Dicas sobre carreira

4 motivos para você cursar Educação Física

novembro 26, 2018
Tempo de leitura 6 min

Antes de identificar se você tem ou não o perfil para cursar Educação Física ou qualquer outro curso, principalmente porque essa escolha será a base para a sua carreira profissional, é interessante entender no que consiste cada graduação.

No caso da Educação Física, um de seus principais objetivos é o de promover a saúde, pensando sempre na capacidade e no desenvolvimento físico do ser humano.

O bacharel em Educação Física, diferentemente da licenciatura, que atua na área escolar, tem uma formação mais ampla, no sentido de exercer sua profissão em lugares variados, como academias, resorts, centros de saúde, atuar como preparador físico em equipes profissionais de amadoras dos diversos desportos, ser administrador desportivo empresas e até mesmo empreender com um negócio próprio ou como personal trainer.

Na faculdade, as disciplinas vão abordar desde os movimentos do corpo humano até atividades de lazer e saúde para todas as idades. Continue a leitura e descubra 4 bons motivos para cursar Educação Física!

Qual o papel do educador físico?

É o profissional de educação física quem vai planejar e aplicar atividades físicas e recreativas para diferentes grupos. Ele também é o responsável pela supervisão dos alunos, visando aos resultados ideais para a promoção da qualidade de vida, saúde e lazer dessas pessoas.

Além do mais, o profissional é preparado durante a graduação para treinar equipes nos mais diversificados esportes. Ele deve manter os atletas com a saúde em dia e o desempenho satisfatório em suas competições.

Uma dica importante: o fato de gostar de esportes não liga diretamente uma pessoa ao perfil esperado de um profissional de Educação Física. Antes de tudo é preciso que o futuro profissional saiba ouvir, seja dinâmico e objetivo e claro na hora de passar alguma informação, já que precisa lidar com pessoas que buscam a motivação em manter ou recuperar a vida saudável.

Quais as vantagens de cursar Educação Física?

Se Educação Física é uma opção de curso bem próxima do seu perfil, mas você ainda tem dúvidas se vale a pena o investimento, separamos alguns bons motivos para você fazer essa graduação. Confira!

1. Atuação multiprofissional e dinâmica

Esse é um campo bem amplo em relação às opções de trabalho disponíveis, o que acaba dando mais liberdade para o profissional atuar em várias áreas dentro de uma mesma profissão. Não é à toa que o profissional de educação física é dinâmico e consegue elaborar diferentes atividades físicas para grupos bem distintos de pessoas.

A atuação vai desde o planejamento individual ou coletivo de condicionamento físico para atletas até a recuperação da saúde para pacientes em um pós-operatório, diabéticos, hipertensos, obesos e idosos por exemplo.

Em academias ou parques públicos, em ruas ou esteiras, em piscinas ou no mar, o profissional de educação física é multiprofissional e pode adaptar suas tarefas de acordo com as necessidades de cada pessoa e das possibilidades do espaço oferecido a ele.

Vestibular Faculdade PMPowered by Rock Convert

2. Desenvolvimento pessoal e profissional

Em algumas carreiras, o profissional fica o dia todo sentado em um escritório fechado, bem diferente do que acontece com quem opta por fazer Educação Física.

Aventureiro, animado e bem-disposto, o profissional de educação física tem uma vida mais ativa. Além disso, o contato humano pode proporcionar momentos que marcam a vida de quem faz um juramento de cuidar da saúde do outro.

Ainda durante o curso, o estudante se depara com aprendizados que humanizam cada vez mais as relações interpessoais. Conhecer a natureza humana é conhecer a si mesmo, por isso, o desenvolvimento não é apenas profissional, mas também pessoal.

3. Demanda no mercado de trabalho

Não é segredo para ninguém os benefícios que a atividade física e a prática de esportes trazem para a vida das pessoas.

A demanda no mercado de trabalho para quem cursa ou já terminou a graduação em Educação Física tende a crescer à medida que essa conscientização aumenta. A cada geração, a preocupação com a saúde é maior e, consequentemente, a busca por profissionais qualificados. O aumento da expectativa de vida cada vez mais crescente, tem feito dessa profissão uma das mais procuradas, pois o importante não é  “viver mais” e sim  “viver com mais qualidade” e para isso o Profissional de educação física é um agente importante na manutenção desse processo de longevidade..

O bacharel em Educação Física pode atuar em:

  • condicionamento físico: a função do personal trainer é planejar, orientar, auxiliar e acompanhar a prática de exercícios físicos em academias, clubes, empresas, na casa de seus clientes ou como autônomo;
  • grupos específicos: grupos de pessoas com necessidades especiais precisam de uma orientação mais atenciosa quanto às atividades físicas que podem e devem praticar para manter a saúde corporal. Geralmente, as vagas para esse profissional são oferecidas por clínicas especializadas no atendimento a deficientes, idosos e gestantes;
  • performance esportiva: além da melhora na performance de atletas e equipes esportivas, o educador busca tratar e prevenir lesões por meio dos treinamentos físicos focados nesse grupo;
  • lazer e recreação: é comum que hotéis, resorts e cruzeiros contratem profissionais qualificados para promover o lazer e a recreação de seus hóspedes, com atividades para crianças, adultos e idosos. Além disso, o turismo ecológico e de aventura pode ser desenvolvido pelo profissional em Educação Física.

4. Diferencial na vida das pessoas

Muitas pessoas buscam a atividade física ou de lazer e aventura como uma alternativa para a rotina corrida, que pode causar doenças e condições como depressão e ansiedade. Novos hábitos se fazem necessários para lidar com os afazeres diários, e o auxílio do educador físico vai fazer toda a diferença.

Com um corpo saudável, a mente tende a se manter saudável também. Como diz a máxima “mente sã num corpo são”, o ideal é ter equilíbrio para uma vida de qualidade. O profissional de Educação Física é preparado para cuidar desses pontos.

Como saber se Educação Física é o curso ideal para você?

Como vimos, não é exatamente o interesse por esportes que faz com que as pessoas decidam por cursar, entre as opções de faculdade, a Educação Física. Muitas vezes, a pessoa descobre sua aptidão dentro do curso, porém, o que poucos sabem é que o maior interesse dessa profissão é a saúde!

Nesse sentido, o estudante vai entender o funcionamento do corpo e orientar as atividades físicas na rotina de quem está em busca de uma vida mais saudável.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o curso? Quer saber como fazer Educação Física na Faculdade da Polícia Militar? Entre em contato!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário