Se não foi possível, continue até terminar todas as páginas. Se tudo correu bem, aproveite para marcar um cinema com os amigos ou um jantar com a família!

3. Encontre um lugar adequado para estudar

Além do tempo, a organização do espaço também ajuda muito nos resultados de quem está estudando. Ficar sempre perdido no meio da desorganização e estudar cada hora em um local não é o ideal.

Diante disso, encontre um lugar silencioso, arejado, confortável, bem iluminado e reservado para que você consiga ter mais foco. Procure mantê-lo sempre arrumado e com todos os materiais que você precisa para estudar.

Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

4. Planeje algumas pausas

Ser um estudante disciplinado e comprometido não quer dizer ser bitolado, certo? Ninguém aguenta passar dia e noite estudando sem fazer uma pausa para refrescar a cabeça.

O nosso cérebro precisa de alguns intervalos para conseguir focar novamente. Aliás, todo o nosso organismo é favorecido quando aproveitamos essas tréguas para tomar um copo de água, comer alguma coisa, ir ao banheiro, movimentar o corpo, ativar a circulação sanguínea, entre outras funções essenciais para o nosso bem-estar.

Apenas tome cuidado para que as pausas não sejam tão frequentes ou longas que prejudiquem a sua produtividade.

A cada uma ou meia hora de estudos, pare por aproximadamente 5 minutos e retorne em seguida. Depois de um período maior, como 3 horas seguidas estudando, vale ter um descanso prolongado — para fazer uma refeição, por exemplo.

5. Fique longe das distrações

As distrações certamente estão entre as coisas que mais atrapalham a disciplina nos estudos. Por mais que uma pessoa goste muito de aprender, não dá para negar que a rotina de estudos uma hora ou outra pode ser bem cansativa.

Acontece que a concentração é indispensável para o aprendizado, pois passar uma tarde toda lendo um material sem absorver o seu conteúdo é tempo desperdiçado. Para evitar esse tipo de situação, faça o possível para eliminar tudo o que é capaz de desviar o seu foco.

Nesse caso, os dispositivos eletrônicos são os maiores exemplos do mundo moderno. Desde uma TV ligada ao fundo até o celular apitando notificações a todo momento, as tentações são grandes e variadas. Deixe tudo isso para os intervalos ou para o seu tempo livre.

6. Flexibilize se for necessário

A sabedoria de adaptar o seu planejamento é fundamental para ter um resultado mais eficaz. Ser disciplinado não significa seguir uma estrutura rígida o tempo todo para provar que você é capaz de cumprir com o que programou.

Ao contrário: identificar o que não está dando certo e o que pode ser melhorado faz toda a diferença. A autodisciplina envolve um pouco de flexibilidade, especialmente no sentido de acompanhar a sua própria evolução e ajustar o que for necessário para potencializar esse processo.

Se você está percebendo que estudar pela manhã não anda sendo tão produtivo, teste se os estudos à noite rendem mais. Reorganize os seus planos até encontrar a sua melhor forma, sem deixar o comprometimento de lado.

7. Cuide da sua saúde

Por fim, lembre-se que não adianta seguir todas essas dicas se a sua saúde não for uma prioridade. Precisamos de energia para acordar todos os dias com disposição para cumprir as nossas metas — o que requer uma alimentação saudável e boas noites de descanso.

A prática regular de exercícios também nos ajuda ter uma vida mais disciplinada. O processo de aprendizagem é complexo, e estudar 24 horas por dia não vai fazer de você uma mente brilhante. Para ter uma ideia, durante o sono é que os hormônios responsáveis pela memorização são produzidos.

O equilíbrio é o que mais importa para garantir uma vida saudável e usufruir dos bons resultados que a disciplina nos estudos pode proporcionar! Além disso, você pode buscar instituições de ensino que prezam por esse critério e ensinam você a ter uma rotina mais disciplinada.

Gostou das nossas dicas? Para acompanhar todas as nossas publicações e receber outros conteúdos como este, siga-nos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário