Educação em Saúde

7 dicas para estudar para o vestibular e ser aprovado de primeira

novembro 22, 2018
Tempo de leitura 6 min

Preparar-se para o vestibular não é uma tarefa fácil. É a porta de entrada para uma carreira e para o almejado sucesso profissional, o que costuma causar apreensão e medo na maioria dos estudantes. No entanto, não precisa ser assim. Com algumas dicas sobre como estudar para o vestibular, é possível ser aprovado de primeira e entrar logo na faculdade!

Após o árduo processo de passar pelo ensino médio e de escolher a profissão que deseja seguir, chegou a hora de encarar de frente o desafio de ingressar no ensino superior. Não é algo fácil, mas é totalmente possível, especialmente quando se leva em conta algumas pequenas ações no dia a dia que farão toda a diferença no resultado final e na busca pela aprovação.

Portanto, se você está disposto a investir em seu futuro, continue lendo nosso post e aprenda com 7 dicas sensacionais para ir bem na prova e passar logo de primeira no vestibular. Confira!

1. Crie um cronograma de estudos

O grande segredo para se preparar para o vestibular é ter disciplina com os estudos. Por isso, programa-se com um cronograma de estudos. Esse cronograma deverá considerar o edital do vestibular, para contemplar todas as matérias pedidas, e também para estar de acordo com o que está sendo ensinado na escola ou cursinho. Além disso, você deverá ter tempo para revisar as matérias e executar atividades e questões.

Um cronograma de estudos bem produzido, que demonstre seriedade e compromisso, é um passo fundamental para a aprovação. Mas atenção, além do cronograma em si, você também deve cumpri-lo sempre que possível. Um bom cronograma não é aquele que consta 10 horas de estudo por dia, mas aquele que será seguido e se mostrará útil para sua vida estudantil.

2. Tome anotações

Nas aulas ou nas revisões, é muito importante tomar notas do que se está ouvindo ou lendo. E, preferencialmente, faça isso à mão, não por digitação ou tirando fotos. Nossa memória funciona melhor quando utilizando diversos sentidos, tais como o tato e o esforço motor para o registro. Com a escrita à mão, temos um significativo aprimoramento na retenção do conhecimento.

Por isso, fazer resumos, resenhas, fichamentos ou esquemas é muito importante para um estudo de qualidade. Isso fará com que você aprenda melhor e mais rápido, de forma mais duradoura, facilitando a conexão dos saberes e, para além de tudo isso, a consulta ao material quando houver dúvidas.

3. Acompanhe notícias atuais

Hoje é impossível fazer vestibular ou ENEM sem acompanhar as atualidades políticas e sociais. Estar devidamente ciente de como é a situação sociocultural do país e do mundo nunca foi tão importante para um estudante. Por isso, reserve um horário, no começo da manhã, no final da tarde ou mesmo à noite, para visitar os principais sites de notícias e ver o que está acontecendo no cenário político, econômico e social.

Mas atenção! É imprescindível checar as fontes das notícias, acompanhar veículos de mídias sérios e comprometidos com a verdade. A internet, com suas infinitas vantagens, também acabou servindo para a divulgação de notícias falsas — as famosas fake news — que comprometem o conhecimento sólido. Por isso, busque sempre as fontes, leia mais que a manchete e desconfie do que parecer muito inverossímil. Não apenas é importante acompanhar as atualidades, mas ter senso crítico sobre elas.

Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

4. Faça simulados

Para saber se está dando certo o tempo de estudos para passar no vestibular, é necessário medir os resultados. Nada melhor para isso que fazer simulados. Ou seja, faça provas que simulem o vestibular que você deseja se inscrever. A maioria das escolas e cursinhos disponibilizam essas provas e as aplicam com frequência, mas também é possível baixá-las na internet com o gabarito para treinar em casa nos seus horários de estudo.

Mesmo que você não vá bem nos primeiros simulados, esses tipos de prova ajudam a compreender as fraquezas e os pontos em que é preciso melhorar, além de ser um bom treino sobre como fazer provas, ajudar a diminuir a ansiedade no dia do vestibular e facilitar o mapeamento das áreas que se precisa focar mais no próprio cronograma de estudos.

5. Treine a redação

Escrever bem é muito importante para fazer o vestibular ou ENEM. As provas de redação têm um peso significativo no resultado final e podem ser decisivas para garantir a sua entrada na faculdade. Por isso, escrever é essencial.

Existem muitos tipos de redação que são cobrados. Conhecê-los e treiná-los deve fazer parte do seu cronograma de estudos. Mas, para além da parte técnica, existe uma dica importantíssima para redigir bem: ler bastante. Não apenas leitura de internet, como blogs (inclusive este que você está lendo agora) ou posts de redes sociais.

É importante ler livros de literatura e não-ficção, matérias e artigos complexos e maiores, além de contos e crônicas. Um bom leitor é, definitivamente, um bom redator!

6. Exercite-se com atividades físicas

Atividades físicas são uma parte extremamente relevante para os estudos. Por mais que pareça desperdício de tempo, reservar pelo menos 30 minutos por dia ou uma hora em três dias da semana para praticar alguma atividade física ou esporte ajuda muito a manter o foco e a concentração. Isso porque praticar atividades físicas libera em nosso corpo hormônios necessários para a disposição e o bem-estar físico e mental, ajudando no foco e no relaxamento.

7. Tenha tempo para si

Garanta também que terá, dentro do seu cronograma, tempo para si, como ver amigos, estar com a família, ir ao cinema, dar uma volta na rua ou fazer algo que goste. Esse tipo de atividade pessoal, assim como as atividades físicas, revigora e dá mais ânimo para continuar os estudos, o que é essencial ao estudar para o vestibular. Portanto, estude muito, mas se permita alguns momentos de diversão e descontração.

Estudar para o vestibular não é uma tarefa fácil, mas certamente será muito recompensadora. Seguindo essas dicas, sua vida como estudante será muito mais fácil, sendo para ingressar numa faculdade ou curso técnico. Lembre-se também de que, embora o foco seja passar de primeira, está tudo bem se não acontecer. Basta não desistir, combinado?

Se você gostou deste artigo, deixe que seus amigos possam aprender com ele também! Compartilhe o post em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário